Continua após publicidade

Safra recente

Festival Pernambuco Contemporâneo leva seis novidades da cena musical nordestina ao CCBB

Por Rachel Sterman
Atualizado em 5 dez 2016, 15h03 - Publicado em 18 fev 2013, 17h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Do frevo ao mangue beat, muitas contribuições de peso para a música brasileira têm o mesmo endereço de origem. A terra natal de, entre outros, Luiz Gonzaga (1912-1989), Capiba (1904-1997), Chico Science (1966-1997) e Otto, além dos grupos Mombojó e Mundo Livre S/A, continua fértil nessa seara. Prova disso são as seis atrações do festival Pernambuco Contemporâneo, que ocupa o CCBB de terça (19) a 26 de março com apresentações semanais.

    Publicidade

    Abrem os trabalhos os integrantes da banda Rua, formada por Caio Lima (voz), Bruno Giorgi (guitarra), Hugo Medeiros (bateria), Yuri Pimentel (baixo e teclado) e Nelson Brederode (bandolim e cavaquinho). Os compositores-instrumentistas embolam referências de samba, free jazz e das batidas eletrônicas do trip-hop. Ao vivo, mostram faixas do primeiro CD, Do Absurdo, lançado em 2011, e do mais recente EP, Limbo, que, acrescido de novas canções, vai virar disco ainda neste ano.

    Publicidade

    No dia 26, Hugo Linns (viola), formado no conservatório de música de seu estado, apresenta o álbum Fita Branca, produção autoral inspirada nos ritmos tradicionais do Nordeste. A programação avança pelo próximo mês. No dia 5 de março, os dez membros do conjunto Pouca Chinfra mostram seu samba bem-humorado. Grupos instrumentais, o Wassab, que já dividiu o palco com o percussionista Naná Vasconcelos, e a Banda de Joseph Tourton são as atrações dos dias 12 e 19, respectivamente. No encerramento, em 26 de março, a Bande Dessinée defende um saboroso repertório pop cantado em português, francês e italiano.

    Pernambuco Contemporâneo. Livre. Centro Cultural Banco do Brasil ? Teatro II (155 lugares). Rua Primeiro de Março, 66, Centro, ☎ 3808-2007. → Terça (19), 12h e 19h. R$ 6,00. Bilheteria: a partir das 9h (ter.). www.bb.com.br/cultura.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.