Continua após publicidade

Os destaques do Festival Museu Nacional Vive, com atividades gratuitas

Evento conta com apresentação de circo, peça infantojuvenil, oficina de jongo, roda de samba, visitas educativas e contato com coleções da instituição

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 ago 2024, 18h26 - Publicado em 28 ago 2024, 18h26
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A fachada do palácio que abriga o Museu Nacional, em amarelo-claro, fotografada à distância, com o jardim à frente.
    Museu Nacional: evento na Quinta da Boa Vista, neste domingo (1º), com diversas atrações gratuitas, marca seis anos do início da reconstrução (Felipe Cohen/Divulgação)

    O Festival Museu Nacional Vive, na Quinta da Boa Vista, chega à sexta edição neste domingo (1º), marcando seis anos da reconstrução do museu. Com 41 atrações educativas e culturais gratuitas, com o envolvimento de pesquisadores e técnicos de todos os departamentos científicos da instituição.

    A tenda cultural oferece atrações como uma apresentação do UniCirco Marcos Frota; a pré-estreia da peça infantojuvenil A Intrépida Revoada de Maçarica e Batuíra (do Instituto Ciência Hoje e Trêstada); uma oficina de jongo com representantes do Quilombo Camorim; e uma roda de samba com o grupo Terreiro de Crioulo.

    + Vamos ao teatro! Reestreias de O Poeta Aviador, A Cor Púrpura e mais

    Na tenda científica, será possível saber mais sobre as diferentes coleções do museu, ter contato com fósseis, minerais, exemplares botânicos, seres vivos ou preservados. Um dos destaques é a atividade COL-DIGI — Digitalizando Os Acervos do Museu Nacional/UFRJ, na qual o público poderá conhecer detalhes e procedimentos relacionados a esse trabalho.

    Continua após a publicidade

    Também acontecem visitas educativas ao Horto Botânico, à Quinta da Boa Vista e à exposição Um Museu de Descobertas, que apresenta acervos de diferentes pesquisas científicas da instituição.

    Compartilhe essa matéria via:

    Outro destaque é o lançamento da mostra Linha do Tempo da Reconstrução, que, por meio de fotografias e QR Codes que direcionam para vídeos, convida a comunidade a saber mais sobre as obras e projetos que estão em andamento para reconstruir o museu.

    Continua após a publicidade

    O evento terá ainda intérprete de libras, réplicas de acervos que poderão ser manuseadas pelo público, atividades promovidas por instituições parceiras e uma edição especial da feira gastronômica Junta Local, com cerca de quarenta pequenos produtores.

    + Shows no Rio: Jorge Aragão, Sandra Sá, João Bosco, Hamilton de Holanda e mais

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de 49,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.