Festival Hacktudo tem oficinas, mostras imersivas e até Van Gogh hi-tech
Evento de cultura digital aborda temas como metaverso, inteligência artificial e realidade virtual por meio de oficinas, obras e instalações interativas
Entre os dias 26 e 29 de outubro, um dos maiores festivais de cultura digital ocupa a Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca A sétima edição do Hacktudo, que mescla tecnologia, entretenimento e cultura, com atrações que vão de robôs a artes digitais, sendo grande parte gratuita.
+ WOW Rio: feira destaca empreendedoras locais na Praça Mauá
O festival é dividido em espaços dedicados a diferentes vertentes tecnológicas, como o HackDrones, onde acontecem as corridas de drones, e o HackMaker, que traz invenções artísticas da cultura maker. Há também um laboratório de oficinas criativas, o HackLab; um espaço com oficinas e atrações de realidade aumentada, o HackGo; e um ambiente de exposições interativas e instalações imersivas, o HackExpo. Já no KachDelas, acontecem atividades focadas no público feminino.
Outra novidade do festival este ano é a HackConference, no dia 26, que promove painéis e mesas inéditas protagonizadas apenas por profissionais mulheres renomadas do mercado de inovação e tecnologia. A conferência gira em torno de um assunto “quente” do momento, a Inteligência Artificial.
Na parte expositiva, há destaques como obras famosas de Van Gogh em realidade virtual; a Hack Nostalgia, uma mostra nostálgica sobre a evolução da tecnologia; e o Excesso Digital, um túnel composto por mais de 150 aparelhos, como televisores e monitores, e uma vídeo-instalação que reflete sobre intenso uso de telas. Já a instalação Deusa da Net traz uma parede de escalada cheia de lixo eletrônico, de oito metros de altura, que aborda o descarte desses aparelhos.
A programação completa pode ser conferida no site do Hacktudo .
Avenida das Américas, 5.300, Barra da Tijuca. Grátis. 26/10, 12h/19h; 28 e 29/10, 14h/22h. Ingressos em https://www.hacktudo.com.br/
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui