Festival internacional de curtas do Rio retorna ao formato 100% presencial
O evento acontece no Estação NET Botafogo, com programação paralela no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual, em Laranjeiras
Depois de duas edições em formato híbrido, o Curta Cinema — Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro volta a acontecer de forma 100* presencial. A 32ª edição do evento começa nesta quinta (1) e vai até 7 de dezembro, com uma seleção de 97 filmes, sendo 40 nas Mostras Competitivas, 19 nas Mostras Panorama, 15 nas Mostras Primeiros Quadros e mais 23 filmes nos programas especiais Animac, Regard, Festival Panorama 30 anos e Clássicos em 35mm. O evento acontece no Estação NET Rio, em Botafogo, com programação paralela no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual, em Laranjeiras.
+ Brunchinho levará jogos, teatro, pintura e diversão à praça em Ipanema
Os vencedores das Mostras Competitivas, divididas entre nacionais e internacionais, ganham um aval para concorrer a uma indicação ao Oscar 2023. Entre as 20 produções nacionais que estão na disputa, destaque para Big Bang, novo filme de Carlos Segundo, premiado no Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, e Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli, sobre o dia a dia de um motorista de aplicativo que sonha em ter a sua própria moto, que conquistou prêmios em Gramado e Locarno.
Entre os curtas internacionais competindo, estão o iraniano Deer, de Hadi Babaeigar, premiado no Festival de Berlim de 2022, uma fábula sobre a morte de entes queridos com enorme apelo místico e emocional, e Tsutsué, do americano Amartei Armar, selecionado para o último Festival de Cannes, um drama familiar sobre uma criança que vive em uma ilha de pescadores e se recusa a aceitar a morte por afogamento do irmão mais velho.
+ Samba no museu: MAM Rio inicia atividades em parceria com a Beija-Flor
Na sexta (2) e no dia 5, o Estação NET Botafogo recebe a Programação Especial Clássicos de Cinema de Curta-Metragem em 35mm, com debates após as exibições, em parceria com Cavi Borges. A programação traz ainda uma oficina de desenvolvimento de proejtos de curta-metragens e laboratório de projetos que irá contemplar uma equipe com a possibilidade de produzir seu curta.
Programação completa:
1º a 7 de dezembro
Sessões às 15h, 17h, 19h e 21h
Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo)
Labortário de projetos (com Lobo Mauro, Luciana Bezerra e Marina Meliande):
1º, 2, 3 e 5 de dezembro
10h30
Centro de Referência em Cinema e Audiovisual (Rua Ipiranga, 75, Laranjeiras)
Oficina de desenvolvimento de projetos de curta-metragem (com Beth Formaggini):
6 e 7 de dezembro
14h às 17h
Centro de Referência em Cinema e Audiovisual (Rua Ipiranga, 75, Laranjeiras)
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui