Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Grátis: festivais on-line celebram cultura negra e literatura brasileira

Dirigida por Elisa Lucinda, a Festa da Palavra terá debates com Lázaro Ramos, Viviane Mosé, entre outros nomes até domingo (25)

Por Marcela Capobianco 22 jul 2021, 12h21

O fim de semana que se aproxima terá dois eventos importantíssimos para quem se liga em literatura, empoderamento negro, poesia, música… Tudo acontece on-line e de forma gratuita. Confira, abaixo, as opções.

+ Ludmilla: “Racistas não aceitam que cheguei ao topo”

Festival Latinidades.

Coletivo Negras Autoras vestidas de dourado
Coletivo Negras Autoras: performance agendada para o sábado (24) no Festival Latinidades Paulo Oliveira/PROfotografia/Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, o maior festival de mulheres negras da América Latina acontece on-line. As atrações começam nesta quinta (22) e vão até domingo (25), com transmissão gratuita pelo YouTube. O tema desta edição é Ascensão Negra, com a missão de ser uma plataforma de formação, cultura, inovação, geração de renda, impacto social, encontro, encanto, acolhimento, celebração e resistência.

+ Olimpíadas: carioca de 20 anos é a única atleta do Brasil no pentatlo moderno

As artistas brasileiras Rosa Passos e Zezé Mota serão homenageadas juntamente com Suzana Baca, uma das maiores ativistas da música afro-peruana e ganhadora
de três Grammy Latinos e a vice-presidente da Costa Rica Epsy Campbell.

Na programação, estão shows, exibição de minissérie, recitais de poesia, jam sessions, talks com nomes expressivos como o ativista Rene Silva e a ex-BBB Lumena Aleluia. Além disso, vai rolar a inauguração da Casa Afrolatinas, com um tour virtual. O local vai funcionar como uma central criativa, um espaço de trocas, intercâmbios culturais e experimentação de tecnologias.

Continua após a publicidade

A transmissão das atividades acontece pelo canal do YouTube Afrolatinas.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Festa da Palavra

Lázaro Ramos pulando, com os braços abertos
Lázaro Ramos: ator participa de debate sobre literatura brasileira Julia Rodrigues/Divulgação

A feira literária nacional dirigida pela atriz e escritora Elisa Lucinda ganha sua primeira edição a partir desta quinta (22), com transmissão gratuita pelo YouTube.

A iniciativa é um estímulo ao hábito da leitura, buscando aproximar leitores de escritores da língua portuguesa. Convidados como o músico Chico César, o ator Lázaro Ramos, a filósofa Viviane Mosé e o escritor João Carrascoza vão participar de mesas de debates.

+ Exposição de Cocco Barçante no Centro Cultural Correios é um clamor por tempos delicados

Na abertura, às 16h desta quinta (22), Elisa Lucinda encena o espetáculo Palavra é Poder, diretamente de Itaúnas, no Espírito Santo. O evento conta ainda com apresentações musicais e teatrais, oficina de Kuisam de Oliveira e palestra de Joel Zito Araújo. A programação completa pode ser conferida no site.

Continua após a publicidade
Publicidade