Festivais exibem filmes radicais e pérolas em língua portuguesa
FESTin, na Caixa Cultural, na Rua do Passeio, tem títulos lusófonos e tem entrada gratuita, enquanto o Rio Mountain Festival tem entradas entre 5 e 10 reais
Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin)
O evento, que acontece pela primeira vez no Rio, vai até dia 29 e apresenta filmes de ficção, documentários, curtas-metragens e animações voltados para narrativas muitas vezes marginalizadas pela grande mídia. Entre os destaques, estão a mostra FESTinha, com curtas infantis, nesta quinta (19), a partir das 14h; o docudrama Contract, na sexta (20), às 18h, com a presença do diretor, o cabo-verdiano Guenny Pires; a comédia Bem-Vinda a Quixeramobim, de Halder Gomes, na sexta (20), às 18h; e Já Nada Sei, do português Luís Diogo, no sábado (21), às 18h.
Caixa Cultural. Rua do Passeio, 38, Centro. Até 29 de outubro. Programação completa no site da Caixa. Grátis.
Rio Mountain Festival
Em sua 18ª edição, o evento exibirá 18 filmes de esportes de aventura, natureza e cultura de montanha. Entre os destaques, estão longas como o chileno Em Busca do Meu Cume, de Carlos Peréz, que passa nesta quinta (19), às 19h, sobre a jornada de Isabel “Polli” Aguirre, que se tornou a primeira pessoa em cadeira de rodas a escalar o glaciar Michinmauida, na Patagônia chilena; e o espanhol Abrindo o Caminho, de Juan Miguel Ponce Martínez, atração do domingo (22), às 18h, que acompanha a ida de equipe feminina de montanhismo da Espanha aos desertos da Península Arábica, em países que ainda contam com restrições legais para prática de esportes por mulheres.
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. (18) a sex. (20), 17h e 19h. Sáb. (21) e dom. (22), 14h, 16h e 18h. R$ 5,00 a R$ 10,00. Programação completa no site do CCBB.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui