Fernanda Montenegro fará novas leituras de texto de Simone de Beauvoir
Atriz volta ao Rio com o concorrido espetáculo, que comemora seus 80 anos de carreira, com apresentações nos dias 3 e 4 de agosto na Barra
Depois de passar por São Paulo, está de volta ao Rio o concorrido espetáculo Fernanda Montenegro Lê Simone de Beauvoir, com apresentações nos dias 3 e 4 de agosto no Teatro Multiplan, no Village Mall, na Barra. A leitura dramatizada comemora os 80 anos de carreira dessa gigante da dramaturgia nacional, que brilha nos palcos aos 94 anos.
O espetáculo aborda a visão de mundo libertária de Beauvoir (1908-1986), autora fundamental do feminismo contemporâneo, além de sua ligação de vida com o também filósofo Jean-Paul Sartre (1905-1980), com quem teve um relacionamento por 51 anos, até a morte dele, em 1980.
+ Nostalgia e aniversário da Cavideo marcam mostras de cinema no Rio
Além de interpretar, Fernanda é também responsável pela adaptação, direção, pesquisa e seleção musical do espetáculo. A atriz conta que se aproximou da obra da francesa quando tinha 20 anos. Mas a ideia de levar para o palco as ideias revolucionárias da francesa só viria anos mais tarde.
Em 2007, o dramaturgo e diretor Sérgio Britto, seu amigo, propôs a ela atuar em um espetáculo baseado nos livros da autora. Porém, ele já estava com a saúde debilitada, e o espetáculo acabou não se realizando.
Mais tarde, então, acabou se debruçando sobre A Cerimônia do Adeus, que deu origem ao monólogo Viver Sem Tempos Mortos. Na obra, Beauvoir baseia-se em seu diário, em depoimentos e em entrevistas para relatar os últimos anos de Sartre e abordar as reflexões dele acerca da velhice, da morte e de outros temas importantes em sua trajetória.
A peça foi encenada por Fernanda pela primeira vez em 2012 e reapresentada diversas vezes desde então. No novo espetáculo, apresentado pela primeira vez na Academia Brasileira de Letras, em março do ano passado, ela acrescentou trechos de outras obras da autora ao texto.
Teatro Multiplan. Shopping VillageMall. Avenida das Américas, 3.900, piso ss1, Barra. 3 de agosto, 18h. 4 de agosto, 17h. R$ 130,00 a R$ 380,00. Ingressos pelo Sympla.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui