Feriado de São Jorge terá Trem do Choro ligando a Central a Olaria
Dia do Choro traz uma série de eventos ao Rio, de orquestra no Forte de Copacabana à show de Rosa Passos em Niterói

O Dia Nacional do Choro, sexta-feira (23), foi escolhido, porque se acreditava que era o aniversário de Pixinguinha. Mesmo que hoje tenha sido comprovado que o nascimento do compositor se deu no dia 4 de maio, a tradição se mantém.
Para celebrar um dos ritmos mais marcantes da música popular brasileira, uma série de eventos, gratuitos e pagos, vão ocorrer na semana do feriado de São Jorge.
Confira:
Trem do Choro
A 12ª edição do Trem do Choro, em parceria com a Supervia, homenageia o músico e compositor Hamilton de Holanda. No evento, grupos de choro se apresentam ao vivo em cada vagão e transformam a viagem de trem em uma experiência musical. A programação começa às 10h, com a partida do trem na plataforma 12 Saracuruna, às 11h25 da Estação Central do Brasil em direção à Estação Olaria. Ao chegar em Olaria, os participantes seguem em cortejo até a Travessa Pixinguinha, onde será realizada uma homenagem ao compositor que dá nome a rua. O percurso termina no Reduto Pixinguinha, na Praça Ramos Figueira, com roda de choro e feira cultural.
Estação Central do Brasil. Praça Cristiano Otoni, s/n – Centro. Quin. (23), 10h. Entrada regular de embarque. R$ 7,60, sem o Bilhete Único Intermunicipal.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
+ Nova mostra no CCBB destaca artistas visuais negros, indígenas e LGBT
Festival do Choro de Niterói

A terceira edição do Festival Internacional do Choro de Niterói tem apresentações de mais de 60 artistas, como Áurea Martins, Hamilton de Holanda, Leila Pinheiro, Rosa Passos, Ronaldo do Bandolim, Dudu Oliveira, Caetano Brasil, Silvério Pontes, Nilze Carvalho e Bruno Barreto. O evento também contará com artistas internacionais como a cantora francesa Camille Bertault. A programação completa você encontra no site oficial do festival.
Local: Vários. Ter (22) a 27 de abril. Grátis.
Choro Batucada

O Choro Batucada apresenta uma edição especial no palco do Glorioso Cultural. O show reúne Eduardo Neves (flauta e saxofone), João Bouhid (guitarra), Bernardo Aguiar (percussão), Kiko Horta (sanfona), Lucas Videla (percussão), Luís Filipe de Lima (violão), Gabriel Loddo (multi-instrumentista), Jovi Joviniano (percussão), Aquiles Moraes (trompete) e Dudu Oliveira (flautista e saxofonista) em uma homenagem especial a Pixinguinha e Benedito Lacerda.
Glorioso Cultural. Rua do Catete, 97 – Catete. Ter. (22), 19h/23h. Ingresso antecipados a partir de R$22.
+ Exposição na FGV Arte reúne artistas que abordam a temática da negritude
+ The Driver Era e mais shows internacionais no Rio nas próximas semanas
Orquestra Forte de Copacabana

A Orquestra Forte de Copacabana faz uma apresentação especial que conta com a participação de músicos do projeto Choro no Forte e leva ao público obras de Pixinguinha e Noel Rosa, além de outros clássicos da música brasileira.
Alameda do Forte de Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6. Sáb. (26), 18h. Grátis. Em caso de chuva, o evento será cancelado.