Feira “de segunda mão” vai reunir brechós no Museu da República
Faz Girar Market faz sua primeira edição do ano com atrações como oficinas, palestras, atividades infantis e expositores da Junta Local
Incentivando o consumo sustentável e colaborativo, o Faz Girar Market aporta neste fim de semana no Museu da República, no Catete. Em sua 20ª edição e a primeira deste ano, o evento contará com 40 barracas para compra e venda de peças de segunda mão, além de palestras diversas, debates sobre compostagem, atividades infantis e a feira gastronômica Junta Local.
+ É de graça: Super Sábado no MAM terá mostra, oficinas e feira gastronômica
A programação está dividida em três pilares: educacional, cultural e social. O primeiro traz uma oficinas e palestras sobre alimentação, moda e hábitos sustentável com nomes como Patrícia Santana, colaboradora do Fashion Revolution Brasil; Giovanna Nader, comunicadora socioambiental e podcaster; e Tita Guimarães, fundadora do Tita Bistrô e da Vegan Burger House.
Haverá ainda a arrecadação de resíduos especiais, como medicamentos, esponjas, óleo de cozinha usado, instrumentos de escrita, lacres de lata, lixo eletrônico, além de pilhas e lâmpadas. Na área cultural, o evento contará com tendas de intercâmbio de livros e um palco aberto para artistas de rua. Já a parte social, buscará doações para a causa animal, itens menstruais para mulheres em vulnerabilidade e roupas.
Um dos destaques da programação é o Clube de Trocas, feito em parceria com a loja AZ Sustentabilidade, onde uma tenda é disponibilizada para quem quiser trocar itens pelos produtos expostos. As trocas custam de R$1,00 a R$30,00 e podem ser feitas entre itens em bom estados, limpos e higienizados.
A queridinha Junta Local também vai se somar à feira levando uma seleção de produtos vegetarianos e veganos. Entre eles, kebabs do Falafel-Falafel, crepes franceses do Gira Gira, arepas da Comida Chévere, pães e massas artesanais de Marina e suas Massas, cozinha de inspiração coreana da Kim Korean Food, além de cervejas artesanais, drinques, e outros deliciosos mimos.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Criado em 2019 pela designer Paula Paula, o Faz Girar Market já circulou por Botafogo, Ipanema e Tijuca, atraindo um público que busca consumir de forma mais consciente, praticar o desapego e gerar menos impacto para o meio ambiente.
Veja a programação completa:
Sábado (13)
11h – Compostagem: Metade dos seus problemas estão resolvidos | Com Lucas Chiabi (Ciclo Orgânico)
15h – Gestão de resíduos em condomínios | Aurora (Recicle reutilize e plante)
16h – Tem veneno na comida e microplástico no pulmão! | Giovanna Nader (Comunicadora socioambiental, apresentadora e podcaster)
17h – Ser sustentável começa com a sua alimentação | Tita Guimarães (Tita Bistrô e Vegan Burger House fundadora)
Domingo (14)
11h – Como seria o mundo se as abelhas sumissem? | Maria Clara (Energia da Terra)
15h – A vida secreta dos plásticos | Gustavo Cunha (Um Mundo)
16h – O que você faz com a roupa que não quer mais? | Patrícia Santana (Fashion Revolution e designer de moda) e Mateus Vieira (colaborador Frente de Mobilização da Maré)
Museu da República; Rua do Catete, 153, Catete. Sáb (13) e dom (140, 10h/18h. Grátis. Mais informações: @fazgirarmarket/https://fazgirar.com/