Feira de Moda da CasaBloco reúne vinte empreendedores cariocas

A Rua é Nossa traz novidades para quem frequenta o evento, que pode se montar inclusive ali mesmo

Por Da Redação
Atualizado em 6 fev 2025, 17h24 - Publicado em 6 fev 2025, 17h23
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A rua é nossa: espaços e barracas são cedidos pela organização da CasaBloco e toda a renda obtida a partir das vendas dos produtos é revertida integralmente para os artistas (Casabloco/Divulgação)
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O ano começa, e com ele surgem as tendências da moda para o Carnaval. Já houve o tempo das melindrosas e odaliscas, mas atualmente maiôs e estrelas sobre os seios, destacando cada vez mais a nudez dos corpos foliões, têm ocupado espaço nas ruas e nos salões. O reinado de Momo, com toda a sua criatividade, traz isso, seja nos adereços de cabeça ou nas novas criações de fantasias. A moda movimenta um importante setor da economia criativa nessa festa, com costureiras, aderecistas, estilistas, artesãs, ou seja, as empreendedoras do ramo. A Feira de Moda da CasaBloco, batizada de A Rua é Nossa, realizada em parceria com o Instituto Black Bom, todos os anos mostra a força desse setor e traz novidades para quem frequenta o evento, que pode se montar inclusive ali mesmo.

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Nesta quinta (6), sexta (7) e sábado (8), no Jockey, “A Rua é Nossa” vai reunir 20 empreendedores do estado do Rio. Eles são parte imprescindível de um movimento que gera forte impacto social na economia criativa do Carnaval. Entre os participantes, 80% são pretos e pardos, 81% são mulheres, 75% empreendem há mais de cinco anos, 61,5 % têm filhos e 71% têm seu empreendimento como a principal fonte de renda da casa. A feira funcionará das 16h à meia-noite, em frente às tribunas B e C.

Presente desde a primeira edição do festival, a feira tem curadoria da empreendedora social e idealizadora do Instituto Black Bom, Sami Brasil, e se constitui em uma ação social, sem cobranças aos participantes. Os espaços e barracas são cedidos pela organização da CasaBloco e toda a renda obtida a partir das vendas dos produtos é revertida integralmente para os artistas.

Sami Brasil acredita na cultura como ferramenta de desenvolvimento social e econômico, e nas ruas como parte de um espaço aglutinador, acessível e democrático. A inclusão da feira na programação do festival, destaca Sami, é uma extensão desse movimento. “A parceria do Instituto Black Bom com a CasaBloco começou em 2018, e a cada ano nossa feira amadurece e inova com a apresentação de produtos exclusivos e muitas novidades. Este ano teremos uma curadoria de 20 marcas de moda, adereços e acessórios com muito brilho, criatividade e utilitários para todos os tipos de foliões! Convido todas e todos a vir à CasaBloco e a garantir os looks para arrasar no carnaval”, convoca Sami.

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Criada pela aderecista Sueli Brandão, a Tampa Coco Chapelaria levará à CasaBloco, adornos de cabeça e chapéus inspirados na vivência cotidiana do Rio de Janeiro e no reaproveitamento de materiais. A inspiração para a criação da coleção foi o glamour dos bailes de carnaval das décadas de 40, 50 e 60, com técnicas de chapelaria e uso de plumagens e pedrarias misturados a materiais contemporâneos. Outra marca que participa da feira A Rua é Nossa, a Figurino Carioca vai apresentar a coleção Recarnavalizar, que tem como mote a transformação e o reaproveitamento de matéria-primas de fantasias de desfiles na Sapucaí e de peças antigas da marca.

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Maria Claudia Moura, que assina as criações da Figurino Carioca, lembra que melhor do que cair no samba é aproveitar as atrações da CasaBloco com consciência ambiental, usando peças que ganharam um novo propósito a partir da adoção do conceito do upcycling. “Vou levar para o Jockey um carnaval totalmente reciclado. Recentemente, ganhei uma fantasia de um destaque de escola de samba e estou ressignificando esse figurino. Estou reciclando também algumas peças incríveis de coleções antigas”, conta a empreendedora.

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A coleção “Arerê”, do Ateliê Ms.Vee, simboliza a batida do coração e a dança do corpo, uma homenagem às conexões em momentos de celebração. As peças assinadas pela estilista Vânia Soares, a Ms. Vee, são inspiradas na técnica ancestral do macramê e na rica diversidade cultural do carnaval. “Arerê é uma celebração de cores, movimentos e alegria! As peças foram desenvolvidas a partir de um olhar cuidadoso para a autenticidade e a tradição artesanal, incorporando elementos que representam a cultura e a energia do Carnaval. Estou empolgada e ansiosa para que todos possam experimentar e se apaixonar por cada detalhe das minhas criações”, explica a estilista.

O figurinista pernambucano Júnior Alves, da Santuário Relicário, é conhecido pela criatividade e beleza de adereços, estandartes e fantasias que convidam o público a viajar nas tradições, histórias e folclore brasileiro. “A Santuário Relicário está presente na CasaBloco desde a primeira edição, contribuindo para a transformação desse evento que fica melhor a cada ano. Nossa marca segue mantendo a essência, resistindo e celebrando essa mistura incrível de carnavais, tribos e ritmos. Com foco na cultura popular brasileira, valorizamos o carnaval de rua, a brincadeira, o lúdico e os ritmos como frevo, samba e maracatu e reforça, ano após ano, nosso compromisso com o resgate e a celebração da cultura do carnaval”, conta Junior Alves.

Carnaval é o nome da coleção da marca Varal da Vall, da designer Vall Neves, que aposta nos body chains e mayakas, em reverência às Deusas. Já a Scolini, especializada em acessórios produzidos com alumínio, aposta nas máscaras cintilantes, tiaras de cabeça, brincos reluzentes, colares e braceletes. E a Bee_Joux, criada pela bióloga e designer de estampas Joana Bonzi, criou peças inspiradas em formas orgânicas encontradas na natureza, com foco nos animais, plantas e ondas do mar. “A coleção 2025 foi criada a partir de três conceitos: o ano da serpente no calendário chinês, a entidade Cacique Cobra Coral, a quem a prefeitura do Rio recorre quando precisa garantir tempo bom na cidade em eventos como o Réveillon, e o Carnaval do Rio.

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Com foco em bordados exclusivos e produção manual, a Skindô Lelê cria looks únicos e headpieces que transcendem a moda convencional, celebram a autenticidade e a criatividade. Cada item é produzido com precisão, refletindo o compromisso com a sustentabilidade. A coleção 2025 celebra o movimento e a alegria das cores a partir do uso de pompons vibrantes, comleveza e personalidade.

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