Exposição fotográfica no MAM revela detalhes do Carnaval que “ninguém vê”
Mostra idealizada pelo fotógrafo italiano Riccardo Giovanni é exibida entre os dias 26 e 29 de janeiro. Imagens retratam figuras anônimas e artistas
Os detalhes que “ninguém vê” nos majestosos desfiles das escolas de samba na Sapucaí ganham destaque na nova exposição que chega ao Museu de Arte Moderna do Rio (MAM-Rio). Idealizada pelo fotógrafo italiano Riccardo Giovanni, a mostra terá abertura nesta quinta (26) e poderá ser visitada entre sexta (27) e domingo (29).
+ Clima de pré-Carnaval toma conta do Museu do Pontal no fim de semana
Em O Carnaval que Ninguém Vê: O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí, o público poderá ver 50 painéis de grande porte que apresentam técnicas monocromáticas com as cores das escolas de samba, realçando minúcias que podem passar despercebidas.
Desenvolvida durante 8 anos, a obra tem a intenção de mostrar momentos dos desfiles a partir de uma visão detalhada, intimista e por vezes surreal. Tanto personagens anônimas quanto artistas, como as atrizes Claudia Raia e Paolla Oliveira, aparecem nas imagens expostas.
Com apoio da agência cultural Pronto RJ, o evento também realizará o Carnaval Summit, que contará com painéis de discussão sobre temas relacionados à grande festa. Profissionais do setor da economia criativa, das escolas de samba e pesquisadores estão entre os convidados dos debates.
+ VEJA Rio quer saber: qual a sua praia? Bairro preferido? Hotel mais amado?
Veja o cronograma do Carnaval Summit:
Quinta (26)
18h: Abertura da exposição com coquetel.
Sexta (27)
19h30: Carnaval Negócio – Cases de Sucesso
Palestrantes: Marcel Grillo Balassiano, subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Rio; e diretores da Agência Pronto RJ, Fabiana Amorim e Bruno Tenório.
Sábado (28)
10:30: Carnaval – Política e Religiosidade
Palestrantes: carnavalesco Leonardo Bora e o jornalista e comentarista de carnaval da TV Globo Leonardo Bruno.
14h: História Social do Carnaval
Escolas de Samba e Urbanização Carioca
Palestrante: Felipe Pereira (UERJ).
Museu de Arte Moderna. Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo. 27 a 29 de janeiro, 10h/19h. Sex. a dom., 10h/19h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui