Exposição revela belas imagens da região das Ilhas Cagarras
Organizada pelo Projeto Ilhas do Rio, mostra reúne 15 fotografias do local, considerado um “Ponto de Esperança” no mundo
Considerado um dos “Hope Spots” (Pontos de Esperança) do mundo pela renomada instituição global Mission Blue, ou seja, um local cientificamente estratégico para a saúde do oceano devido a sua biodiversidade, o Monumento Natural das Ilhas Cagarras (MONA Cagarras) e suas águas de entorno são o tema de uma nova exposição. Nomeada Cores e Formas de Esperança, a mostra reúne 15 imagens de cinco diferentes fotógrafos e está em cartaz no salão do Forte de Copacabana até o dia 23 de outubro.
+ Museu Histórico Nacional comemora 100 anos com programação cultural
Organizada pelo projeto Ilhas do Rio, que há 10 anos atua no MONA Cagarras e já registrou mais de 650 espécies locais de animais e plantas, incluindo algumas raras, endêmicas e inéditas para a ciência, a exposição destaca a beleza cênica da região. São imagens que mostram a variedade de cores, formas, luzes e texturas encontradas nas ilhas e nas águas do entorno, que vão desde as praias da Zona Sul, como Leblon e Copacabana, até a entrada da Baía de Guanabara, incluindo a Ilha de Cotunduba e Praia Vermelha.
Todas as 15 imagens foram clicadas por profissionais que frequentam a região há anos e possuem uma relação íntima com o lugar. São expostos flagrantes como o salto de um golfinho, feito pela pesquisadora Liliane Lodi, ou o close de uma estrela do mar, registrado pelo olhar atento do premiado fotógrafo subaquático Áthila Bertoncini.
Um momento único de aves voando sob o céu alaranjado capturado pelo biólogo Fernando Moraes, a beleza das montanhas do Rio vista por entre as ondas pelo olhar do surfista e fotógrafo João Ricardo Januzzi e o encontro no mar com uma tartaruga, com o Pão de Açúcar como pano de fundo, fotografado pelo jornalista Caio Salles, são outros cliques que o visitante pode apreciar.
A exposição faz parte das ações do Projeto Ilhas do Rio, realizado pelo Instituto Mar Adentro e sob curadoria técnica do WWF-Brasil, para sensibilizar a sociedade sobre a importância das Ilhas Cagarras e do litoral do Rio. A mostra conta também com apoio do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana e do estúdio Arte Photo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Salão/Forte de Copacabana. Praça Cel. Eugênio Franco, 1, Posto 6. Todos os dias, 10h/18h. Entrada para o Forte de Copacabana: R$ 6,00 (inteira), R$ 3,00 (meia). Até 23 de outubro.