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Evento do Sesi reúne tecnologia e arte no Museu de Arte do Rio

Atividades incluem palestas, workshops e uma maratona de atividades programadas para hackers

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 11h46 - Publicado em 7 out 2015, 17h44
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  • A tecnologia a favor da cultura e da arte. Este é o tema o evento Sesi Cultura digital, que ocupa o Museu de Arte do Rio, o Mar, entre quarta (7) e domingo (11). Palestras, debates, workshops e até uma maratona para hackers, conhecida como hackathon são atrações ofertadas ao público gratuitamente. É necessário apenas fazer a inscrição através do site www.firjan.com.br/sesiculturadigital.

    Confira a programação completa:

    7/10 – Abertura

    19h30 – Varanda

    HENRIQUE ROSCOE apresenta: DEGELO

    Tem como tema o aquecimento global e é tocada através de um instrumento que ele mesmo construiu, composto por um bloco de isopor com captadores que enviam o som para o computador onde é processado. Os blocos de isopor então são destruídos e uma câmera capta as imagens, que por sua vez são misturadas com imagens reais de geleiras em situações diversas.

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    8/10 – APRENDIZAGEM E CULTURA DIGITAL

    15h às 17h – WORKSHOPS

    capacidade: até 25 pessoas

    público: acima de 15 anos, interessados em educação e novas tecnologias.

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    WORKSHOP DESIGN ESPECULATIVO – NARRATIVAS DO FUTURO PARA FOMENTAR O DIÁLOGO

    Com H.D. MABUSE, designer chefe do C.E.S.A.R.

    Por meio de uma prática baseada na construção de cenários para o futuro, as possibilidades do uso do design ficcional para produzir diálogos e especulações na sala de aula.

    WORKSHOP HACKEANDO A EDUCAÇÃO – DO CAOS À INOVAÇÃO

    COM GISELE SANTOS, coordenadora acadêmica na Cultura Inglesa

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    Quais são os elementos essenciais para inspirar a criação, o caos criativo e o desenvolvimento de projetos inovadores em sala de aula? Neste workshop experimentaremos a filosofia hacker e suas aplicações na criação de um movimento de aprendizagem de baixo para cima.

    WORKSHOP EDUCAÇÃO INOVADORA PARA UM MUNDO EM TRANSFORMAÇÃO.

    COM MAÍRA PIMENTEL

    A tecnologia vem mudando a forma como vivemos, olhamos e interagimos com o mundo. Agora é a vez de transformar também a maneira como aprendemos e ensinamos.

    Uma discussão sobre os desafios da educação no séc. XXI, sobre a juventude contemporânea e sobre inovação e tendências para uma educação de tipo novo.

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    17h às 21h

    PALESTRAS SOBRE APRENDIZAGEM E CULTURA DIGITAL E MESA DE DEBATE

    FERNANDO SÉRGIO DE ALMEIDA GRIGOROVSKI, Programa SESI Matemática.

    CLAUDIO SASSAKI, Geekie

    ANNA PENIDO, Instituto Inspirare

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    TIÃO ROCHA, CPCD

    19h45 ÀS 21H

    MESA DE DEBATE COM TODOS OS PALESTRANTES

    Mediação e apresentação: CAIO DIB

    18h às 21h

    HACKATHON – competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.

    Coordenação: PEDRO MARKUN, coordenador do LabHacker

    2 EIXOS:

    Digitalização (e Distribuição) do Acervo: Digitalização e disponibilização de acervo é um tema que tem uma comunidade bastante atuante – no Brasil e no Mundo. Estamos buscando várias referências nacionais e internacionais e fazendo uma ponte no Minc que discutiu bastante esse tema dentro do eixo de Cultura Digital no passado e agora esta retomando essa conversa.

    Interações Digitais: A ideia aqui é interfacear fisicamente com o espaço do museu e as obras. Poderão ser desenvolvidos apps, games e dinâmicas para aproveitar e enriquecer a experiência de visitação, mas isso também depende de acesso ao espaço do museu e um catálogo com metadados das obras.

     

    9/10 – CULTURA MAKER

    15h às 21h

    WORKSHOP AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM ARDUINO

    público: curiosos em eletrônica e makers

    capacidade: 16 pessoas (realizado em duplas)

     

    Facilitador: ÁLVARO JUSTEN

    15h às 18h

    WORKSHOP ELETRÔNICA NAÏF

    público:  jovens e adultos

    capacidade: 25 pessoas

    Facilitador: NEGALÊ JONES

    18h às 21h

    WORKSHOP INOVAÇÃO SOCIAL IN THE HOOD! APROVEITANDO OESPAÇO PÚBLICO NO BAIRRO

    público: A partir de 14 anos

    pré-requisitos: vontade de trazer soluções relevantes para os desafios reais da nossa cidade.

    capacidade: 20 pessoas

    Facilitador: JULIO LAVALLE

    17h às 19h

    PALESTRAS SEGUIDA POR MESA DE DEBATE, SOBRE MOVIMENTO MAKER, NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, SOFTWARE LIVRE GERANDO INOVAÇÃO.

    apresentador: JOÃO BONELLI, designer, professor e pesquisador do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio.

    GABRIELA AGUSTINI, diretora da Olabi

    Tema: Movimento Maker

    DADO SUTTER, Criador do OHMS

    tema: Makerspaces e Nova Era Digital

    SADY JACQUES, Sócio fundador do Fórum Internacional Software Livre (FISL).

    tema: Software livre + Código livre

    GUILHERME VARELLA, Secretário de Políticas Culturais no MinC.

    tema: Economia da cultura no potencial para geração de empregos

    LUCIANA PAULILLO, Agente de atividades culturais

    tema: Novas poéticas na fachada digital: a Galeria de Arte Digital SESI-SP

    19h ÀS 20h30

    MESA “NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, MOVIMENTO MAKER, SOFTWARE LIVRE GERANDO INOVAÇÃO” COM TODOS OS PALESTRANTES ACIMA.

    Mediador: JOÃO BONELLI, LIFE PUC-Rio e 3&D Bot

    Participantes da mesa:

    DADO SUTTER

    GABIELA AGUSTINI

    SADY JACQUES

    GUILHERME VARELLA

    LUCIANA PAULILLO

    18h às 21h

    Pilotis do MAR

    SHOWS COM CURADORIA DE CHICO DUB

    Artistas Convidados

    GIULIANO OBICI apresenta: Coral Simulacrum

    CHICO DE PAULA E G.A. BARULHISTA apresentam: Livroe

    ISIS PASSOS apresenta: Para se deixar

    18h às 21h

    HACKATHON – competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.

     

    10/10 – ARTE, TECNOLOGIA E O MUSEU DO SÉCULO XXI

    12h às 18h – SALA 1

    WORKSHOP FAZENDO ARTE COM ARDUÍNO

    Público alvo: músicos, arquitetos e artistas em geral

    Pré-requisito: noções básicas de informática e muita vontade de aprender sobre outras áreas. Cada participante deve levar seu próprio laptop

    Capacidade: 16 pessoas (em duplas)

    Facilitador: ÁLVARO JUSTEN

    15h às 18h – Sala 2

    WORKSHOP MONTE SEU MINI SINTETIZADOR E SEQUENCER

    Público alvo: músicos, artistas audiovisuais, produtores musicais, interessados em música e eletrônica e pessoas que estejam a fim de descobrir novos sons e possibilidades.

    Capacidade: 20 pessoas

    Facilitador: SAULO PAIS (DADALAB)

    10h30 às 12h

    PALESTRAS SEGUIDAS POR MESA DE DEBATE SOBRE ARTE, TECNOLOGIA E O MUSEU DO SÉCULO XXI

    Apresentadora: GLEICE HEITOR, assessora pedagógica da Gerência de Educação MAR – Museu de Arte do Rio

    Participantes:

    LUIZ MARCELO MENDES, Organizador do livro “Reprograme”

    Tema: O futuro dos museus e o impacto das novas tecnologias na forma de se experimentar e produzir conteúdo para museus.

    FELIPE LAVIGNATTI – Realizador do projeto “Arte Fora do Museu”

    Tema: Arte fora do museu e o Google Art Project

    ANDRE DEAK, Realizador do projeto “Arte Fora do Museu”

    Tema: Arte fora do museu e o Google Art Project

    DANIEL MORENA, Fundador e diretor de tecnologia da 32Bits

    Tema: Museu na Era Digital

    12h às 12h30

    MESA “ARTE, TECNOLOGIA E O MUSEU DO SÉCULO XXI”, COM TODOS OS PALESTRANTES

    Mediadora: GLEICE HEITOR, assessora pedagógica da Gerência de Educação MAR – Museu de Arte do Rio.

    Participantes da mesa:

    GLEICE HEITOR

    LUIZ MARCELO MENDES

    FELIPE LAVIGNATTI

    ANDRE DEAK

    15h às 16h30

    PALESTRAS SEGUIDAS DE MESA DE DEBATE SOBRE ARTE, TECNOLOGIA, DISTOPIAS E UTOPIAS

    Apresentadora: LILIANA MAGALHÃES, Gestora Cultural

    Participantes:

    ANDRÉ CARDOSO, Grupo Investigação em Literatura de Ficção Científica da UFF

    Tema: Inteligência Artificial no âmbito da literatura, do cinema, dos quadrinhos, e Distopias e utopias que grandes autores de ficção científica vem trabalhando.

    LIANA BRAZIL – Diretora de Criação do SuperUber

    Tema: Como a ficção cientifica influencia o trabalho que desenvolvem na SuperUber, seja no design, nos softwares, etc.

    RUZZ RIVE, CEO e co-fundador da SuperUber

    Tema: Como a ficção científica influencia o trabalho que desenvolvem na SuperUber, seja no design, nos softwares, etc.

    LUCIANO CUNHA

    Tema: HISTÓRIA em QUADRINHOS E TRANSMÍDIA

    16h30 às 18h

    MESA PRIVACIDADE, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, DISTOPIAS & UTOPIAS COM TODOS OS PALESTRANTES

    Mediadora: LILIANA MAGALHÃES, Gestora Cultural 

    Participantes:

    ANDRÉ CARDOSO

    LIANA BRAZIL

    RUSS RIVE

    LUCIANO CUNHA

    10h às 18h

    HACKATHON – competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.

     

    11/10 – MUSEU É LUGAR DE CRIANÇA

    Programação para toda a família no festival SESI Cultura Digital.

    Workshops de Robótica, Internet das Coisas e Construção de Bonecos Animados.

    10h às 13h

    WORKSHOP ANIMATROLLS, ANIMATRONICS PARA PAIS E FILHOS

    capacidade: 50 pessoas, sendo 25 duplas

    público alvo: crianças a partir de oito anos, acompanhadas de pai, mãe ou responsável.

    Facilitadores: PALOMA OLIVEIRA E MATEUS KNELSEN

    Construção de bonecos animados do desenho ao circuito final.

    13h às 16h

    WORKSHOP INTERNET DAS COISAS PARA CRIANÇAS

    capacidade: 25 pessoas

    público alvo: crianças e jovens

    Facilitador: NEGALÊ JONES

    13h às 16h

    WORKSHOP LABORATÓRIO DE ROBÔS PARA CRIANÇAS

    capacidade: 20 pessoas

    público alvo: crianças a partir de sete anos

    Facilitadores: SAULO PAIS E GABRIELA GLETTE

    As crianças aprenderão a construir um robô explorando a sua criatividade, utilizando os princípios do faça você mesmo.

    10h às 18h

    HACKATHON – Competição onde coletivos de artistas e inventores serão desafiados a criar soluções digitais para um problema proposto.

    16h às 19h

    APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS DO HACKATHON AO JURI E PREMIAÇÃO

     

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