Line-up de estreia do Festival MPBoca reúne Liniker, Céu e Tulipa Ruiz
Evento que celebra os nomes novos da cena musical acontece neste sábado (12) no Armazém da Utopia, na Zona Portuária
Celebrando os novos e diversos artistas da cena musical nacional, o Festival MPBoca – A Nova Música Brasileira aporta neste sábado (12) no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, para sua primeira edição. O line-up reúne Liniker, Josyara (com participação de Luciane Dom), Tulipa Ruiz, Ana Frango Elétrico, Céu, Maria Beraldo e Johnny Hooker (com participação de Caio Prado).
+ Festival Zona Preta estreia com baile charme, festas, DJs e feijoada
Segundo os realizadores do evento, o festival de música “prioriza e se inspira na tradução sonora dos novos olhares”. Para agitar ainda mais a festa, haverá participação dos DJs TataOgan, Tamy Reis e Ubunto, e das VJs Carol Santana e Andressa Nunes. Além das 14 horas de shows, o evento contará com a feira Junta Local, que levará 15 expositores com hambúrgueres, acarajé, falafel, cookies, café, opções veganas, e mais delícias.
O evento estima um público de 5 000 pessoas. A entrada é por meio do ingresso, com valor de R$ 189,00, e da doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Grupo Arco Íris de Cidadania LGBT. Como contrapartida de inclusão social, o festival doou uma cota de 300 convites para pessoas trans.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Saiba mais sobre os artistas que sobem ao palco:
Liniker (SP)
A paulistana, que possui três álbuns lançados e coleciona milhões de plays nas plataformas digitais, apresenta o recém-lançado Índigo Borboleta Anil, álbum que ganhou indicações ao Grammy Latino. Além de cantora e compositora, liniker é protagonista da série Manhãs de Setembro, da Amazon Prime Video. Ela retorna à cidade após uma apresentação marcante no Palco Sunset do Rock in Rio 2022.
Céu (SP)
A artista soma seis discos lançados e três Grammys Latinos, além de oito indicações ao prêmio. Seu repertório se espalhou pelo mundo por meio de filmes, séries e turnês, tendo passado por festivais brasileiros e internacionais como Coachella (EUA), Montreal Jazz Festival (CA), Rock in Rio (BRA), Lollapalooza (BRA) e Roskilde (DK), entre outros.
Johnny Hooker (PE)
Foi com o sucesso do álbum Eu Vou Fazer Uma Macumba pra Te Amarrar, Maldito!, que figurou na lista dos melhores álbuns do ano da Revista Rolling Stone, que o nome do pernambucano despontou no cenário nacional e chegou a ganhar o Prêmio da Música Brasileira de “Melhor Cantor”. Seu segundo álbum, Coração, lhe rendeu uma aclamada participação no Rock in Rio 2017 e uma indicação de “Melhor Álbum de Canção Popular” no Prêmio da Música Brasileira. O poderoso feat com a cantora Liniker Flutua também foi premiado como “Clipe do Ano” no MTV MIAW. Em junho deste ano, Hooker foi destaque no Rock in Rio Lisboa.
Tulipa Ruiz (SP)
Vencedora do Grammy Latino, Tulipa é cantora, compositora e ilustradora e vem emplacando hits no Brasil desde 2010, incluindo trilhas de novelas da Rede Globo. Nascida em Santos (SP) e criada em São Lourenço (MG), ela já se apresentou em festivais como Rock in Rio e Montreux Jazz Festival, levando seu repertório respeitado pela crítica especializada internacional.
Josyara (BA)
A cantora, compositora e violinista nascida em Juazeiro, no interior da Bahia, apresenta pela primeira vez no Rio o seu seu terceiro disco, ÀdeusdarÁ. Suas composições revelam um olhar sensível sobre seu cotidiano e sua história, embaladas por um violão percussivo, potente e versátil, que dialoga com texturas eletrônicas.
Maria Beraldo (SC)
Compositora, cantora, produtora, clarinetista e guitarrista, Maria lançou em 2018 seu primeiro álbum solo: Cavala. O disco lhe rendeu indicação aos prêmios APCA (disco, show e revelação), Multishow (revelação, produção musical), Prêmio SIM SP (revelação) e Woman’s Music Event (revelação, produtora musical e instrumentista), no qual foi premiada como melhor instrumentista. A artista tem se apresentado no Brasil, na Europa, no Japão e na América do Sul com a banda Quartabê, Arrigo Barnabé e Bolerinho.
Ana Frango Elétrico (RJ)
Ana se prepara em 2022 para lançar o seu terceiro álbum da carreira, que será apresentado na íntegra no palco do MPBoca. Desde 2018, lançou dois álbuns autorais, Mormaço Queima e Little Electric Chicken Heart, sendo o último indicado ao Grammy Latino 2020 na categoria “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa”.
Armazém da Utopia, Cais do Porto. Sáb. (12), a partir das 16h. R$ 189 (meia-entrada solidária, no 4º lote). Ingressos pela plataforma Sympla