Os estilos que vão dominar a pista em cada dia do Rock in Rio
Programação tem dia em que predomina o trap, o pop rock, o metal e o pop, além de um com line-up todo feminino e outro só com artistas nacionais
Desde sua histórica primeira edição, em 1985, o Rock in Rio mostrou que o “rock” no nome está muito mais ligado à atitude do que ao gênero musical em si, já que estilos diversos têm vez. Na décima encarnação do evento na cidade, que celebra os quarenta anos de sua estreia, não será diferente.
A abertura, nesta sexta (13), é o Dia do Trap, trazendo o americano Travis Scott como headliner, mas também grandes nomes nacionais, como Matuê com Wiu e Teto, MC Cabelinho & Coral das Favelas, e Ludmilla, que no ano passado lançou um álbum dedicado ao ritmo, Vilã.
+ A multiplicação dos vipões: área VIP do Rock in Rio será a maior de todas
No sábado (14), predomina o pop rock, com atrações como Imagine Dragons, OneRepublic, Zara Larsson, Lulu Santos, James, e Pato Fu e Penélope, entre outros.
O domingo (15) é o já tradicional Dia do Metal, trazendo grandes bandas do gênero, como Avenged Sevenfold, Evanescence e a brazuca Black Pantera, mas também grupos de outras vertentes do rock, como Deep Purple, Journey, Incubus, Barão Vermelho, Planet Hemp com Pitty e Paralamas do Sucesso.
No dia 19 de setembro, quinta-feira, é a vez do pop, tendo Ed Sheeran, Charlie Puth, Joss Stone, Jão, Gloria Groove e Pedro Sampaio entre as atrações. Mas o dia tem espaço para outros ritmos também: ele recebe ainda as apresentações de Felipe Ret com Caio Luccas, Ferrugem com Gilsons e o pocket-show do astro do cinema Will Smith, que mostra sua faceta rapper.
O 20 de setembro, sexta, não tem um estilo musical predominante, mas tem uma característica inédita no Rock in Rio: um line-up só de mulheres. O Dia Delas traz Katy Perry, Karol G, Cyndi Lauper, Ivete Sangalo, Iza, Gloria Gaynor, Tyla e Luedji Luna com Tássia Reis e Xênia França entre os principais nomes.
+ Marmita no Rock in Rio? Saiba quais são os alimentos liberados no festival
O dia 21 de setembro, sábado, também é temático: é o chamado Dia Brasil, com programação totalmente composta por artistas nacionais. Os espaços irão receber encontros divididos por estilos musicais. O show que encerra o Palco Mundo é o Para Sempre Rock, com Capital Inicial, Detonautas, NX Zero, Pitty, Rogério Flausino e Toni Garrido.
Outros shows do lugar são o Para Sempre Sertanejo, com Chitãozinho e Xororó, Orquestra Heliópolis, Ana Castela, Júnior, Luan Santana e Simone Mendes, e o Para Sempre MPB, com Baianasystem, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Majur, Margareth Menezes, Ney Matogrosso e Gaby Amarantos.
+ Rock in Rio: como vai funcionar a distribuição gratuita de água
Fechando a tampa da edição que celebra os quarenta anos do festival, o pop rouba a cena novamente. A atração mais aguardada desta vez não está no Palco Mundo, mas no Sunset: é a diva Mariah Carey. Shawn Mendes, Akon, Ne-Yo e Luísa Sonza são outros destaques.
Além disso, a já tradicional tenda eletrônica, New Dance Order, recebe destaques do estilo musical, como Kaskade, Deadmau5, DJ Snake, Bhaskar (gêmeo do também DJ e produtor Alok) e Cat Dealers. O espaço também conta uma programação de dançarinos e performers, com curadoria do Espaço Tápias. Dança contemporânea, danças urbanas, krump movement, voguing, waacking, arte drag e styletto passam por lá.
+ Lembrancinhas em oferta: dez produtos do Rock in Rio por até 50 reais
O evento acontece nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro, na Cidade do Rock, no Parque Olímpico, na Barra Olímpica. Ainda há ingressos disponíveis para três datas, com valores entre 397,50 e 795 reais, à venda no site da Ticketmaster.
O dia 15 de setembro tem a banda de metal Avenged Sevenfold como headliner. Já o 19 de setembro traz o cantor pop Ed Sheeran como atração principal. Por fim, o dia 21 de setembro, o Dia Brasil, tem programação 100% nacional.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui