É grátis! Shows em Ipanema e piquenique musical no Museu do Pontal
Da orla ao Centro, a programação emenda férias, tela grande e pré-Carnaval sem cobrança
Janeiro chegou com aquele combo que o Rio faz melhor: programão ao ar livre, cultura para todas as idades e agenda que cabe no bolso (ou melhor, não cobra nada).
Para começar, a Praia de Ipanema recebe o evento Viva a Nossa Bossa, com programação gratuita nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, no Jardim de Alah. Com a presença de ícones da música brasileira como Seu Jorge, Leo Jaime e Maria Gadú, o Rio vira palco!
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
No Museu do Pontal, o fim de semana fecha a programação de férias com atividades gratuitas ao ar livre. No sábado (24), às 10h, acontece a Oficina Lúdica de Capoeira Infantil, com roda de capoeira Angola, brincadeiras, música e movimento conduzidos pelo mestre Marcus Vinicius, da Casa do Saber Popular. Às 16h, entra em cena “O Mirabolante Homem-Bola”, performance de Horácio Storani que mistura equilibrismo, excentricidade musical e um jogo direto com a plateia, até a “fusão” entre o artista e um balão gigante.
No domingo (25), às 16h, a pedida é estender a toalha na área externa para o Piquenique Musical com Luis Carlinhos, com repertório de clássicos da MPB, músicas autorais e canções do projeto infantil do artista, Macatchula. Além dessas atrações pontuais, o museu mantém ao longo do período as atividades fixas e gratuitas Visita Musicada e Baú de brinquedos populares, com brincadeiras tradicionais no jardim.
E já que a cidade é grande demais para ficar num só bairro, dá para esticar o roteiro com mais alguns programas que também entram na categoria “custo zero”.
No sábado (24), por exemplo, rola a 2ª edição do Viva Centro, com mais de 12 horas de atividades no entorno da Praça XV e ruas próximas, reunindo atrações gratuitas ao longo do dia (há também programação a preços populares, mas vale garimpar o que não cobra entrada).
Para quem prefere ar-condicionado e cadeira de cinema, o CCBB está com a mostra Todd Haynes e as sessões são de entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir das 9h no dia de cada exibição. Sábado (24) haverá o filme O Medo Devora a Alma, às 16h45, e Longe do Paraíso, às 18h45. No domingo (25), às 15h30 e 18h15, respectivamente, os longas Uma Mulher Sob Influência e Mal do Século. E quem quiser estender o programa para a segunda (26), vale conferir a obra Carol, às 17h30, que terá recursos de acessibilidade e conversa com a curadoria.
Aquecendo para fevereiro, o Casarão do Firmino recebe um encontro com clima de Carnaval: Sombrinha e Bloco das Carmelitas, com entrada colaborativa (cada um paga o que puder) e chopp liberado!
Já em Vila Isabel, o recém-inaugurado Terraço da Vila, novo espaço no Shopping Boulevard, estreia no radar com atrações 0800. No sábado (24), acontecerá a roda “Meu Pagode”, com Vitor Art (diretor musical da Mangueira), o intérprete Dowglas Diniz e outros integrantes da bateria da escola, além de passistas. A entrada é gratuita a partir das 16h, com shows a partir de 19h30. E no domingo (25), quem assume é o “Pagode da Beta”, com sucessos do gênero. A programação vai até 22h e os ingressos devem ser retirados pelo Sympla.
Em Copacabana, o Carnaval Fan Fest volta a movimentar a areia. Dia 24, a principal atração é o show de Pretinho da Serrinha e Marcelo D2. Para participar, é preciso retirar ingresso gratuito pelo aplicativo Rio Carnaval, com limite de um por CPF e cadastro obrigatório de reconhecimento facial.





