Continua após publicidade

Drag queens internacionais são atrações em festas da cidade

Estrelas do reality show americano RuPaul's Drag Race, artistas cuidam da folia depois do Carnaval

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 2 jun 2017, 12h44 - Publicado em 21 fev 2015, 00h00
drag queens
drag queens (Divulgação; The Studio KR/Divulgação; Magnus Hastings/Divulgação/)
Continua após publicidade

 

Timothy Wilcots, Daniel Donigan, Karl Westerberg e Daniel Noriega estão de malas prontas para desembarcar no Brasil. Muitas malas. Cheias de vestidos de cores berrantes, sapatos de salto bem alto, maquiagem abundante e perucas que desafiam a gravidade. O nome deles no passaporte não importa tanto assim. Nos palcos e nas pistas de dança, eles são elas, drag queens conhecidas, pela ordem, como Latrice Royale, Milk, Manila Luzon e Adore Delano. Reveladas no reality show americano RuPaul’s Drag Race, essas divas contemporâneas são a nova sensação da noite carioca. Estrela maior do mundo drag, RuPaul apresenta o programa, que, dedicado a buscar suas sucessoras, está a caminho da sétima temporada e é exibido por aqui no site Netflix. Alaska (née Justin Honard), participante da quinta edição do reality, animou a festa Priscilla, em janeiro, que teve os seus 700 ingressos esgotados dias antes do agito.

+ Saiba mais sobre as festas que animam a cidade

As atrações de maquiagem e figurinos espalhafatosos ganham cachês que chegam a 30 000 reais, mais os custos com passagem e hospedagem, para fazer apresentações curtas, em torno de quinze minutos, com números de dublagem musical, caretas hilárias e interpretação de canções próprias. É o suficiente para levar o público ao delírio. Como acontece com os maiores astros pop, além dos convites para a festa, há a opção de pagar mais caro para tirar fotos com as artistas no sistema meet and greet

No Rio, onde brilharam de Madame Satã (1900-1976) a Laura de Vison (1939-2007), a figura do artista transformista não é exatamente inédita. A novidade vem dos ventos democráticos que transformam drags nacionais e estrangeiras em sucesso de público, aplaudidas por espectadores de orientação sexual variada. “As festas também ajudam a derrubar preconceitos”, opina Fabricio Longo, produtor da Fabulosa, que levará Manila Luzon ao Espaço Sacadura, com capacidade para 800 pessoas, em março. Fica a lição: a folia, no mundo drag, é aberta para quem chegar e dura o ano inteiro.

Continua após a publicidade

+ Confira a entrevista de Manila Luzon sobre a apresentação no Rio

Quadro drags
Quadro drags ()
Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.