Continua após publicidade

Com documentários e filmes premiados, mostras de cinema invadem o Rio

Longas vencedores do Festival de Gramado, documentários curtos e produções de diversos gêneros serão exibidos em sessões gratuitas

Por Kamille Viola
Atualizado em 12 set 2023, 12h15 - Publicado em 12 set 2023, 12h14
À esquerda, o rosto de Marcélia Cartaxo, uma mulher branca e com cabelos castanhos curtos. Ela está com a cabeça encostada na parede, usa blusa e batom vermelhos
Marcélia Cartaxo: atriz é a personagem principal de Pacarrete, atração da Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado (./Divulgação)
Continua após publicidade

Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado

Pela primeira vez, o maior festival de cinema do país realiza uma mostra itinerante, em parceria com o CCBB. Serão exibidos os vencedores do Kikito de Melhor Filme das edições do festival de 2018 a 2022: Ferrugem (dia 13), Noites Alienígenas (14), Carro Rei (15), Pacarrete (16) e King Kong em Asunción (17).

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. (13) e qui. (14), 18h. Sex. (15) a dom. (17), 17h. Grátis. É preciso retirar o ingresso antecipadamente pelo site do CCBB ou na bilheteria, a partir das 9h do dia da sessão.

Mostra do Filme Livre

A 20ª edição do evento apresenta 180 filmes de todo o Brasil, selecionados entre mais de 1800, com curtas, médias e longas. As sessões, gratuitas, acontecem entre os dias 14 e 24 de setembro, em quatro cinemas da cidade: CCBB, CCJF, Cinemateca do MAM e Estação Net Botafogo. A mostra apresenta filmes de todos os gêneros, formatos, durações e épocas, e possui uma premiação. A programação completa está no site do evento.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Cinemateca do MAM. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Estação Net Botafogo. Rua Voluntários da Pátria, 88. Grátis. De 14 a 24 de setembro.

Sinédoque — Festival Nacional de Documentários Curtos

O evento conta com cinquenta documentários de todas as regiões do país. Entre eles, 8 Bilhões: Somos Todos Responsáveis, de Nelson Kao, ABC, Andrea Flores Urushima e Cesar Shundi Iwamizu, com depoimento de Ailton Krenak, líder e pensador indígena, sobre a dor do Watú (o Rio Doce na língua Krenak) após o maior desastre ambiental da história brasileira, o rompimento da Barragem de Mariana.

Estação Net Botafogo. Sala 2. Rua Voluntários da Pátria, 88. Diariamente, 19h. Grátis. De 15 a 24 de setembro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.