Listamos 10 guloseimas que marcaram a infância dos anos 80 e sumiram do mapa. Lembra delas?
Por Louise Peres
Atualizado em 5 dez 2016, 16h01 - Publicado em 26 set 2011, 18h49
No dia de São Cosme e Damião, festa religiosa celebrada em 27 de setembro que leva crianças do Brasil inteiro às ruas atrás de doces, fizemos uma viagem de volta à infância e lembramos de várias delícias que desapareceram. Mesmo conquistando a geração 80, alguns desses pirulitos balas e chocolates deixaram de ser fabricados e matam de saudades a galera que hoje tem seus vinte e tantos anos.
Confira abaixo nosso top 10. Lembrou de algum que faz falta? Escreva na caixa de comentários!
1/10 O dadinho de pasta amendoim que você comprava na porta do colégio já não é mais tão comum nas barraquinhas de doce da cidade. Lembra dele, na embalagem prateada cheia de coraçõezinhos? (Redação Veja rio)
2/10 Na barrinha, a borda era ao leite. No centro, vinha um dos personagens de Mauricio de Sousa em chocolate branco, que a gente deixava pra comer por último. Dava vontade de colecionar, tipo figurinha. Virou febre de tão gostoso, e ninguém entende porque par (Redação Veja rio)
3/10 Quem nunca foi alertado pela mãe ao deparar com a bendita bala que atire o primeiro chiclete. Todo mundo já teve medo de se engasgar com a bala Soft! Dura que só, mas gostosa, ela era mesmo um perigo para as crianças. Mas a gente comia escondido! (Redação Veja rio)
4/10 Não sabemos o que era mais legal: devorar o delicioso chocolate ao leite ou colecionar as cartelinhas de dinossauros pra trocar na hora do recreio. Por quê acabar com isso, gente? Volta, Surpresa! (Redação Veja rio)
5/10 O chiclete fofo com caldinho no meio faz sucesso até hoje entre a garotada, sobrevivendo entre gomas de mascar da Barbie, do Ben 10 ou o que quer que seja o novo hit dos desenhos animados. São vários sabores, mas um lançado nos anos 90 conquistou nossos c (Redação Veja rio)
6/10 O pirulito era sem graça, mas o açúcarzinho que vinha no pacote... uma delícia! Azedinho, a gente raspava até o último grãozinho que restava no saco. Alguém ainda encontra essa relíquia por aí? (Redação Veja rio)
7/10 Lembram dela? O mais legal era o fato de vir em um cordão de balas, uma grudada na outra, formando uma fita. Na embalagem, vinham gatinhos, vaquinhas e bonequinhos fofos desenhados. (Redação Veja rio)
8/10 Politicamente incorretos, mas deliciosos. Todo mundo fingia ser fumante com os cigarrinhos de chocolate que tinha um menininho na embalagem. Esse a gente até entende ter desaparecido das prateleiras. O cigarro faz mal à saúde e é preciso ensinar aos peque (Redação Veja rio)
9/10 Esse vira e mexe volta a aparecer! Ninguém tava nem aí para o pirulito: o negócio era a hélice que vinha de brinde junto com o doce. Era um tal de palitinhos voando no pátio da escola... (Redação Veja rio)
10/10 O doce em si não sumiu, mas esse caramelo de leite é das antigas. Saiu de linha e ninguém nunca mais viu. Ver a embalagem dourada e preta com letrinhas brancas e vermelhas traz logo a lembrança do gostinho de leite queimado que a bala tinha. (Redação Veja rio)
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ
A partir de 35,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.