Dia dos Povos Indígenas inspira programação gratuita em museus
Data ganha comemorações antecipadas neste sábado (15) e domingo (16), com ocupação realizada por originários no Catete e evento no Pontal
O Dia dos Povos Indígenas, que teve seu nome mudado no ano passado, é celebrado em 19 de abril, mas a programação em homenagem à data já começa a tomar conta de dois importantes espaços culturais da cidade: o Museu da República e o Museu do Pontal, que irão sediar eventos gratuitos neste fim de semana.
+ De Mestre Ambrósio a Marisa Monte: a agenda de shows do fim de semana
Os jardins do museu no Catete recebem a 15ª edição da ocupação organizada pela Aldeia Maracanã, que até ano passado era realizado no Parque Lage e reúne cerca de 500 indígenas de dezenas de etnias do Brasil, no sábado (15) e domingo (16).
Durante o dia todo, eles apresentarão cânticos e danças tradicionais, contação de histórias, oficina de arte, pintura corporal e rodas de conversa e debates. Haverá ainda uma feira com 90 barracas de expositores indígenas, além de espaço de ervas medicinais.
+ Repaginado, Oi Futuro celebra festivais do Brasil em ocupação audiovisual
A programação inclui a exibição do curta-metragem Abya Yala, no sábado (15), às 14h, seguido de debate sobre a questão dos indígenas em contexto urbano. No domingo (16), será apresentado o curta A Saga da Aldeia Maracanã, seguido de um bate-papo as origens, conquistas e luta atual do movimento indígena que em 2006 fez a ocupação cultural do prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do estádio do Maracanã.
+ Grátis: festival É tudo Verdade exibe 72 documentários de 34 países
Já o 1º Festival das Culturas Indígenas no Museu do Pontal apresenta filmes, oficinas e espetáculos no sábado (15) e no domingo (16). Entre as atrações, estão as apresentações do corais infantis Mbyá Guarani e Nhamandu NHEMÕPU’Ã, contação de histórias, oficina de peteca, de plantas medicinais e lançamentos de livros de temática indígena.
+ Segunda mão com estilo: Barra vai receber a maior feira de brechós do Rio
Às 10h, no auditório do museu, a mostra de curtas reúne filmes infantis, nos dois dias. O sábado tem ainda a exibição na fachada dos longas Ainbo – A Guerreira da Amazônia, de Richard Claus, às 18h30, e A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, às 19h30. No domingo, a sessão de encerramento acontece no auditório, às 16h30, com o filme O Território, de Alex Pritz, seguido de debate.
Museu da República. Rua do Catete, 153. Sáb. (15) e dom. (16), 9h às 17h30. Grátis. Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Sáb. (15) e dom. (16), 10h/18h (o acesso às exposições se encerra às 17h30). Grátis. Transporte gratuito do metrô Jardim Oceânico (saída A – Lagoa) e do estacionamento do Alvorada.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
Por que prefeitura decidiu transferir ponto facultativo do Dia do Servidor
Sem registros de confusões, João Gomes reúne milhares de fãs na Lapa