Continua após publicidade

Dia do Meio Ambiente inspira trilha, mostra de filmes e programas em museu

Jardim Botânico tem trilha guiada com plantio de árvores, enquanto o Museu do Amanhã apresenta atrações diversas, entre elas debate com o cacique Raoni

Por Kamille Viola
4 jun 2024, 13h13
cacique-raoni
Cacique Raoni: liderança indígena do povo caiapó participa de debate após exibição de minidocumentário sobre ele (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Continua após publicidade

Museu do Amanhã

Entre quarta (5) e domingo (9), o espaço terá uma programação gratuita e diversificada no Semeia, Semana do Meio Ambiente no Museu do Amanhã, com visitas mediadas, oficinas, rodas de diálogos, exibição de filmes, feira de produtos sustentáveis, festival infantil e outras atividades. O tema de 2024 é Trilhas da Florestania, um conceito que combina as palavras “floresta” e “cidadania”, enfatizando a relação entre as pessoas e as florestas, com uma visão de comunhão com a natureza. Entre os destaques, na quinta (6), às 15h, acontece a conversa Confluências, com a filósofa Juliana Fausto e a artista visual Uýra. Às 16h, é a vez da sessão do minidocumentário O Chamado do Cacique: Herança, Terra e Futuro, seguida de um bate-papo com o cacique Raoni Metuktire, seus netos Roiti Metuktire e Beptuk Metuktire, o diretor do filme, Lucas Ramos, e do diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), André Guimarães. No domingo (9), uma das atrações é o cortejo Compassos de Florestania com o bloco infantil Gigantes da Lira, às 16h.

Praça Mauá, 1, Centro. De quarta (5) a domingo (9). Grátis. É preciso se inscrever previamente pelo Sympla. Programação completa no site do museu.

Jardim Botânico

No Dia Mundial do Meio Ambiente, quarta (5), o parque vai abrir mais cedo, às 8h, e oferecer uma trilha guiada pelo coordenador de Coleções Vivas da instituição, o biólogo Marcus Nadruz, com direito a plantio de árvores no arboreto para cinco sorteados, que receberão certificados. As vagas são limitadas e gratuitas (o visitante só paga o ingresso). Serão 30 vagas, e a seleção para passeio será por ordem de chegada no Centro de Visitantes, às 9h30. As espécies a serem plantadas são novas na coleção viva do Jardim Botânico, entre elas a Copernicia macroglossa, da família Arecaceae, conhecida como carnaúba-de-saia, originária de Cuba, e a Burretiokentia hapala, da família Arecaceae, que tem como nome popular palmeira-cacho e como origem a Nova Caledônia, na Oceania.

Continua após a publicidade

Rua Jardim Botânico, 1008. Qua. (5), 8h. R$ 9,00 a R$ 73,00. Ingressos pelo Eleven Tickets.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.