Continua após publicidade

Dia de Iemanjá inspira celebrações, shows e exposição na cidade

Orixá será homenageada em evento no Arpoador com 14 atrações e apresentação de Moyseis Marques no Centro, ambos de graça, além de mostra em Botafogo

Por Kamille Viola
31 jan 2024, 16h30
dia-de-iemanja
Dia de Iemanjá do Arpoador: festejo reúne atrações religiosas e artísticas para celebrar a Rainha do Mar (Daniel Lobo/Divulgação)
Continua após publicidade

Odoyá! Dia 2 de fevereiro é comemorado o Dia de Iemanjá, uma das orixás mais populares do país. E, para além dos festejos nos terreiros, a Rainha do Mar será homenageada em shows, uma exposição na cidade e outras celebrações pela cidade.

A maior delas é o Dia de Iemanjá do Arpoador. Sucesso no ano passado, quando reuniu 10 000 pessoas, o evento gratuito terá sua segunda edição nesta sexta (2). Serão catorze atrações artísticas e religiosas, das 15h às 22h. A concentração acontece às 14h, aos pés da estátua de Tom Jobim.

+ Ao ao livre: fim de semana terá Feira do Podrão, Gastro Beer e Faz Girar

A festa irá reunir Samba de Caboblo, Nina Rosa, Ogan Bangbala (o mais antigo ogã na ativa do Brasil, com 104 anos), Afoxé Filhas de Ghandy, Jongo do Vale do Café, Tião Casemiro, Ogan Kotoquinho, Pai Dário, Companhia de Aruanda, Orin Dudu, Iza Diordi, Ilê Axé Onixêgun e o músico Marcos André, o idealizador da comemoração, além da Feira Crespa, com gastronomia (acarajé), roupas e acessórios.

Somente flores e frutas serão ofertadas nas águas, e a organização pede que o público não leve nada em plástico, vidro ou madeira. Ao final, os presentes serão convidados para um mutirão de limpeza das areias, calçadão e pedra do Arpoador.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

No mesmo dia, Moyseis Marques comanda no Al Farabi (Rua do Mercado, 34), no Centro, um show em homenagem à Mamãe Sereia com sambas, ijexás, nordestinidades e afroreligiosidades, com direito a muitas músicas saudando a dona da festa. O cantor se reveza no cavaquinho, violão e berimbau, e é acompanhhado por Marfa Kourakina (baixo), Rafael Mallmith (violão de 7 cordas), Gabriel Guenther (bateria) e Paulino Dias (percussão).

Também na sexta (2), espaço Na Lata Botafogo (Rua Dezenove de Fevereiro, 165) recebe a exposição Mulher ao Mar, com obras das fotógrafas Laura França, Agnes Dietrich, Marina Juppa, Luciana Alves e Paula Senra. Também serão exibidos filmes de Sam Manhães e Anna Veronica.

+ Por R$ 20 mil, Rock in Rio Club dá direito a jantar e boneco do Medina

Continua após a publicidade

O evento conta ainda com marcas de acessórios, biquínis e pranchas, pista de skate e o DJ residente da casa comandando o som. A programação vai das 19h às 3h, com ingressos vendidos pelo Sympla, entre 10 e 15 reais, ou na hora, a 30 reais.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.