Desenhos de Oscar Niemeyer ganham exposição no Sesc Copacabana
Programação da semana traz também a abertura da mostra Afro-Brasilidade, com 300 obras de grandes nomes na FGV Arte, e duas novas exibições na Anita Schwartz

Afro-Brasilidade, Uma Homenagem a Dois Valentins e a Um Emanoel
Com curadoria de Paulo Herkenhoff e João Victor Guimarães, a mostra reúne mais de 300 obras, em sua maioria de artistas negros, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias e documentos históricos que abordam a temática da negritude. A seleção buscou pluralidade territorial, destacando artistas de diversas regiões do Brasil. mostra se preocupa em resgatar do esquecimento artistas historicamente marginalizados no circuito artístico. A exposição também procurou resgatar artistas do esquecimento, como é o caso da gaúcha Maria Lídia Magliani (1942-2012), representada por uma tela nunca antes exibida em público, My Baby Just Cares For You. Além de trabalhos de Rubem Valentim, Mestre Valentim e Emanoel Araújo, homenageados no título, estão presentes na mostra obras de nomes como Abdias do Nascimento, Adir Sodré, Heberth Sobral, Heitor dos Prazeres, Jaime Lauriano, Rosana Paulino, Rose Afefé, Walter Firmo e muitos outros.
FGV Arte. Praia de Botafogo, 190. Ter. a sex., 10h/20h. Sáb. e dom., 10h/18h. Grátis. Até agosto.
Anita Schwartz Galeria
A galeria acaba de inaugurar duas novas exposições. É da Nossa Natureza, da artista carioca Claudia Melli, com curadoria de Marcio de Jagum, traduz em pintura a conexão entre os orixás e a natureza. Quando Vires Um Centauro, Acredita Nos Teus Olhos, da baiana Maria Baigur, com curadoria de Fernanda Lopes, expande os limites da fotografia, explorando o tempo e a materialidade ao desdobrar sua prática para além do clique da câmera. Ambas são formadas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, em gerações próximas, e vivem e trabalham no Rio. Em suas individuais, elas partem de linguagens que lhes são familiares, mas se lançam à experimentação abrindo caminhos para novas possibilidades poéticas.
Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 12h/18h. Grátis. Até 17 de maio.
Desvairadas e Outros Cultivos
A exposição da niteroiense Natali Tubenchlak reúne trabalhos dos mais de 25 anos de produção da artista, com curadoria de Ana Carla Soler. Em suas gravuras, ela se debruça sobre temas como sua relação com as plantas e a construção do feminino. Frequentemente, em sua obra, há personagens híbridos, meio humanos, meio vegetais. Entre os destaques da mostra, estão três obras em grande formato criadas especialmente para o Projeto Janelas da Abapirá, com apoio do Reviver Centro.
Abapirá. Rua do Mercado, 45, Centro. Abertura: Sáb. (12), 14h. Visitação: Qua. a sáb., 12h/17h. Grátis.
Oscar Niemeyer — O Desenho na Arquitetura
A mostra, que entra em cartaz no Sesc Copacabana, projetado por Niemeyer em 1982, explora a obra do grande arquiteto por meio de seus desenhos. Com fotografias, esculturas, desenhos e plantas técnicas originais assinadas pelo artista, a exposição promete incentivar o público a perceber a importância da arquitetura na cidade e seus desdobramentos na vida.
Sesc Copacabana. Rua Domingos Ferreira, 160. Abertura: Qui. (10), 17h. Visitação: Ter. a dom., 10h/17h. Grátis. De 11 de abril a 29 de junho.