Continua após publicidade

Conheça o tratamento de Michael Phelps para recuperar os músculos

Intitulada ventosaterapia, a técnica milenar chinesa pode ser encontrada em clínicas cariocas. Saiba mais sobre o método

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 2 jun 2017, 12h00 - Publicado em 22 ago 2016, 21h59
Michael Phelps
Michael Phelps (Jamie Squire_Getty Images/)
Continua após publicidade

Durante a Olimpíada, o nadador americano Michael Phelps chamou atenção ao exibir manchas roxas no corpo. As marcas são resultado da ventosaterapia, uma técnica milenar chinesa usada com o intuito de recuperar os músculos e aliviar o cansaço. 

O tricampeão olímpico é adepto do recurso desde que voltou a treinar, em 2015, após uma temporada afastado das piscinas.

A técnica consiste no aquecimento de copos, que são aplicados de boca para baixo sobre a pele por cerca de dez minutos, o que causa a vermelhidão. Quando o copo esfria, forma-se um vácuo em seu interior. A diferença de pressão então gera uma força de sucção, que estimula o fluxo sanguíneo na direção da pele e, com isso, oxigena o tecido muscular. Assim, as células produzem mais energia e não entram em fermentação. “Com esse efeito é possível aumentar o aporte de oxigênio e nutrientes de determinado grupo muscular, aumentando dessa maneira seu rendimento, facilitarndo a retirada do ácido láctico muscular pós treino (substância responsável pela fadiga e dor muscular), dessa maneira acelerando a recuperação e o retorno as atividades de rotina. Já na estética o aumento do fluxo sanguíneo aumenta o aporte de colágeno, elastina, ácido hialurônico e outras substâncias fundamentais para a resolução de estrias”, explica Brunna Salvarezza, diretora da clínica Beauté, na Barra, onde a sessão custa R$ 120. No mesmo bairro, a técnica custa R$ 250 no W Spa. “Este recurso milenar e terapêutico da medicina chinesa melhora a qualidade de vida e o bem-estar, promovendo o desbloqueio energético em todo o corpo. Recomendo fazer o tratamento uma vez por semana”, explica a naturóloga Mariana Vitte Nardi, da clínica.

Embora não haja comprovação científica de sua eficiência, caso comum em quase todas as terapias alternativas, quem exibe as manchas avermelhadas afirma que o tratamento faz efeito. Além de Phelps, que já até publicou imagens em suas redes sociais, outras celebridades, como Madonna, Victoria Beckham e Gwyneth Paltrow já desfilaram com tais esferas pelo corpo.

phelps-ventosaterapia
phelps-ventosaterapia ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.