Clique e assine por apenas 4,90/mês

Confira 29 atrações gratuitas para curtir este fim de semana

Veja Rio preparou um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com shows, exposições e atrações infantis

Por Redação VEJA RIO - 1 set 2017, 19h46

Rio, Sabor e Arte

divulgação/Divulgação

Depois da primeira edição no Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, há uma semana, o Rio Sabor e Arte se muda para o Lagoon. De sexta (1º) a domingo (3), o evento ocupa os pilotis do complexo à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas com trucks de comidinhas e cerveja artesanal, a exemplo dos badalados Monstertruck, Oinc Point, Quero Churros Noi (veja lista completa aqui). No sábado, a partir das 18h, o artista João Pedro Ridiz, de apenas 16 anos, vai criar ao vivo um painel em grafiti tendo como tema as paisagens do Rio. O som fica a cargo da webradio independente Radio Graviola, que preparou uma trilha com MPB, rock e pop. Objetos de decoração e arte da Cerâmica Nozes, caricaturista e outras atrações completam a programação.

Lagoon. Avenida. Borges de Medeiros 1424 – Lagoa

Festival gratuito de Blues

Da sexta (1°) ao domingo (3), o estacionamento do Hilton Barra receberá a segunda edição do Barra Blues Festival, com muita gastronomia e shows de blues, jazz e rock. A atração principal será a presença do festival BBQ, com sua tradicional parrillada argentina e carnes nobres de Angus, assinadas pelo chef Edd Campos. O evento conta ainda com seus tradicionais beer trucks artesanais: as cervejarias Primata, e Backer já estão confirmadas, além de variadas opções de food trucks. Confira aqui a programação.

Feira Rio Antigo

Feira Rio Antigo: gastronomia, arte e música. Alexandre Macieira/Divulgação

A Feira Rio Antigo reúne diversas atrações neste sábado (2), das 10h às 19h, na R. do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco. Às 15h30, a companhia DUX apresenta um número circense e, a partir das 16h30, o cantor Marcos Novatto comanda o espaço musical montado em frente à Praça Emilinha Borba, na esquina da Rua do Lavradio com a Rua do Senado.

Promovida pelo Polo Novo Rio Antigo, a feira é um dos eventos gratuitos do calendário carioca e reúne centenas de expositores de artesanato, gastronomia e antiguidades, além de milhares de visitantes em todas as suas edições, sempre no primeiro sábado do mês.

Feira do Rio Antigo – Rua do Lavradio, entre a Av. Mem de Sá e a Av. Visconde do Rio Branco, Centro do Rio Antigo

Park Beer Fest

divulgação/Divulgação

O evento que foi idealizado para divulgar e estimular a cadeia produtiva da cerveja artesanal carioca apresenta em primeira mão as novidades deste segmento a um público apreciador da bebida e partidário do princípio “beba menos, beba melhor”. Os visitantes poderão conhecer mais sobre o processo de produção e até fazer uma cerveja em casa nos workshops promovidos pelo evento. Haverá degustação e venda das novas marcas Barril Beer Truck, Cerveja Máfia e FassBier. Para acompanhar, delícias da culinária de rua do Rio, como o hambúrguer da Blend, o sanduíche de costela da Vulcano e os imperdíveis churros assados da Churro Loco.

Park Shopping Campo Grande – Estrada do Monteiro, 1200 – Campo Grande

CEL Praia

divulgação/Divulgação

Sábado (02) é dia de praia e atividades ao ar livre, em nova edição do CEL Praia, que leva torneios de vôlei, festival de altinho, ações reativas para as crianças, sorteios e distribuição de brindes para a Praia de Ipanema. O evento organizado pelo Centro Educacional da Lagoa (CEL) acontece a partir das 14h e é aberto para todos os públicos.

Praia de Ipanema – Avenida Vieira Souto, Ipanema

Oficinas de Minecraft

O Center Shopping Rio promove, neste domingo (03/09), oficinas de Minecraft em parceria com a Happy Code. As aulas são voltadas para crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos e ocorrerão neste domingo, durante toda a tarde, a partir das 14h30, no 3º piso ao lado da loja Ortobom. Inscrições no link 

Center Shopping Rio – Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá 

O Quarto Mágico

Neste domingo (03), o Center Shopping Rio apresenta o teatro infantil ‘O Quarto Mágico’. A atração faz parte da programação ‘Teatrinho no Center’ – projeto mensal do empreendimento voltado para eventos gratuitos infantis. A peça conta a história de uma menina malcriada, que maltrata seus brinquedos e materiais de estudo. Num dado momento, acontece algo mágico no quarto dela e, ao adormecer, a menina aprenderá uma lição de respeito e amizade.

Center Shopping Rio – Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá 

AdotaPetz

Neste sábado (02), a terceira edição da campanha de adoção de cães em gatos, em parceria com a ONG AdotaPetz. A ação tem entrada gratuita e acontece das 13h às 18h, no 3º piso do empreendimento, ao lado da loja Ortobom. A campanha disponibilizará cerca de 15 animais aos visitantes que desejarem adotar um novo amigo. Os cães e gatos para adoção estarão devidamente cuidados, vermifugados e vacinados, além dos adultos estarem castrados. Para adotar um pet, os interessados deverão passar por alguns procedimentos, como entrevista de análise. É necessário ser maior de 18 anos, levar cópias de identidade, CPF e comprovante de residência. A ONG disponibiliza um serviço de acompanhamento do adotado durante certificar-se e ajudar na fase de adaptação com a nova família.

Center Shopping Rio – na Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá 

Um Olhar sobre o Retiro

Aline Ferraz/Divulgação

Para festejar os 99 anos do Retiro dos Artistas – espaço assistencial de convivência destinado aos profissionais que trabalharam com entretenimento e moram no lar, o Center Shopping Rio, em Jacarepaguá, promove a exposição fotográfica ‘Um Olhar sobre o Retiro’, até 30 de setembro. O evento terá entrada gratuita e ficará instalado no Center Cultural (3º piso), de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 11h às 21h. No espaço, estarão expostas cerca de 20 imagens de moradores do Retiro dos Artistas, localizado no bairro de Jacarepaguá, registradas pela fotógrafa Aline Ferraz. A mostra procura evidenciar, junto aos visitantes, atores, artistas plásticos e profissionais do entretenimento, como camareiros, iluminadores, produtores, entre outros, que, em um dado momento de suas vidas, fizeram parte da cena artística brasileira.

Center Shopping Rio – Av. Geremário Dantas, 404 – Jacarepaguá – Rio de Janeiro/ RJ. Tel.: (21) 3312-5000

História das Invenções

O Clubinho do Shopping Tijuca deste primeiro domingo de setembro (3) traz uma sessão de contação de história sobre as invenções. Baseada na famosa história de Monteiro Lobato, dois “cientistas loucos” invadirão o espaço Tijuca Play e brincarão com a plateia estimulando a participação de todos em uma viagem através do tempo. A atração começará falando sobre a criação do planeta, passará pelas grandes invenções como a roda, o fogo, a vestimenta, a moradia e chegará aos dias atuais.  A abordagem será animada e dinâmica, e contará com a ativa participação da criançada. O evento será às 15h.

Espaço Tijuca Play, piso L1 – Shopping Tijuca – Av. Maracanã, 987 – Tijuca

Princesa por um dia

Neste domingo (03), o West Shopping apresenta o teatro infantil ‘Princesa por um dia’. A atração faz parte da programação ‘West Shopping Kids’ – projeto mensal do empreendimento voltado para eventos gratuitos infantis. A peça conta a história de uma bela moça pobre, que trabalha em um palácio. A vida dela começa a mudar quando é confundida com uma princesa por um belo príncipe, ao experimentar um dos vestidos da monarca. Diante disso, a bela viverá um dilema: contar ou não a verdade ao seu amado, já que, com isso, ela correria o risco de perder seu grande amor. 

West Shopping – Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande

Câmeras Fotográficas – Do Filme ao Digital

Para celebrar o Dia Mundial da Fotografia (comemorado em 19/08), o West Shopping, em Campo Grande, presenteia os apaixonados por essa arte com a exposição ‘Câmeras Fotográficas – Do Filme ao Digital’, aberta ao público até o dia 3 de setembro. A entrada é gratuita e acontece no Espaço Multiuso (loja 287F). Com curadoria de Malu Ravagnani e do fotógrafo Helcio Peynado, a mostra conta com aproximadamente 70 imagens de máquinas fotográficas que marcaram diferentes épocas, e duas câmeras, também expostas para apreciação do público. Além disso, faz parte do cenário um adesivo interativo para que os clientes façam fotos divertidas e registrem seus momentos no evento.

West Shopping – Estrada do Mendanha, 555, Campo Grande/ RJ. Tel. (21) 3178-9501.

Chichico Alkmim

CHICHICO ALKMIM/instituto moreira salles/Divulgação

Mais de 200 imagens em preto e branco traçam um panorama da cidade mineira de Diamantina no início do século XX. São belos registros capturados por Francisco Augusto Alkmim (1886-1978), conhecido como Chichico Alkmim, em uma alentada exposição que se espalha em ordem cronológica por seis salas do Instituto Moreira Salles. Diferentemente de outros fotógrafos da época, o artista não se limitou a retratar apenas a burguesia, voltando sua câmera para trabalhadores do garimpo, paisagens, casamentos e até mesmo melancólicos funerais de crianças. As imagens, muitas vezes tremidas, acompanham também a evolução da técnica fotográfica.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro.

Exposição “Urbanizia”

Sete artistas, entre eles Benjamin Rothstein, Danielle Cukierman e Henrique Kalckmann, exibem quarenta composições inéditas na coletiva Urbanizia, espalhada por todas as galerias do 2º andar do Centro Cultural Justiça Federal. Pinturas, instalações, vídeos e objetos apresentam um olhar contemporâneo sobre a vida nos grandes centros urbanos. Metropolis, de Luciana Gaspar, integra a lista. Flávio Santoro, Milena Soares e Rosana Diuana completam o time, escolhido sob curadoria de Isabel Sanson Portella e Jozias Benedicto.

Continua após a publicidade

Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 3 de setembro.

Exposição de Pedroluiss

Técnica milenar de criação manufaturada, o bordado ganhou outra funcionalidade nas obras de Pedroluiss. Munido de linha e agulha, o carioca trabalha sobre fotografias encontradas em feiras de antiguidades para inventar histórias a respeito das pessoas retratadas. O resultado pode ser visto na primeira individual do artista, batizada de Fio Condutor, em cartaz a partir de quinta (13). Na abertura, Pedroluiss criará bordados sobre fotos instantâneas clicadas no Centro Cultural Justiça Federal.

Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 3 de setembro.

Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão

Marcio Vasconcelos/Divulgação

Inspiradas por grandes celebrações folclóricas (como o bumba meu boi, do Maranhão, ou o maracatu rural, de Pernambuco), obras de artesãos de todo o país foram selecionadas para a exposição Festa Brasileira: Fantasia Feita à Mão. No Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), a mostra apresenta objetos, adereços, máscaras, vestimentas e instrumentos musicais espalhados por nove ambientes. Os destaques incluem um conjunto de pequenas esculturas assinadas por Vitalino Pereira dos Santos, o renomado Mestre Vitalino (1909-1963) — entre elas Casamento a Cavalo.

Praça Tiradentes, 69, Centro. Terça a sábado, 10h às 17h. Grátis. Até 28 de outubro. Confira aqui a programação completa.

J.Carlos: Originais

Quase 300 originais de José Carlos de Brito e Cunha, o grande desenhista J. Carlos (1884-1950), guiam o passeio pela história da primeira metade do século XX.

Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 22 de outubro.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Guilherme Maia/Divulgação

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir: desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

O essencial é invisível aos olhos

Reprodução/Reprodução

A galeria 1 da Caixa Cultural abriga uma floresta encantada. Idealizada pela dupla VJ Suave, formada pelos artistas audiovisuais Ygor Marotta e Ceci Soloaga, a instalação interativa O Essencial É Invisível aos Olhos mistura realidade virtual e animação em 3D, com o objetivo de apresentar ao espectador novas formas de olhar. Munido de óculos especiais, cada visitante poderá se relacionar como quiser com o cenário virtual, pegando objetos e interagindo com os personagens que encontrar pelo caminho (como o índio na foto acima).

Rua Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 9h às 12h e 13h às 21h. Grátis. Até 15 de outubro.

As Múltiplas Faces da Rainha

Viviane Texeira/Divulgação

Depois do contato com o acervo de pinturas da família real, durante um trabalho de restauro no Museu Nacional de Belas Artes, Viviane Teixeira teve o imaginário tomado pela vida na corte. Esse universo histórico influencia a obra da artista na individual As Múltiplas Faces da Rainha, que ocupa a Galeria Movimento desde o dia 12 de agosto. São exibidos sete desenhos e nove telas de grandes dimensões, a exemplo de Ladies and Gentlemen (foto).

Avenida Atlântica, 4240 (Shopping Cassino Atlântico), Copacabana. Segunda a sexta, 11h às 19h30; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 2 de setembro.

Olimpíada Brasileira de Robótica

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica reúne estudantes de escolas públicas e privadas do Estado do Rio neste sábado (02). No total, cerca de 200 alunos dos ensinos fundamental e médio participarão da competição que envolve tecnologia, talento e inovação. O desafio dos jovens será apresentar robôs inteligentes que devem ser capazes de resgatar vítimas de acidentes ocorridos em locais de difícil acesso, sem o uso de controle remoto ou qualquer intervenção humana. As máquinas precisam cumprir todo o percurso e superar dificuldades que surgem durante a prova. O evento gratuito acontece no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Benfica, das 8h às 18h e é aberto ao público. A competição vai selecionar jovens talentos para a disputa nacional que acontecerá no final deste ano. 

 SENAI de Benfica – Praça Natividade Saldanha, 19 – Benfica

Parque das Ruínas

orquestra-de-sopros-pro-arte-duas-sanfonas-e-uma-orquestra-andrea-nestrea-3.jpeg
Música nordestina ao som de sopros nas ruínas Andrea Nestrea/Divulgação

O Parque das Ruínas recebe neste domingo (3), às 17h, uma apresentação gratuita da orquestra Sopros Pro Arte com o repertório do CD “Duas Sanfonas e Uma Orquestra”, que reúne clássicos nordestinos repaginados ao som de saxofones, clarinetas, trompetes e trombones. Como parte do projeto Música no Terraço, a exibição terá sucessos de Luiz Gonzaga, como o “Baião da Garoa”, além de “Retrato da Vida”, de Djavan e Dominguinhos, e “De onde vem o baião”, de Gilberto Gil e Bebel Nicioli, que formam um repertório sedutor para os amantes da musicalidade nordestina.

Botequim Downtown

Divulgação/Divulgação

De quinta (7) a domingo (10), a 2ª edição do Botequim Downtown reúne no shopping ao ar livre na Barra alguns dos principais redutos do circuito boêmio carioca. O CineBotequim, do Centro, leva suas coxinhas de recheios criativos (R$ 8,00 a 10,00). De Copacabana, chegam pataniscas de bacalhau do Pavão Azul e a charcutaria portuguesa da estreante Tasca Carvalho. Rótulos das cervejarias Jeffrey, Irada!, Brewsil e BottoBier, além de drinques do Meza Bar, harmonizam com os quitutes. A partir das 18h, há shows como o de Marquinhos Diniz e Monarco, no sábado (9). Avenida das Américas, 500, Barra (Shopping Downtown). Quinta (7) a domingo (10), 12h/22h. Entrada grátis.

Festa Chamelamelá

Um carnaval antecipado acontece na Gávea com a 2ª edição da Festa Chamelamelá nesta sexta (1º), às 21h, no Palaphita. O evento é gratuito e promete reunir o melhor da música carnavalesca. Além de muito axé e ritmos latinos como o reggaeton, a banda homônima à festa é uma das atrações tocando clássicos da folia baiana. O encontro é proibido para menores. O espaço está sujeito à lotação e os interessados devem confirmar a participação através do mural do evento. Os portões serão fechados à 1h de sábado (2).

Sinfonia Samsumg Rock

Tercio Esperandio/Divulgação

No domingo (3), violinos, violoncelos, clarinetes e outros instrumentos da Orquestra Juvenil de Heliópolis vão se encontrar com quatro craques da guitarra na Sinfonia Samsung Rock. De graça, na Praia de Ipanema, Luis Sérgio Carlini (da banda Tutti Frutti, que acompanhou Rita Lee nos anos 70), Edgard Scandurra, do Ira!, Lucio Maia (Nação Zumbi) e o caçula Tim Bernardes (líder do grupo paulista O Terno) repassam, ao lado de sessenta jovens músicos, a história do rock em dezoito números. O repertório vai dos anos 60, com Beatles e Rolling Stones, ao BRock de Titãs e Legião Urbana. No caminho, há surpresas para quem curte o psicodelismo do Cream, o punk dos Ramones, o eletrônico do New Order e o grunge do Nirvana, em arranjos de nomes como Wagner Tiso. Domingo (3), 18h. Grátis.

Praia de Ipanema (entre as ruas Henrique Dumont e Aníbal de Mendonça).

Festa Literária da Serra Imperial (FLISI)

Museu Imperial
Museu Imperial Divulgação

O Museu Imperial sedia a abertura da 2ª Edição da Festa Literária da Serra Imperial (FLISI) nesta semana. Este ano o evento homenageia Machado de Assis, celebrando os 120 anos da Academia Brasileira de Letras (ABL), e recebe a presença do poeta e crítico literário Antônio Carlos Secchin. Até este sábado (2), a Festa percorrerá diversos espaços culturais da cidade além do museu, como o Centro Cultural Raul de Leone, a Casa da Educação Visconde de Mauá e a Casa Stefan Zweig. Todos os eventos são gratuitos e os interessados podem conferir a programação completa através do link.

Meditação

Centro de Mindfulness/Divulgação

Neste domingo (3), o gramado da Lagoa Rodrigo de Freitas recebe mais uma sessão gratuita de meditação coletiva. Promovida pelo Centro de Mindfulness, objetivo é ensinar técnicas de concentração. Os organizadores pedem doações de leite em pó para a ONG Viva Rio e Viva Comunidade. O evento está marcado para as 9h30 e os participantes devem levar canga, toalha ou almofada. O ponto de encontro será no gramado em frente ao restaurante Palaphita.

Ipanema – Rua Vinicius de Moraes, 277. (Próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas)

O Cluster

Divulgação/Divulgação

A Casa França Brasil vai receber neste domingo (3) o próximo evento da plataforma multicultural O Cluster. A edição do mês de setembro contará com a entrega do Prêmio Espíritu Libre Novos Sons, que irá consagrar bandas e músicos que possuem trabalhos autorais e que ainda não despontaram na cena musical carioca. Além do Prêmio, haverá expositores de moda, gastronomia e design.

O evento terá pela primeira vez a presença de marcas infantis. As marcas de moda e design Tulli, Poch, Desvio Clin, Ramblas, Quaint, The Nom Brand, Estum, Croma, Etc Carioca, Soda, Benedito, LMTDA Co, Mesclado, Holly, Arara Garimpo, Narooma, 1989 Closet, Mura, BossaPack, Saynalô, Gaia- Ateliê da Natureza, Fécula, Óleos do Brasil também farão parte da edição.

Casa França Brasil – Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro. Domingo (3), das 13h às 21h. Grátis.

Aulão de Ioga

Alexandre Macieira/Riotur
Alexandre Macieira/Riotur Alexandre Macieira/Riotur

Neste sábado (2), às 9h, a academia Puri (R. Jardim Botânico, 224), no Jardim Botânico, comemora o aniversário de dois anos com um aulão de ioga do professor Pedro Salazar, no Parque Lage. Após a aula haverá um passeio de bicicleta guiado até a cachoeira do Horto. A concentração será na academia. O evento é gratuito e aberto ao público. Mais informações através do telefone (21) 3088-7001.

Jardim Botânico – R. Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico

Continua após a publicidade
Publicidade