Como visitar o navio mais bonito do mundo, prestes a atracar no Rio
O Amerigo Vespucci, navio da Marinha italiana, atraca no Píer Mauá no domingo (22) e abre as portas ao público a partir da segunda (23)
Nomeado o “navio mais bonito do mundo”, o Amerigo Vespucci está prestes a atracar na Cidade Maravilhosa, com três dias de visitação gratuita e aberta à população. A parada no Rio faz parte de uma turnê mundial da embarcação. O navio da Marinha italiana começou sua jornada em 1º de julho de 2023, partindo do porto de Gênova, e retornará somente em fevereiro de 2025, após passar por 5 continentes, 3 oceanos, 28 países e 31 portos.
+ Shows no MAR, campeonato de skate e mais programas gratuitos pelo Rio
Considerado a “embaixada flutuante” da Itália, o navio foi criado em 1930 e desde 6 de junho de 1931 atua como navio-escola para alunos da Academia Naval e do Colégio Naval italianos. Depois de parar em Fortaleza (CE), o barco passará no sábado (21) a um quilômetro da orla de Niterói, na Região Metropolitana, para saudar a cidade em comemoração aos seus 450 anos.
A embarcação atracará logo na manhã de domingo (22) no Píer Mauá, na Zona Portuária. A partir da segunda (23), o público poderá conhecer as curiosidades, a história e os detalhes do veleiro histórico, que tem mais de 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura. O navio terá duas sessões por dia de visitas guiadas: das 10h30h às 12h30 e das 16h30 às 19h30, no dia 23, e das 10h30h às 12h30 e das 14h30 às 19h30, nos dias 24 e 25 de outubro. A fila de espera será por ordem de chegada.
Na segunda (23), às 11h, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro (IIC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) vão promover, no Museu Naval (Rua Dom Manuel 15, Praça XV), o encontro científico “Entre o mar e a terra – impactos e propostas de recuperação. Dois países frente a frente”. O evento reunirá pesquisadores italianos e brasileiros para debater suas pesquisas e os avanços nas áreas ambiental e de biologia marinha.
Na mesma data, também será aberta ao público, no Edifício Touring, em frente à Praça Mauá, a exposição “La più bella del mondo” (a mais bela do mundo). Organizada pelo IIC-Rio, com o apoio das empresas Leonardo e Tim, a mostra apresentará aos visitantes os detalhes da icônica embarcação italiana. São cerca de 40 fotografias assinadas pelos fotógrafos italianos Maki Galimberti e Massino Sestini, que esbanjam a beleza da embarcação e retratam os rostos que compõem sua tripulação em cenas raras.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Às 14h, outra exposição também será inaugurada no Museu Naval: “Cores profundas do Mediterrâneo – viagem à descoberta das profundezas do mar”. Realizada também pelo IIC, a exposição reunirá aproximadamente 40 imagens, entre fotos e vídeos, que revelam a vasta vida marinha encontrada no Mar Mediterrâneo, assim como o lixo que a ameaça. Os registros foram feitos em mais de 900 pontos de mergulho da costa italiana, entre 50 e 700 metros de profundidade, com um veículo operado remotamente pelos pesquisadores italianos Michela Angiolillo e Marco Pisapia, do Instituto Italiano de Proteção e Pesquisa Ambiental (ISPRA).