Como vai funcionar a sala de leitura instalada no Engenhão
Espaço com acesso gratuito foi nomeado em homenagem à premiada escritora Ana Maria Gonçalves, autora de Um Defeito de Cor
Um novo espaço para os leitores cariocas será inaugurado nesta quinta (31) na Nave do Conhecimento do Engenhão, na Zona Norte da cidade. Será a primeira sala de leitura instalada em uma das nove naves do município, administradas pela Secretaria municipal de Ciência e Tecnologia.
+ Lançamento da Pequena Lô e mais novidades para conferir na Bienal do Livro
O espaço ganhará o nome da escritora Ana Maria Gonçalves, autora da premiada obra Um Defeito de Cor, que inspirou o próximo enredo da Portela no Carnaval 2024. O romance histórico narra a saga de Kehinde, uma mulher que foi sequestrada aos oito anos no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para a Ilha de Itaparica, na Bahia, para ser escravizada. A presença da escritora mineira está confirmada no evento de inauguração, às 17h.
Com acesso gratuito, o espaço conta com livros doados pela Editora Record – muitos com temáticas ligadas à cultura afro-brasileira. A ideia é que o novo ambiente, criado para incentivar a leitura e a busca por conhecimentos, sirva como um modelo para salas inauguradas futuramente em outras unidades.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“As Naves não se destacam apenas como equipamentos que oferecem recursos tecnológicos e capacitação, mas também como ambientes que propiciam a inspiração e a fluência de ideias. Ao incentivar a leitura, esses centros impulsionam os alunos a explorarem novas possibilidades e a transformarem suas ideias em projetos tecnológicos de impacto”, ressalta a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.