Continua após publicidade

Clássicos e filmes independentes ganham espaço nos centros culturais

Nas mostras, cinema segmentado atrai quem quer fugir do circuito blockbuster. Confira os endereços

Por Jana Sampaio
Atualizado em 2 jun 2017, 12h38 - Publicado em 8 Maio 2015, 18h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fora do circuito onde são exibidos os sucessos de bilheteria, os filmes experimentais ganham espaço nos centros culturais espalhados pela cidade. Seja na Caixa Cultural com mostra Carlos Reichenbach – O Cinema de Autor Brasileiro, seja no Instituto Moreira Salles, que até sexta (22) se dedica exclusivamente à mostra em homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho. De estreias à clássicos do cinema, oito centros culturais incluem longas e curtas na programação. 

    Confira abaixo o roteiro completo:

    Caixa Cultural

    Desde 2006 o centro cultural traz o cinema na programação. A partir desta terça (12), a mostra Achtung! Filmes de Berlim (Cinema 2) fica em cartaz até o próximo dia 24 e exibe 13 longas-metragens e dois documentários, todos inéditos no Brasil, produzidos nos últimos cinco anos na Alemanha e tendo a capital alemã como cenário. Outra programação na Caixa é a mostra Carlos Reichenbach – O Cinema de Autor Brasileiro. Considerado um dos principais expoentes do cinema marginal, o cineasta vai ter a obra revisitada. O público poderá conferir o documentário inédito “Carlos Reichenbach: Relatório Confidencial”, de Eugênio Puppo, além de alguns dos principais filmes do diretor, como Liliam M – Relatório Confidencial (1975) e Garotas do ABC (2003).

    Caixa_cultural_01
    Caixa_cultural_01 ()
    Continua após a publicidade

    Casa Daros

    Clássicos do cinema brasileiro têm lugar cativo no Cine Daros- Mostra Made in Brasil. A mostra Made in Brasil é uma programação paralela à exposição homônima, em cartaz até o dia 9 de agosto. No domingo (17), o filme Homem do Rio (1964) conta a história de um grupo de ladrões que percorrem alguns dos mais emblemáticos cenários brasileiros, como Brasília, Rio e Amazônia. Na semana seguinte é a vez de Orfeu Negro (1959), que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960 e traz músicas de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Para encerrar a mostra, o documentário de Lúcia Murat, O Olhar Estrangeiro (2006) será seguido de debate com a cineasta. As sessões são sempre às 16h.

    Casa Daros
    Casa Daros ()

    Casa de Cultura Laura Alvim

    Continua após a publicidade

    O Centro de cultura contemporânea localizado à beira-mar, em Ipanema, abriga desde galeria de arte à museu e cinema. Com uma programação semanal, a casa apresenta filmes atuais, como as estreias da semana A Vida Privada dos Hipopótamos e o drama Club Sandwich.

    casa de cultura laura alvim
    casa de cultura laura alvim ()

    Centro Cultural Banco do Brasil

    Inaugurado em 1989, o CCBB abriga algumas das exposições mais visitadas da cidade. Mas o cinema segmentado também tem espaço na casa. Exemplo disso é a Mostra Dogma 95, que estreou na última quinta (7). Ao todo, 16 longas sobre um dos movimentos cinematográficos mais controversos da década de 1990 serão exibidos.  A partir do dia 20 de maio, sete filmes estarão na mostra de filmes australianos.

    Continua após a publicidade
    divulgacao_ccbb2
    divulgacao_ccbb2 ()

    Centro Cultural Justiça Federal

    Localizado na Avenida Rio Branco, no coração do centro financeiro do Rio, o CCJF apresenta os festivais O Cubo e Cinefoot. A partir da próxima quinta (14), o 2º Festival O Cubo de Cinema disponibiliza, para o grande público, a programação do canal web O Cubo. O público vai conferir curtas e longas inéditos, reunidos em mostra competitiva, além de debates sobre produção audiovisual independente e direitos autorais. Mais para o fim do mês, entra em ação a 6ª edição do único festival de cinema do Brasil e da América Latina dedicado à exibição de filmes de futebol.

    ccjf
    ccjf ()
    Continua após a publicidade

    Instituto Moreira Salles

    Eleito um dos melhores museus do Rio de Janeiro pela VEJA RIO, o IMS tem no cardápio filmes que homenageiam personalidades importantes do mundo das artes, como a artista plástica Marina Abramovic (que esteve em cartaz até o último dia 30 de abril) e o cineasta Eduardo Coutinho. A partir da próxima quinta (14), o público poderá conferir alguns dos principais filmes do diretor, como Cabra Marcado para morrer (1984), Boca de Lixo (1993) e o documentário Edifício Master (2002), além da estreia Últimas Conversas (2014), última produção de Coutinho.

    ims
    ims ()

    Museu da República

    Continua após a publicidade

    Construído em 1858 como símbolo da economia cafeicultora do Brasil, o Palácio do Catete abriga, desde 1960, o Museu da República. A raiz histórica encontra a arte na escadaria do primeiro para o segundo andar. É ali que está o Cineclube que, até a próxima quarta (13) exibe o longa Um Fim de Semana em Paris (14h, 18h10) e o documentário O Sal da Terra (16h, 20h).

    museu da república

    museu da república

    Publicidade

    Museu de Arte Moderna

    Na cinemateca do MAM, três mostras movimentam o mês de maio. Até dia 2 de junho, o público poderá conferir a 11ª edição do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre. A Fantaspoa apresenta três longas e alguns curtas-metragens. Um dos mais importantes cineastas da história, Ingmar Bergman terá sua obra revisitada. Entre antigos e recentes, catorze filmes serão exibidos a partir deste sábado (9).

    Museu de Arte Moderna
    Museu de Arte Moderna ()
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.