É de graça: o circo chegou para a festa de 1 ano do Museu do Pontal
Nos dias 8 e 9 de outubro, haverá vans gratuitas que levarão os visitantes da estação do metrô Jardim Oceânico ao Museu do Pontal
O clima é de festa no Museu do Pontal, na Barra, que completa um ano da abertura da sua nova sede no dia 8 de outubro. Em comemoração, o museu recebe durante todo o mês de outubro o festival “O Circo Chegou!”, com direito a uma lona montada na Praça-Jardim. O evento contará com mais de 20 atrações circenses no seu primeiro fim de semana, além de uma edição da feira Junta Local. Para facilitar a ida e a volta dos visitantes, vans gratuitas farão o trajeto entre a estação do metrô Jardim Oceânico e o museu.
+ Campeonato de skate na Barra terá atrações de música e cultura urbana
Além da lona de circo, ponto principal do evento, os espetáculos também acontecem em outros espaços como a Sala Multiuso, a fachada e a área verde. A programação traz a apresentação de companhias como Circo Saltimbanco, Punk Rock Circus e Coletivo NOPOK. Em destaque, está uma apresentação dança na fachada do museu feita pela artista Adelly, preparadora e coreógrafa na novela Cara e Coragem, da TV Globo, que estará suspensa por cordas.
Nos dias 8 e 9, do lado de fora da lona, mais de 40 expositores da Junta Local marcam presença com uma curadoria especial de produtos locais para o evento, que inclui hortifruti, pães, queijos, vinhos e cervejas artesanais e comidinhas. Haverá ainda música comandada pelo trio de Juntos com Certeza.
O festival é acompanhado de uma exposição honônima, sob curadoria de Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, com aproximadamente 70 conjuntos de peças. A mostra gira em torno da obra O Circo, do artista niteroiense Adalton Fernandes Lopes (1938-2005), e reúne trabalhos de outros 17 grandes artistas populares. Fotografias que abordam o universo mágico do circo e a comicidade das figuras e festas populares, capturadas por nove fotógrafos, como o francês Pierre Verger e o carioca Ratão Diniz, complementam a exposição.
O museu também traz um recorte da Ocupação Benjamim de Oliveira, exposição do Itaú Cultural que apresenta a vida e a obra do primeiro palhaço negro do Brasil. Nesse recorte da mostra, que foi montada na íntegra na sede da organização, em São Paulo, entre novembro de 2021 a fevereiro de 2022, haverá fotos dos circos e de Benjamim em cena, anúncios dos espetáculos em jornais, revistas e matérias da época e um vídeo sobre a trajetória do artista mineiro.
+ Festival gratuito de cinema no MAM homenageia Jean-Luc Godard
O público ainda poderá visitar as outras cinco exposições do museu, que contam com cerca de 2 000 obras, além de conteúdos audiovisuais, como o jogo digital interativo de danças brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk.
O transporte será gratuito nos dias 8 e 9 de outubro. As vans sairão a cada 15 minutos, a partir das 9h30 até as 19h no sábado e das 9h30 até 16h no domingo. As vans também estarão disponíveis para retorno até o encerramento do evento.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
A programação completa pode ser conferida no site do museu.
Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra (ao lado do condomínio Alphaville Residências). Qui. a dom., 10h/18h (encerramento às 17h30). Horário especial no dia 8/10: 10h/22h. Ingressos gratuitos ou com contribuição voluntária pelo link: https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/. Festival: 8 a 30/10. Exposição: até março de 2023.