Continua após publicidade

Cinema brasileiro em cartaz: mostras no Centro exaltam produção nacional

CCBB exibe produções do cineasta Geraldo Sarno, morto no ano passado, enquanto o CCJF apresenta filmes de estrada, ou 'road movies', tudo de graça

Por Kamille Viola
19 jul 2023, 18h40
Imagem em preto e branco que traz Fernanda Torres e Fernando Alves Pinto, uma mulher e um homem branco de cabelos escuros, à esquerda. À direita da imagem, o mar, com um navio ao fundo.
Terra Estrangeira: longa de Daniella Thomas e Walter Salles traz Fernanda Torres e Fernando Alves Pinto, e será exibido no CCJF (./Divulgação)
Continua após publicidade

O Cinema Brasileiro em Busca da Estrada

A mostra busca apresentar a diversidade da produção nacional de filmes de estrada ou road movies, exibindo curtas, médias e longas-metragens dos anos 1960 até os dias hoje. Alguns são conhecidos do público fã de cinema brasileiro, como os longas Terra Estrangeira (1995), de Walter Salles e Daniela Thomas, que será exibido nesta sexta (21), às 18h30, e Iracema — Uma Transa Amazônica (1974), de Jorge Bodanzky e Orlando Senna, na sessão de sábado (22), às 16h. Veja a programação completa no site do CCJF.

Centro Cultural Justiça Federal. Av. Rio Branco, 241, Centro. Ter. a dom., 16h e 18h30. Grátis. Até domingo (23).

Retrospectiva Geraldo Sarno

Frame do ator Vertin Moura, homem branco com cabelo, barba e bigode escuros, com chapéu de cangaceiro, em preto e branco
Sertânia: último longa dirigido por Geraldo Sarno traz o ator Vertin Moura (Miguel Vassy/Divulgação)

A mostra reúne filmes do cineasta baiano, morto em 2022, aos 83 anos, além de contar com debates. Sarno ficou conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro e a cultura tradicional brasileira: a religiosidade popular, a herança cultural e espiritual afro-brasileira, a literatura de cordel, os santeiros, a memória do cangaço, o artesanato e as formas de cantoria tradicional. Entre os destaques, Tudo Isto me Parece um Sonho (2008), nesta quinta (20), às 18h, e dia 30, às 17h15; Sertânia (2018), último longa do cineasta, em sessão com acessibilidade moviereading, dia 5 de agosto, às 14h; e as cópias novas dos curtas Iaô (1976) e Plantar Nas Estrelas (1978), feitas especialmente para a mostra, com exibição no dia 4, a partir das 16h, e no dia 31, a partir das 18h, respectivamente. Veja a programação completa neste link.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Grátis. Retirada de ingresso no dia da sessão, a partir das 9h. Até 7 de agosto.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.