Cinco destaques da exposição interativa em homenagem a Ayrton Senna
Com o uso de geração de voz por inteligência artificial, mostra conta a história piloto com narração do próprio atleta, além de itens que pertenceram a ele
Depois de passar por São Paulo, Porto Alegre e Recife, chega ao Rio a exposição Eu, Ayrton Senna da Silva — 30 Anos, que celebra três décadas do legado do ídolo, morto em 1º de maio de 1994, aos 34 anos. Em cartaz no VillageMall, a mostra imersiva é conduzida narrativa é o piloto de Fórmula 1, que convida os visitantes a conhecer ou relembrar sua brilhante trajetória.
Com o uso de tecnologias inovadoras, como modelagem 3D realista combinada com geração de voz por inteligência artificial, o próprio atleta conta sua história em cada uma das salas. Além disso, a exibição conta com tecnologias multissensoriais e cenários imersivos.
+ Peça de Osmar Prado e mais estreias teatrais para ver no fim de semana
Ela conta com doze salas e é dividida em dez áreas temáticas: Esta é a Minha História, Aqui eu Sou o Beco: Memórias de Infância, Paixão Pela Velocidade e Outros Hobbies, Sala do Kart: Oficina do Ayrton, Inglaterra — Momento da Escolha, Por Dentro da Minha Mente, Rei da Chuva, Vencer é Possível, Senna Me Inspira e Muito Pela Frente.
A exposição conta com itens que pertenceram a Senna, como o uniforme e o capacete da McLaren, além de abordar histórias da infância do piloto, sua relação com o kart, as vitórias em competições mundiais de Fórmula 1, além de mostrar como Senna se tornou inspiração para crianças e adultos do mundo todo — o também piloto Lewis Hamilton, um dos maiores nomes da Fórmula 1 hoje, já declarou diversas vezes que o brasileiro é seu ídolo.
Considerado um dos principais pilotos da história do automobilismo e um dos maiores heróis contemporâneos do nosso país, Ayrton Senna da Silva conquistou 41 vitórias na Fórmula 1, 65 pole positions e três campeonatos mundiais. Em sua trajetória nas pistas, disputou em todas as categorias: Kart, Fórmula Ford (1600 e 2000), Fórmula 3 e Fórmula 1, além de ter passado por quatro grandes escuderias: Toleman, Lotus, McLaren e Williams.
Veja cinco destaques da mostra:
1. Esta é a Minha História
A abertura da exposição traze um vídeo com imagens de como o público conhece Ayrton Senna e, em seguida, o piloto assume a condução da história, em uma inversão de narrativa.
2. Aqui Eu Sou o Beco: Memórias de Infância
Por meio de fotos e áudios, esse espaço, que faz referência ao apelido do atleta em família, traz as memórias da infância e adolescência de Senna, a vivência do piloto em casa, além de mostrar a sua fé em Deus.
3. Sala do Kart: Oficina do Ayrton
Nesse espaço é apresentada a habilidade do piloto com a mecânica e seu histórico no kart. Seu hábito de desmontar e montar o kart levou seu pai, Milton da Silva, a construir uma oficina em sua casa. Essa área ainda conta com um jogo de mecânica de kart, que utiliza a tecnologia Kinect, com sensor de movimentos.
4. Rei da Chuva
Senna era reconhecido por ser o melhor piloto do mundo em pistas molhadas. Nessa área, o público tem uma experiência cenográfica, com uma projeção que traz a sensação de chuva, para lembrar os momentos em que os torcedores do atleta vibravam, por saber de sua habilidade nessas condições.
5. Vencer é Possível
Principal atração da exposição, a sala traz uma projeção imersiva com alguns dos momentos mais emocionantes da Fórmula 1. Com mensagem motivacional, tem objetivo como mostrar como o piloto brasileiro inspira as pessoas a vencerem.
VillageMall. Área de eventos do SS1. Avenida das Américas, 3900, Barra. Ter. a sáb., 11h/22h. Dom. e fer., 13h/20h. R$ 22,50 a R$ 45,00. Ingressos pelo Sympla. Até 23 de junho.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui