Cinco anos sem Marielle: Praça Mauá será palco de homenagens à vereadora
Show com Marcelo D2, Luedji Luna e Criolo, inauguração de estátua e lançamento de plataforma estão entre as ações quem pedem justiça no caso
Nesta terça (14), o festival Justiça Por Marielle e Anderson, na Praça Mauá, lembra os cinco anos do assassinato da vereadora e seu motorista, e cobra uma solução para o caso: até hoje não se sabe quem foi o mandante do crime.
+ No streaming ou no cinema? Como assistir aos filmes vencedores do Oscar
A programação começa às 8h, quando a escultura Corte Seco — Marielle, que foi doada pelo artista Paulo Nazareth para o Instituto Marielle Franco, será inaugurada no Museu de Arte do Rio (MAR). A obra tem 11 metros de altura. As famílias de Marielle e Anderson e o comitê de organizações que acompanham as investigações falarão para a imprensa no ato, nos pilotis do museu.
Em seguida, às 10h, a Igreja Nossa Senhora do Parto, próxima à estátua de Marielle no Buraco do Lume, no Centro, recebe a já tradicional missa em memória dos dois. Às 13h, novamente no MAR, acontece o lançamento do Boletim da Segurança Pública da Maré, da ONG Redes da Maré.
+ 50 anos de Cosmococa: Parque Lage inicia tour comemorativo internacional
Já o Museu do Amanhã disponibilizará até 30 de abril um totem interativo com texto de passo a passo, vídeo e imagens de Marielle Franco para oferecer aos visitantes a possibilidade de acessar a plataforma A Voz de Marielle, lançada em parceria com o Instituto Marielle Franco, em seus celulares.
+ Última chance: como comprar ingressos para o show do Coldplay no Engenhão
A iniciativa utiliza ferramentas de reconhecimento facial para conectar imagens da vereadora (sejam físicas ou digitais, ilustrações, grafites ou fotografias) a trechos de alguns de seus discursos mais importantes.
+ Festival no Estação homenageia diretoras pioneiras do cinema brasileiro
Às 18h, começam os shows do festival, em um palco montado na Praça Mauá, com nomes como Djonga, Marcelo D2 Luedji, Bia Ferreira, Deize Tigrona e Bateria da Mangueira, entre outros, além da participação especial de Criolo. As apresentações vão até 23h.
+ Andréa Beltrão volta aos palcos com o monólogo Antígona
O Instituto Marielle Franco também convida o público a participar das ações. Às 10h desta terça (14), haverá um tuitaço (postagem em massa no Twitter) com as hashtags #JustiçaPorMarielleEAnderson e #5AnosSemRespostas.
+ A nova mostra do Memorial Getúlio Vargas, na Glória, e mais exposições
Além disso, quem quiser organizar uma atividade no #MarçoPorMarielleEAnderson em sua cidade, em qualquer lugar do mundo, basta inscrever o evento no site do instituto. Valem ações nas ruas, lives, vídeos, rodas de conversas e outros formatos que ajudem a ecoar o pedido por justiça no caso.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui