Continua após publicidade

CCBB 35 anos: mostra sobre prédio da Primeiro de Março inicia comemorações

Exposição, que abre neste sábado (29), reúne imagens históricas, documentação, ensaios fotográficos, vídeos, depoimentos e mobiliários, entre outros

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
26 jun 2024, 16h35
Prédio do CCBB: edifício tem história contada em nova mostra (AF Rodrigues/Divulgação)
Continua após publicidade

As comemorações dos 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro têm seu pontapé neste sábado (29), quando abre a exposição Primeiro de Março 66 — Arquitetura de Memórias, que conta a história do emblemático edifício por meio de imagens históricas, documentação, ensaios fotográficos, vídeos, depoimentos e mobiliários, entre outros itens.

Com curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, a mostra apresenta o prédio como um ser vivo, que, localizado no centro histórico da cidade, tem sua trajetória profundamente entrelaçada com o Rio e a cultura nacional.

+ Programação clássica tem orquestra de solistas, concerto no Forte e OSB

ccbb-35-anos
CCBB: a claraboia da rotunda, item mais marcante do prédio, em fotografia presente na nova exposição (Thais Alvarenga/Divulgação)

Desde sua construção, no século XIX, até sua fase atual, como um importante espaço cultural, o prédio testemunhou diversas transformações no espaço urbano e na sociedade brasileira, refletindo diferentes contextos sociais, urbanos e institucionais ao longo do tempo.

Continua após a publicidade

Entre os destaques da exibição, estão preciosidades do arquivo histórico da instituição e um ensaio exclusivo criado pela artista visual Moara Tupinambá a partir de imagens dele, além de ensaios de três fotógrafos contemporâneos: AF Rodrigues, fotojornalista da agência Imagens do Povo; Thais Alvarenga, fotógrafa e arte-educadora; e Bruno Bou Haya, fotógrafo especializado em memória.

Compartilhe essa matéria via:

Além disso, a exposição contará com uma intervenção fotográfica de Thiago Barrosa e uma trilha musical composta especialmente para ela por Marcos de Souza. Também será lançado um livro com o conteúdo da exposição, com textos de especialistas como o historiador Luiz Antônio Simas, a professora de literatura Maria Inês Azevedo e o arquiteto e professor José Pessoa.

Continua após a publicidade

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, 4º andar, Centro. Qua. a seg., 9h/20h. Grátis. De 29 de junho a 16 de dezembro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.