CCBB 35 anos: mostra sobre prédio da Primeiro de Março inicia comemorações
Exposição, que abre neste sábado (29), reúne imagens históricas, documentação, ensaios fotográficos, vídeos, depoimentos e mobiliários, entre outros
As comemorações dos 35 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro têm seu pontapé neste sábado (29), quando abre a exposição Primeiro de Março 66 — Arquitetura de Memórias, que conta a história do emblemático edifício por meio de imagens históricas, documentação, ensaios fotográficos, vídeos, depoimentos e mobiliários, entre outros itens.
Com curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, a mostra apresenta o prédio como um ser vivo, que, localizado no centro histórico da cidade, tem sua trajetória profundamente entrelaçada com o Rio e a cultura nacional.
+ Programação clássica tem orquestra de solistas, concerto no Forte e OSB
Desde sua construção, no século XIX, até sua fase atual, como um importante espaço cultural, o prédio testemunhou diversas transformações no espaço urbano e na sociedade brasileira, refletindo diferentes contextos sociais, urbanos e institucionais ao longo do tempo.
Entre os destaques da exibição, estão preciosidades do arquivo histórico da instituição e um ensaio exclusivo criado pela artista visual Moara Tupinambá a partir de imagens dele, além de ensaios de três fotógrafos contemporâneos: AF Rodrigues, fotojornalista da agência Imagens do Povo; Thais Alvarenga, fotógrafa e arte-educadora; e Bruno Bou Haya, fotógrafo especializado em memória.
Além disso, a exposição contará com uma intervenção fotográfica de Thiago Barrosa e uma trilha musical composta especialmente para ela por Marcos de Souza. Também será lançado um livro com o conteúdo da exposição, com textos de especialistas como o historiador Luiz Antônio Simas, a professora de literatura Maria Inês Azevedo e o arquiteto e professor José Pessoa.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, 4º andar, Centro. Qua. a seg., 9h/20h. Grátis. De 29 de junho a 16 de dezembro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui