Continua após publicidade

É 0800! Casuarina e Empolga às 9 na Cinelândia e mais programas grátis

Agenda traz ainda Marcelo D2 e Os Garotin no Parque das Figueiras, abertura de exposição no MAR e o evento Fest & Arte, no Parque Glória Maria

Por Kamille Viola
Atualizado em 9 ago 2024, 14h04 - Publicado em 8 ago 2024, 20h24
joão-cavalcanti
João Cavalcanti: cantor se junta a seu antigo grupo, Casuarina, em show beneficente (André Rola/Divulgação)
Continua após publicidade

Casuarina e Empolga às 9

O Bailão do DJ Júlio Elemesmo terá shows do Casuarina, com sua formação original, trazendo o vocalista João Cavalcanti, e do bloco Empolga às 9. O evento irá arrecadar doações para o DJ, que ficou internado por dois meses e, devido a complicações pós-cirúrgicas, precisou passar pela amputação de sua perna e de dedos da mão e do outro pé, justamente quando sua esposa, Maíra, estava na reta final da gravidez. Agora, ele precisa continuar a reabilitação e iniciar o processo de preparação para as próteses.

Bar Amarelinho. Praça Floriano, s/nº, Centro. Sáb. (10), 13h/22h. Grátis. Contribuições pelo Sympla.

Chefs na Praça

Com curadoria de Elia Schramm (Babbo e Si-Chou,) e Patrick Szklarz (Jappa da Quitanda), o evento conta com chefs de casas da vizinhança, como Thomas Troisgros (Toto) e Bruno Katz (Nosso) vendendo receitas por preços que variam de R$ 30,00 a R$ 50,00. A programação traz ainda as rodas de samba do Cozinha Arrumada, no sábado (10), e do Sambotica, no domingo (11), sempre às 18h.

Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema. Sáb. (10) e dom. (11), 12h/22h. Grátis.

Corona Olympic Sunsets

marcelo-d2
Marcelo D2: artista se apresenta de graça no projeto Corona Olympic Sunsets (Vanessa Carvalho - Brazil Photo Press/Divulgação)

O evento tem exibição de disputas, gastronomia, atividades de saúde e bem-estar, rodas de conversa e workshops sobre sustentabilidade e esportes, shows e apresentação de DJs. No sábado (10), acontece o evento Roda de Som (17h) e o show de Marcelo D2 (19h30). No domingo (11), é a vez de Sambotica (16h) e Os Garotin (19h30). Ainda há um lote disponível de ingressos para cada show.

Continua após a publicidade

Parque das Figueiras, Lagoa. Sex., 12h/22h. Sáb. e dom., 8h/22h (entrada livre das até 14h). Grátis. Para ter acesso a partir das 15h, é preciso retirar o ingresso antecipadamente pelo Sympla.

Fest & Arte

Em sua 11ª edição, o evento terá 17 montagens em competição, sendo cinco infantis. A peça Traçante, do diretor e dramaturgo Zé Alex, da Cia Enviezada, irá abrir a sessão de espetáculos adultos no sábado (10), a partir das 17h30, fora do concurso. Além disso, Clauky Boom irá expor seus desenhos e pinturas, e recitará poemas de seu novo livro, Na Mira da Rima (ed. Patuá), e Nathascha Francis apresentará, nos dois dias, a performance Poemas Expressos, com versos criados a partir de histórias contadas pelo público. A programação contará ainda com as exposições Curumim, de Nando Donato, e Encantados, de Mandacaru Karajá; a exibição de quatro curtas da cineasta Patrícia Azevedo e DJ WatermheloW nos intervalos.

Parque Glória Maria. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Sáb. (10) e dom. (11), 13h/20h. Grátis.

Festival Margem Visual

Dedicado à arte periférica, o evento chega ao seu último dia. A programação conta com seminários de nomes como Pajé Rita Tupinambá, Rastros de Diógenes, Quadrilha Junina Estrela Dourada, Padrê Coletivo, na Sala Mestre Marçal; e performances de nomes como Macedo Griot e Preta Evelin, além de show de Preta Queen B Rull, na Praça Madame Satã.

Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab). Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sáb. (10), 10h. Grátis.

Continua após a publicidade

Ideias Radicais Sobre o Amor

panmela-castro-marisa-monte
Panmela Castro: fotografia mostra a artista retratando Marisa Monte na série Vigília (Gabriel Andrade/Divulgação)

Nome de destaque da cena contemporânea, Panmela Castro apresenta 17 trabalhos nesta exposição, sendo dez inéditos, entre performances, fotografias, pinturas, esculturas e vídeos. Temas como afetividade, solidão, visibilidade, empoderamento, autocuidado e memórias norteiam as criações. Algumas obras são participativas, como Chá das Cinco, que convida o público a tomar a bebida e a compartilhar conselhos com outros visitantes da exposição através de bilhetes deixados debaixo do pires. Na abertura, nesta sexta (9), a mostra tem entrada gratuita. A exposição conta com três telas em branco da série Vigília no Museu, que serão pintadas à noite, quando o espaço estiver fechado ao público. Além disso, 50 fotografias com registros da série Vigília fazem parte da mostra.

Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Sex. (9), 17h. Grátis.

Jaime Alem

Atração do projeto Sextas InstrumentaisJaime Alem (violão e violas em várias afinações) se apresenta ao lado de João Carlos Coutinho (piano e acordeom), João Bustamante (violoncelo), Bruno Aguilar (contrabaixo elétrico e acústico) e Reginaldo Vargas (bateria e percussão). O repertório passa por diversos ritmos e inclui composições próprias e releituras de músicas como Juazeiro (de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), Luar do Sertão (de João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense) e Andorinha, Garoto e Stone Flower (todas de Tom Jobim)

Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (9), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço ou a partir das 18h na bilheteria.

Ocupação Iboru

No encerramento da exposição Alakorô, de Sérgio Marimba, o espaço recebe uma série de atividades no sábado (10). A programação começa com Marcelo D2 e Donniejay fazendo back2back (11h). Em seguida, acontecem uma visita guiada e um bate-papo com Marimba, Bianca Ramoneda, D2 e Luiza Machado (13h). Donniejay volta a assumir o som (15h) e o evento termina com pocket-show de Nívea Magno (16h30).

Continua após a publicidade

Quintal dos Botecos

O evento no shopping reúne petiscos e bebidas de bares como Bode Cheiroso (Maracanã), Boteco do Teixeira (Duque de Caxias), Bar da Portuguesa (Ramos), Matuto Nordestino (Barra) e Suru Bar (Lapa). O fim de semana é embalado por shows de Marcelle Britto, na sexta (9), às 20h; Cacique de Ramos, no sábado (10), às 20h; e, no domingo (11), Samba Xoxó (14h) e Arruda (19h).

Downtown. Avenida das Américas 500. Sex. a dom.,12h. Até 18 de agosto. Grátis.

Continua após a publicidade

Rio Blues Festival

Além de shows de música, o evento terá vinhos, drinques, cervejas artesanais, hambúrguer, acarajé, pizza e outras opções de comida, produtores de moda e artesanato, e espaço kids. A programação traz artistas de blues, rock, soul, folk e country music. No sábado (10), as atrações são Jubal Troupe, RJ Café Band, Sérgio Diab, Terra Blues Band e Pé de Cabra. Domingo (11) é a vez de Lady Riff, The Bang Blues, Brigitte Merlot, Danny Boy Bizzy e Whisky Blues Band.

Aterro do Flamengo, Altura do Assador Rio’s. Sáb. (10) e dom. (11), 13h. Grátis.

Rio Cello

Celebrando seus 30 anos, o festival vai até 19 de agosto e passa por diversos espaços da cidade. Na sexta (9), tem OSB Jovem com Allen Harrington, Kerry Duwors, Judith Kehler, Minna Chung e Miguel Braga (19h) na Cidade das Artes. No sábado (10), as atrações são o Quarteto da Universidade de Manitoba, do Canadá (13h), no Museu da República e a Orquestra de Cordas de Volta Redonda (15h), no Teatro Odylo Costa Filho, na Uerj. No domingo (11), a violoncelista Emilia Valova e a pianista Katia Balloussier (13h) fazem recital no Museu da República e o Quarteto da Universidade de Manitoba se apresenta no Teatro Noel Rosa, na Uerj.

Cidade das Artes. Teatro de Câmara. Avenida das Américas, 5300, Barra. Sex. (9), 19h. Museu da República. Rua do Catete, 153. Sáb. (10) e dom. (11), 13h. Uerj. Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã. Sáb. (10) e dom. (11), 15h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.