Continua após publicidade

Bate-papo de Simas com D2 na Ocupação Iboru e mais programas 0800 no Rio

Roteiro gratuito traz ainda Circuito Interno na Fábrica Bhering, shows no festival Gamboa de Portos Abertos, homenagem a Nelson Sargento e mais

Por Kamille Viola
Atualizado em 4 out 2024, 21h37 - Publicado em 4 out 2024, 20h13
Simas: professor vai colocar discos de samba e comentar as obras
Luiz Antonio Simas: professor ministra aula pública no Instituto Unicirco e depois participa de bate-papo na Ocupação Iboru, ambos no sábado (5) (Michelle Beff/Divulgação)
Continua após publicidade

Academia Brasileira de Artes Carnavalescas (Abac)

Recém-aberta, a instituição, criado por Milton Cunha e Célia Domingues, irá promover a cultura do samba, oferecendo cursos, palestras, oficinas e debates, além de preservar a memória dos artistas que foram importantes para a história do samba. O espaço também terá apresentações musicais e de dança, e promete ser um ponto de encontro de blocos e escolas de samba. Neste domingo (6), ele abre das 10h às 18h e terá exibição de filme.

Travessa do Ouvidor, 9, Centro. Dom. (6), 10h/18h. Grátis.

Circuito Interno Bhering

O evento na antiga fábrica desativada conta com ateliês abertos com exposições e atividades, gastronomia e show de chorinho e MPB com a cantora Luz Fogaça (17h/19h).

Continua após a publicidade

Fábrica Bhering. Rua Orestes 28, Santo Cristo. Sáb. (5), 10h/20h. Grátis.

+ Agenda de shows da semana tem despedida do Soweto, Don L e Jards Macalé

Gamboa de Portos Abertos

O fim de semana do evento, que é todo gratuito, tem diversas atrações musicais. Vários deles acontecem na Praça da Harmonia: no sábado (5), ela recebe shows como o que reúne Ithamara Koorax e Marcel Powell, às 19h30; e o da big band Abayomy, com seu som que mistura afrobeat e outros ritmos afrodiaspóricos, às 21h. No domingo (6), é a vez de nomes como Jaime Alem Quinteto, às 18h; Rita Benneditto com o duo Yamí, formado por Marco Lobo (percussão) e Federico Puppi (violoncelo), às 19h30; e a Orquestra Uirapuru, 21h. Já Centro Carnavalesco Onça Preta recebe no sábado, às 14h, o encontro dos blocos Não Monogamia Gostoso Demais, Lambabloco e Bloco dos Inconfidentes.

Continua após a publicidade

Praça da Harmonia, Gamboa. Sáb. (5), 19h30 e 21h. Dom. (6), 18h, 19h30 e 21h. Grátis. Centro Carnavalesco Onça Preta. Rua Camerino, 58, Gamboa. Sáb. (5), 14h. Grátis.

Luiz Antonio Simas em dose dupla

Neste sábado (5), o historiador e compositor ministra duas aulas gratuitas seguidas. A primeira acontece na sede do Unicirco, onde ele fala sobre tema Encantarias da Quinta, o Circo é o Quintal do Mundo, discorrendo sobre a cultura popular brasileira e a Quinta da Boa Vista, onde o instituto atua há 14 anos. Em seguida, na Ocupação Iboru, idealizada por Marcelo D2 e Luiza Machado, ele, que é parceiro do cantor em diversas músicas do álbum Iboru (2023), participa de um bate-papo sobre arte e criatividade com  o artista Elian Almeida (que está em cartaz no local com a mostra Bibliografia da Pintura) e D2, com mediação de Luiza Machado, às 17h.

Sede do Instituto Unicirco. Quinta da Boa Vista, gramado em frente ao BioParque do Rio. Rua Catalão s/nº, São Cristóvão. Sáb. (5), 14h. Grátis. Ocupação Iboru. Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Sáb. (5), 17h. Grátis.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Maracutaia

Nascido em 2005, como um grupo de maracatu, o Maracutaia faz uma reverência às Nações de Baque Virado, conectando Rio e Recife. Ao longo do tempo, foi se tornando um grupo de ritmos e danças populares do Brasil, abrangendo outros estilos. O grupo dá início às comemorações de seus 20 anos de existência.

Prainha da Glória. Sáb. (5), 15h. Grátis.

Continua após a publicidade

Mulheres na Xilogravura

A recém-aberta mostra destaca o papel das mulheres na xilogravura, expressão ainda predominantemente associada aos homens, propondo uma reflexão sobre a visibilidade feminina na arte. A exposição reúne obras de quatro xilogravadoras do estado de São Paulo: Regina Drozina, Nireuda Longobardi, Lucélia Borges e Gabrielle Longobardi

Sala do Artistas. Centro Nacional de Folclore. Rua do Catete 179. Ter. a sex., 10h/18h. Sáb. e dom., 13h/17h. Grátis. Até 24 de novembro.

+ Como conseguir ingressos para o show da Shakira no Engenhão em fevereiro

Continua após a publicidade

Samba! Agoniza Mas Não Morre — Nelson Sargento 100 Anos

O show em homenagem ao centenário de nascimento do sambista reúne Lazir Sinval, Mingo Silva e Ronaldo Mattos (filho do mangueirense ilustre), sob a direção musical de Luís Filipe de Lima.

Arena Fernando Torres. Parque Madureira. Rua Bernardino Andrade, 200. Sáb. (5), 19h. Grátis. Ingressos pelo Rio Cultura.

Samba do Sacramento

O cantor Marcos Sacramento comenta o samba mensal, onde recebe convidados a cada edição, além de contar com a discotecagem do trio Juntos Com Certeza. O evento é feito em parceria com a Junta Local, que assina a curadoria dos comes e bebes. O artista comemora o lançamento de seu mais recente single, sua interpretação de Voltei, de Baden Powell e Paulo César Pinheiro. 

Em frente à Junta Local. Rua do Mercado, 35, Centro. Sáb. (5), 18h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.