Babilônia, papo com Nando Reis e mais programas grátis do fim de semana
Agenda 0800 traz ainda mostras de cinema no CCBB, aberturas de exposições no Museu Histórico da Cidade e roda de samba no Al-Farabi, entre outros
Babilônia Feira Hype
O evento reúne produtores de melhor de moda, design, bem-estar, gastronomia e variedades selecionados pela curadoria do Instituto Brasileiro de Cultura, Moda e Design (Inbracultmode). Além disso, esta edição terá shows de bandas formadas pelos alunos da School Of Rock no Palco Hype. Para os pequenos, haverá a apresentação Mágico Janjão, as oficinas criativas de pintura, customização de bolsas e bonecos do Ateliê Alegria Alegria, e o Parquinho Hype, com cama-elástica, jump, carrinhos elétricos e brinquedos infláveis. No sábado (19) e domingo (20), às 17h, o emblemático estilista Luiz de Freitas e sua biógrafa, Dininha Morgado, lançam e autografam o livro Eu, Luiz de Freitas, Mr. Wonderful.
Parque das Figueiras. Avenida Borges de Medeiros, s/nº, Lagoa. Sáb. (19) e dom. (20), 13h/21h. Grátis;
Bate-Papo com Nando Reis
O cantor e compositor participa do projeto Parque de Ideias em um bate-papo de lançamento do seu livro Pré-Sal (ed. WMF Martins Fontes). A obra é reúne desenhos, colagens, fotos, ilustrações e fragmentos da memória do compositor que remetem à sua infância e que se baseiam na música Pré-Sal, lançada por ele no disco Sei (2012) e que, de acordo com o artista, é sua canção mais autobiográfica.
Biblioteca Parque. Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro (entrada pela Rua da Alfândega). Sex. (18), 14h30/16h30. Grátis. Ingressos pelo Sympla ou no local, uma hora antes do início do evento.
Cine Jardim
Com curadoria de Dom Filó, o evento, que acontece todo terceiro sábado do mês, conta com a exibição de dois curtas nesta edição. De Dentro do Quarto, dirigido por Paula M. Urbinati, narra a trajetória de um garoto que desperta em um quarto sem lembranças e que, aos poucos, ganha coragem para descobrir o que há do lado de fora. Já O Tempo é um Pássaro, de Yasmin Thayná, mostra a busca por pertencimento de Zuri, que tenta reencontrar sua identidade cultural.
Jardim Suspenso do Valongo. Rua Camerino, s/nº, em frente ao número 48, Saúde. Sáb. (19), 18h30. Grátis. Ingressos pelo Sympla.
Cinemateca do MAM e CCBB
O CCBB recebe diversas atividades organizadas pela Cinemateca do MAM, como exibições de filmes. Nesta sexta (18), às 18h, a atração é o filme Carta de Uma Desconhecida, de Max Ophüls. No sábado (19), é a vez de A Última Gargalhada (1924), de F.W. Murnau, às 16h, e Year of the Horse (1997), de Jim Jarmusch, às 18h. O domingo (20) traz Um Mais Um (1968), de Jean-Luc Godard, às 16h, e Gimme Shelter (1970), de Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Programação completa no site do CCBB. Grátis. Ingressos gratuitos, disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou no site.
Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul
Em sua 17ª edição, o evento irá exibir 128 filmes de cineastas brasileiros, africanos, caribenhos e de outras diásporas, além de oferecer atividades formativas. Entre os destaques, estão três eventos que acontecem no Cine Odeon: uma masterclass o pensador e imortal da ABL Ailton Krenak, nesta sexta (18), às 11h30; a sessão de Kasa Branca, de Luciano Vidigal, vencedor de quatro prêmios no Festival do Rio, sexta (18), às 21h; e a homenagem a Antonio Pitanga, no mesmo local, neste sábado (19), a partir das 21h, na exibição do longa dirigido pelo artista, Malês.
Cine Odeon. Praça Floriano, 7, Centro. De sexta (18) a 25 de outubro. Programação completa neste link. Grátis. Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Dias 22 e 23 de outubro. Grátis. Museu do Amanhã. Praça Mauá, 1, Centro. Dia 24 de outubro. Programação completa neste link. Grátis.
Mostra Léa Garcia
A seleção homenageia os 90 anos de nascimento da atriz, morta em 2023, exibindo filmes protagonizados por ela, um dos grandes nomes das artes dramáticas no país. Nesta sexta (18), às 18h, será exibido M8 — Quando a Morte Socorre a Vida (2019), de Jeferson De. Sábado (19) é a vez dos longas Cruz e Souza — O Poeta do Desterro (1998), de Sylvio Back, às 16h, e Ladrões de Cinema (1977), de Fernando Campos, às 18h. No domingo (20), às 15h, a atração é Compasso de Espera (1973), de Antunes Filho.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Programação completa no site do CCBB. Grátis. Até 4 de novembro.
Museu Histórico da Cidade
O museu recebe neste sábado (19) as aberturas de duas novas exposições. Giras na Terra, Giras no Mar, de Luanda, conta com 13 obras, entre pintura e cerâmica, e um documento da coleção do museu. Com curadoria de Fernanda Pequeno, a mostra apresenta um trabalho artístico em estreita relação com a umbanda. Às 12h, a artista apresenta uma performance com a comunidade de terreiro Tenda Espírita Umbanda da Paz Caboclo Junco Verde, vizinha ao museu. Já O Mistério das Coisas por Baixo das Pedras e dos Seres tem curadoria de Fabricio Faccio e reúne 36 artistas, entre nomes consagrados e talentos em ascensão, com obras que dialogam com questões urgentes relacionadas ao meio ambiente, à sustentabilidade e à convivência entre diferentes formas de vida. São criações de nomes como Athos Bulcão, Carlos Zilio, Jeane Terra, Nuno Ramos e Carolina Kasting, que realiza, também no sábado (19), às 14h, a performance Amar-u: Corpo-Expandido Ciborgue. Já
Estrada Santa Marinha, s/nº, Gávea. Abertura: Sáb. (19), 12h e 14h. Visitação: Ter. a dom., 9h/16h. Grátis. Até 5 de janeiro de 2025.
Roda na Rua
Em sua segunda edição, o evento recebe como convidados Gabriel da Muda e amigos, com um repertório baseado em sambas de terreiro e partidos-altos.
Al-Farabi. Rua do Mercado, 34, Centro (entrada pelo Boulevard Olímpico). Sáb. (19), 14h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui