Continua após publicidade

Artesãos de Pernambuco trazem novidades da moda carnavalesca para o Rio

Doze artistas de Recife, Olinda e cidades do Agreste exibem suas criações durante a CasaBloco, na Lagoa até domingo (24)

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 abr 2022, 11h58 - Publicado em 19 abr 2022, 00h27
Foto mostra artesã
Xuruca Pacheco: veste artistas como Carlinhos Brown, Almério, Toni Garrido e Fafá de Belém (Reprodução/Instagram)
Continua após publicidade

A pluralidade cultural e a criatividade dos artistas pernambucanos poderão ser conferidas no segundo final da programação da CasaBloco. A convite da designer e produtora Lu Ribeiro, que responde pela curadoria do Espaço Pernambuco, montado no Monte Líbano, na Lagoa, doze artistas do Recife, Olinda e de cidades do agreste desembarcam no Rio para apresentar suas mais recentes coleções e criações inspiradas no festival que mistura carnavais.

+ CasaBloco reúne 33 atrações em seis dias de programação

“O carnaval do nosso estado é cultura, vida, tradição e modernidade, elementos muito presentes no meu DNA criativo”, revela o figurinista Eduardo Ferreira, que estudou criação e estilo com Marie Ruckie, diretora do Studio Berçot, de Paris, e veste Carlinhos Brown, Tom Zé, Elba Ramalho e Almério. As peças da coleção criada especialmente para a CasaBloco são inspiradas nas cores do maracatu e na força dos orixás femininos.

O Espaço Pernambuco foi pensado para reforçar o trabalho de artistas que têm o multiculturalismo e a irreverência forjados a partir das influências do dueto frevo-maracatu e da pujança de uma vasta gama de manifestações, tradições e talentos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

“A atmosfera única de um evento multicultural, como é a CasaBloco, é decisiva para que os artistas, que integram a cadeia produtiva da economia criativa pernambucana, apresentem as pessoas que fomentam, por meio de multilinguagens, o carnaval do Nordeste. Nós acreditamos na potência do intercâmbio cultural que reverbera a força da nossa brasilidade, na junção de ideias e na troca de experiências”, destaca Lu Ribeiro.

A estilista quer proporcionar ao público uma experiência sensorial completa, a partir da realização de desfiles, performances e várias surpresas ao longo da programação.

Outro destaque do novo Espaço é o trabalho da atriz e figurinista Xuruca Pacheco, presente na primeira edição da CasaBloco, em 2018, e conhecida pelo trabalho com materiais recicláveis coletados no agreste pernambucano. Xuruca, que veste Carlinhos Brown, Almério, Toni Garrido e Fafá de Belém, trará para o Rio de Janeiro peças, com destaque para os adereços de cabeça, produzidas a partir de malhas e tecidos trançados e latas bordadas.

Continua após a publicidade

+ Diogo Nogueira avalia convite para participar de série de TV

“O Carnaval transforma as pessoas que tiram as máscaras da vida e buscam a felicidade. O carro chefe do meu trabalho são as criações para o Carnaval. Apesar de termos ficado dois anos sem festividades em Pernambuco, a energia da festa segue intacta dentro da gente. Até porque o nosso estado é o berço dos maiores músicos do Brasil”, lembra Xuruca, responsável pelo figurino do espetáculo A Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém.

Um dos estilistas preferidos de estrelas como Anitta, Gisele Bündchen e Gaby Amarantos, Walério Araújo completou, recentemente, 30 anos de carreira e é presença confirmada no Espaço Pernambuco. “A minha participação na CasaBloco será marcada pelas peças criativas e irreverentes”, adianta o artista, natural de Lajeado e radicado em São Paulo.

Continua após a publicidade

+ Anitta cancelada: cantora vai pro Met Gala e suspende show na Sapucaí

Ao longo de 30 anos de história e inúmeras criações de sucesso, Jailson Marcos, outro artista convidado por Lu Ribeiro, segue com uma produção artesanal e autoral. O artesão tem um trabalho único que usa materiais sustentáveis, como garrafas PET, e reaproveita o que é descartado pela indústria automobilística. O designer de sapatos é autodidata e se lançou na moda durante a explosão do movimento Mangue Beat, ainda na década de 90.

Foto mostra artesão Jailson
Jailson Marcon: artesão investe em produção com materiais sustentáveis (Paulo Bezerra de Melo/Divulgação)
Continua após a publicidade

Atualmente, a marca é a preferida do multiartista Carlinhos Brown, que monta todos os looks com peças de Jailson e aceitou ser uma espécie de embaixador da obra do pernambucano. “A diversidade me inspirou a criar sandálias versáteis e agêneros e com cores alegres, inspiradas pela bandeira de Pernambuco”, destaca o estilista.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Está confirmada também a participação de Cássio Bomfim, criador da ACRE, com destacada atuação internacional, com desfiles em Berlim e Paris. Marc Andrade, Biam Dhifá, Diabo Lôro, Contém Glitter, Viva! e Coreto Ateliê completam o time que desembarca no Rio para a apresentação de criações e representação da diversidade e da contemporaneidade dos carnavais das cidades de Pernambuco.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.