Arte contemporânea: Jeane Terra e Esther Bonder ganham mostras individuais
Jeane Terra se inspirou em ruínas da praia de Atafona, no Norte do estado, que está sendo tragada pelo mar. Já Esther Bonder revolve os jardins do Éden
Os cariocas apreciadores de arte terão, a partir da próxima semana, mais duas exposições para conferir na cidade. As artistas Esther Bonder e Jeane Terra ganham exposições individuais que celebram suas mais recentes produções.
+ Força feminina: cinco obras para ver na exposição Una(s)+, no Oi Futuro
Escombros, peles, resíduos reúne trabalhos inéditos de Jeane Terra, criados a partir de várias técnicas e processos singulares que ela vem desenvolvendo nos últimos anos – incluindo os meses do isolamento social. A inspiração para os trabalhos são as ruínas das casas do Pontal de Atafona, praia no Norte fluminense que está sendo tragada pelo mar há muitos anos.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Anna Bella Geiger indica Parque Lage como passeio perfeito no Rio
A exposição ocupará a galeria Simone Cadinelli, em Ipanema, a partir da próxima quarta (3). Além das pinturas secas – ou “pele de tinta”, processo que criou e que agora está patenteado – e as “monotipias secas”, estarão reunidas esculturas, fotografias, um bordado e duas instalações: uma escavação na parede e uma ocupação da vitrine, que dá para a Rua Aníbal de Mendonça.
O público poderá ver, reunidos, em curadoria de Agnaldo Farias, os trabalhos poéticos da artista que discute a memória habitada em destroços de casas, e agora, de maneira mais ambiciosa, de quarteirões inteiros. Os trabalhos expostos são resultantes da imersão que a artista fez em janeiro de 2020 em Atafona.
Atualização (04/03): Por causa das novas restrições de circulação na cidade, as visitas devem ser feitas mediante agendamento prévio, pelos telefones (21) 3496-6821 e (21) 99842-1323 (WhatsApp), ou email contato@simonecadinelli.com.
No site da galeria, é possível navegar por um tour virtual.
Galeria Simone Cadinelli. Rua Aníbal de Mendonça, 171, Ipanema. Seg. a sex., 13h/18h. Grátis. Até 29 de maio.
+ Murais modernistas de Paulo Werneck ganham retrospectiva no MAR
A partir de segunda (1º), a galeria Marcia Barrozo do Amaral recebe a mostra Bodas de Eva, de Esther Bonder. Inspirada pelo texto homônimo do marido, o escritor e rabino Nilton Bonder, a artista começou a pensar qual poderiam ser as prováveis ambientações para as bodas do primeiro casal (Adão e Eva) no Paraíso, há 5 781 anos.
Dessa ideia, surgiram mais de 20 trabalhos inéditos, entre pinturas e esculturas, feitos por Esther em seu ateliê em plena pandemia. As pinturas retratam o Éden: em algum lugar pelo Oriente Médio, onde existe uma confluência mesopotâmica entre quatro pequenos rios.
A exposição também é sensorial, porque conta com aroma, cenografia e sonorização para compor a ambientação que remete aos jardins do Éden. Esther trabalha com paisagens oníricas que se transformam em estados da alma.
Galeria Marcia Barrozo do Amaral. Avenida Atlântica 4240, loja 129, Copacabana. Seg. a sex., 10h/18h, com agendamento pelo WhatsApp (21 98211-2727, 21 99966-9620 ou 21 2267-3747 ). Grátis. Até 26 de março.