Continua após publicidade

Arte contemporânea de Angola ganha mostra na Caixa Cultural

Com obras de três artistas, a exposição "Daqui pra Frente" discute as tensões nas relações entre ex-colônia e colonizador

Por Renata Magalhães
22 mar 2017, 12h45
Obra de Monica de Miranda (Monica de Miranda/)
Continua após publicidade

A nova geração de artistas de Angola é representada por três nomes em exposição na Caixa Cultural: Délio Jasse, Mónica de Miranda e Yonamine apresentam obras que mapeiam a fronteira estética do país e revisitam imagens de um passado colonial recente. Com curadoria de Michelle Sales, a mostra Daqui pra frente – Arte contemporânea em Angola abre nesta quarta (22) e segue em cartaz até 14 de maio.

As obras de Délio Jasse traçam um embate direto de referências que fazem alusão à crise de todo o modelo colonial e seus desdobramentos contemporâneos, como guerra, exílio e perdas. Já Monica de Miranda mostra os pedaços de uma memória coletiva que resiste no tempo – angolana da diáspora, seu trabalho busca atravessar fronteiras e esboça uma paisagem de identidades plurais inspiradas pela própria existência e vivência de uma artista itinerante. Por fim, Yonamine faz referência à arte urbana, usando influências do grafite, da serigrafia e da pintura.

 Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.