Anna Bella Geiger exibe trabalhos do início da carreira em mostra gratuita
Exposição abre nesta sexta (14) no Sesc Copacabana com visita guiada com a artista, que comemora 75 anos de trajetória e 91 de idade
Os 75 anos de carreira de uma das mais importantes artistas brasileiras contemporâneas são comemorados com a exposição Anna Bella Geiger – Entre o Relevo e o Recorte, que abre nesta (14), no Sesc Copacabana, com direito a visita guiada com a artista, que tem 91 anos.
Com curadoria de Ana Hortides, a mostra é composta por obras que revelam uma faceta menos conhecida de sua trajetória: desenhos e gravuras que marcaram o início da sua carreira, muitos deles nunca antes expostos. São 29 trabalhos, datados entre 1960 e 1966, que revelam uma artista antes de encontrar a assinatura que a consagrou.
+ 9 shows de stand-up comedy para conferir na cidade
Geiger viria a obter reconhecimento como gravurista e pioneira da videoarte brasileira, mas iniciou seu carreira no abstracionismo, do qual foi uma das pioneiras no país. Na época, inovou ao explorar o suporte da gravura de maneira não convencional, recortando chapa de metal da gravura, técnica até então inédita.
A exibição também apresenta o contexto histórico e as influências na criação da artista, desde seus estudos iniciais no ateliê de Fayga Ostrower até chegar na experimentação pioneira de técnicas de gravura que desafiaram as convenções do período, mostrando que a ousadia sempre moveu a artista.
Foi uma das figuras centrais da Exposição Nacional de Arte Abstrata, em Petrópolis (RJ), mostra inaugural do movimento por aqui. Entre 1960 e 1965, participa do ateliê de gravura em metal do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), onde viria a lecionar três anos mais tarde.
Sesc Copacabana. Galeria. Rua Domingos Ferreira, 160. Abertura: Sex. (14), 16h/18h. Visitação: Ter. a dom., 10h/19h. Grátis. De 15 de junho a 8 de setembro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui