Novo filme de Almodóvar abre o Festival do Rio, que volta aos cinemas de 9 a 19 de dezembro
Evento divulgou longas das mostras Panorama e Première Brasil, com destaque para títulos de Kenneth Branagh e Guillermo del Toro, entre outros
O novo filme de Pedro Almodóvar abre o Festival do Rio, que acontece de 9 a 19 de dezembro no Circuito Estação Net de Cinema. Madres Paralelas (Mães Paralelas) traz no elenco duas musas do diretor espanhol: Penélope Cruz e Rossy de Palma. Na história, Janis (Penélope Cruz), uma fotógrafa à beira dos quarentena anos, e a adolescente Ana (Milena Smit) se conhecem no hospital onde vão dar à luz. Ambas são mães solteiras e dividem o quarto, o que acaba por criar um laço entre as duas.
+ Bienal do Livro 2021: a programação completa do evento até 12 de dezembro
A mostra Panorama Especial traz ainda filmes como os aguardados são Benedetta, de Paul Verhoeven; Memoria, de Apichatpong Weerasethakul, Belfast, de Kenneth Branagh, e Beco do Pesadelo, de Guillermo del Toro. Outros longas na programação são Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental, de Radu Jude, vencedor do Urso de Ouro em Berlim; A Mulher que Fugiu, de Hong Sang-soo, Urso de Prata de melhor Direção, Compartment n. 6, de Juho Kuosmanen, ganhador do Grande Prêmio do Júri de Cannes, e Titane, de Julia Ducorneau, Palma de Ouro no festival.
+ #FicaEstaçãoNetRio: filmes, exposições, DJs e debates ocupam o cinema de 4 a 20 de dezembro
A Panorama Especial ainda inclui as mostras In The Mood for Wong Kar-Wai, que celebra cineasta de Hong Kong com a exibição de cinco filmes em cópias 4K restauradas, e Cahiers du Cinema — Mon Amour, homenagem à famosa revista francesa, que também ganha uma exposição em sua homenagem. O público poderá ver filmes de cineastas como Louis Malle, Robert Bresson, Jean-Luc Godard, Chris Marker, Costa-Gavras, Eric Rohmer, René Laloux e Jacques Rivette.
+ De Guns N’ Roses a Djavan, as novas atrações confirmadas no Rock in Rio
Já a Première Brasil traz produções de diretores novos e consagrados do país, divididos pela mostra competitiva, a competitiva de novas linguagens, Première Brasil Novos Rumos, a Hors Concours, a Première Brasil Especial, com homenagens a filmes clássicos e a grandes nomes do cinema, e a mostra O Estado das Coisas, com produções que apontam e discutem questões contemporâneas de grande relevância.
+ Arte digital: jardim sensorial feito com animação é a nova atração do CCBB
Entre os longas da Première Brasil Especial, estão Que Ninguém Me Tira Para Dançar, de Ana Maria Magalhães, sobre a atriz Leila Diniz; Nelson Filma o Rio, de Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, que fala sobre Nelson Pereira dos Santos; Tempo Ruy, de Adilson Mendes, que traça um perfil de Ruy Guerra, Ziraldo, Era uma Vez um Menino, de Fabrizia Pinto, e Chico Mario — A Melodia da Liberdade, de Silvio Tendler.
O evento vai divulgar em breve a programação completa e o preço dos ingressos no site www.festivaldorio.com.br.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui Leia mais