0800! 6 programas gratuitos para curtir no fim de semana de sol no Rio
Do novo show de Ana Costa a filmes sobre esporte, passando por um dia inteiro de ativdades no Museu Nacional e o Rio Harp Fest
Cine Esporte — Festival de Cinema de Esportes
Em sua sexta edição, o evento exibe gratuitamente 40 filmes de temática esportiva, em três cinemas da cidade. Entre eles, o curta A Vida Em Meus Punhos, de Marília Hughes Guerreiro, sobre a boxeadora Adriana Araújo, primeira medalhista olímpica brasileira no esporte, às 18h30, e o longa Volte Para o Seu Córner, de Ashley Morrison, sobre o primeiro campeão mundial de boxe da África, Battling Siki, às 20h30, ambos no Cinesystem Botafogo. A programação completa pode ser vista neste link.
Cinesystem. Praia de Botafogo, 316. Grátis. Até 3 de setembro. CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Grátis. Até 2 de setembro. Ponto Cine. Estrada de Camboatá 2.300, Guadalupe. Grátis. Até 2 de setembro.
Festival Museu Nacional Vive
O evento marca o seis anos do início da reconstrução do museu (que pegou fogo em 2 de setembro de 2018), com 41 atrações gratuitas. Entre as atrações, estão visitas educativas e atividades relativas ao acervo do museu; uma apresentação do UniCirco Marcos Frota; a pré-estreia da peça infantojuvenil A Intrépida Revoada de Maçarica e Batuíra (do Instituto Ciência Hoje e Trêstada); uma oficina de jongo com representantes do Quilombo Camorim; e uma roda de samba com o grupo Terreiro de Crioulo. Programação completa neste link.
Quinta da Boa Vista, São Cristóvão. Dom. (1º), 10h/17h30. Grátis.
Movimento Pipa no Ar
Em sua edição, a feira da ONG Pipa Social conta com produtos feitos por mulheres de trinta territórios periféricos do Rio. O evento reúne arte, moda, design, música, gastronomia, oficinas gratuitas de brinquedos recicláveis para crianças, aulas de culinária, rodas de conversa sobre literatura, criatividade e artesanato, além de oficinas de upcycling para os adultos (nesse caso, é preciso levar uma peça de roupa para ser transformada). No domingo (1°), às 15h, acontece uma apresentação do cantor e saxofonista George Israel (ex-Kid Abelha).
Centro Cultural Osório. Rua São Clemente 175, Botafogo. Sáb. (31) e dom. (1º), 11h/19h. Grátis.
Pretagonismos
Fechada desde a pandemia de Covid-19, a galeria do Espaço BNDES acaba de ser reaberta, com a coletiva Pretagonismos. A mostra reúne 105 obras, pertencentes ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes (atualmente fechado para reforma), datadas de 1780 a 2023. São trabalhos de 59 artistas, entre eles Antônio Bandeira, Manuel da Cunha, Ana das Carrancas, Arthur Timótheo da Costa e Maria Auxiliadora. A coletiva busca jogar luz sobre a produção de artistas negros, que, devido ao racismo, foram frequentemente apagados, explorando temas como a representação do negro na arte, a trajetória de professores negros e a luta pela decolonialidade.
Espaço Cultural BNDES. Galeria. Avenida República do Chile, 100, Centro. Seg. a sex., 10h/19h. Grátis. Até 14 de fevereiro.
Rio Harp Fest
A segunda parte da nona edição do festival com apresenta 43 shows gratuitos pela cidade durante o mês de setembro, com apresentações de 80 músicos de diversos países, que usam desde a harpa tradicional até o koto japonês, passando pela kora africana. A abertura acontece no domingo (1º), às 13h, com o harpista russo Alexander ‘Sasha’ Boldachev, que sobe ao palco com a Camerata do Uerê, com músicos da Maré. A maior parte dos concertos acontece no CCBB, no Centro, mas também haverá apresentações no Espaço Cultural Sesc, no Flamengo; na Biblioteca Nacional, no Museu da Justiça e no Centro Cultural Justiça Federal, no Centro, e no Palácio São Clemente, em Botafogo.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Dom. (1º), 13h. Grátis.
Samba de Base
O evento reúne gastronomia, flash tattoo, moda, área kids e música. A roda de samba conta com a participação especial do convidado Toquinho Lima.
Terraço do MET. Shopping Metropolitano Barra. Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1300. Sáb. (31), 16h/22h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui