Continua após publicidade

5 fotografias para ver em… World Press Photo 2024

De volta ao Brasil após seis anos, mostra reúne 129 imagens vencedoras do 67º concurso anual de fotojornalismo, entre eles alguns brasileiros

Por Kamille Viola
19 jul 2024, 06h00
Duas Paredes
Duas Paredes: série de Alejandro Cegarra mostra o drama dos imigrantes no México  (Alejandro Cegarra/the new york times/bloomberg/Divulgação)
Continua após publicidade

> Alejandro Cegarra venceu a categoria Longo Prazo pela série Duas Paredes (publicada no The New York Times e na Bloomberg), que retrata o drama dos imigrantes diante do endurecimento das políticas no México. Na imagem, um homem caminha sobre o trem de carga que vai até a fronteira com os EUA, e já mutilou e vitimou muitos que caíram sobre os trilhos.

+É 0800: três mostras gratuitas para ver em cartaz no Rio

Insurreição
Insurreição: imagem feita por fotógrafa brasileira mostra os estragos do 8 de janeiro de 2023 (Gabriela Biló/folhapress/Divulgação)

> Do Brasil, Gabriela Biló, fotógrafa radicada em Brasília, levou menção honrosa por Insurreição, imagem feita para a Folha de S.Paulo que mostra a tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023 e o rastro de destruição deixado pelos manifestantes antidemocráticos na capital federal.

Compartilhe essa matéria via:
À Deriva
À Deriva: equipe de reportagem ajudou a identificar homens encontrados mortos em barco (Felipe Dana/ap/Divulgação)

> Também brasileiros, Felipe Dana e Renata Brito foram premiados com À Deriva. Em maio de 2021, um barco vindo da Mauritânia foi encontrado na costa da ilha caribenha de Tobago com homens mortos. Os jornalistas da Associated Press conseguiram identificar 43 dessas pessoas, permitindo às famílias reconhecer os parentes.

+ Grátis: exposição reúne artefatos egípcios de até 3 mil anos a.C.

Mohammed Salem
Foto do ano: a impactante imagem mostra mulher palestina embalando o corpo da sobrinha morta em bombardeio em Gaza (Mohammed Salem/reuters/Divulgação)

> Eleita a foto do ano, a imagem clicada pelo palestino Mohammed Salem para a Reuters mostra sua conterrânea Inas Abu Maamar embalando o corpo da sobrinha Saly, de 5 anos. A garota foi morta quando um míssil israelense atingiu sua casa em Khan Younis, em Gaza, em outubro de 2023.

+

Continua após a publicidade
Lee-­Ann Olwage
Valim-babena: série mostra mulher que, seguindo princípio africano, cuida do pai idoso com demência (Lee-Ann Olwage/Divulgação)

> Em Madagascar, existe um princípio do povo do país africano chamado valim-babena, que significa o dever dos filhos de ajudar os pais na vida adulta. Buscando derrubar estereótipos negativos sobre o continente, o sul-africano Lee-­Ann Olwage registrou o motorista aposentado Paul Rakotozandriny, de 91 anos, há onze vivendo com demência, sendo cuidado pela filha Fara.

Caixa Cultural. Rua do Passeio, 38, Centro. Ter. a sáb., 10h/20h. Dom. e fer., 11h/18h. Grátis. Até 25 de agosto.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.