3 peças para assistir… no CCBB
Companhias de fora do Rio e produção queer estão em cartaz
Entre o teatro do absurdo e o surrealismo, Las Choronas aborda temas contemporâneos, como crítica política, abandono, identidade e marginalidade.
Construída de forma colaborativa a partir de improvisos dirigidos e fragmentos poéticos, a montagem apresenta interações entre atores e bonecos.
Dramaturgia e direção são assinadas por Byron o’Neill e o elenco conta com nomes dos coletivos mineiros Pigmalião escultura que Mexe, Cia 5 Cabeças e Mulher que Bufa.
Qui. a sáb., 19h. Dom., 18h. Até 8 de fevereiro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Usando autoficção e o conceito de palestra-performance para costurar as memórias da diretora, atriz e dramaturga Júlia Bernat, Minha Vó Ri se aprofunda no ativismo lésbico no Brasil e no mundo.
Com direção de Débora Lamm, o monólogo fala sobre a busca por aceitação, visibilidade e pertencimento da comunidade LGBTQIAPN+, dialogando com fatos históricos marcantes. A trilha sonora inclui canções de Angela Ro Ro, Cássia Eller e Leci Brandão.
Qui. a seg., 19h30. Até 8 de fevereiro.
Primeira parceria entre os grupos nordestinos Clowns de Shakespeare (RN) e Magiluth (PE), Cão foi criada em residências artísticas realizadas entre Natal, Recife e Rio de Janeiro.
Atravessada por elementos de realismo fantástico, comicidade e música, a história acompanha produtores de eventos que, após dias preparando um teatro para a posse do líder de uma república, recebem a notícia da morte do governante, criando assim um jogo de pressões e urgências. Qui. a sáb., 19h. Dom., 18h. Até 15 de março.
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. R$ 15,00 a R$ 30,00. Ingressos pelo bb.com.br/cultura.





