Continua após publicidade

15 programas grátis do fim de semana, de feira do livro a mostra de filmes

Agenda 0800 conta ainda com shows de Teresa Cristina e Marina Lima na Praia de Ipanema, espetáculos de teatro, bloco de carnaval, reabetura de museu e mais

Por Kamille Viola
Atualizado em 28 jun 2024, 17h14 - Publicado em 28 jun 2024, 17h01

Arraiá do CCBB

O arraiá do centro cultural terá comidas típicas, brincadeiras, quadrilhas e forró, dentro do espaço e no estacionamento, ao ar livre. No sábado (29), acontece show de Jurandy da Feira (13h), enquanto no domingo a música fica por conta de Kiko Horta (13h). Os dois dias terão quadrilhas juninas, às 15h e às 16h. E ainda dá para aproveitar as exposições em cartaz no espaço: Luz Æterna — Ensaio sobre o Sol, com obras que utilizam luz e tecnologia digital; e Luiz Zerbini Paisagens Ruminadas, maior retrospectiva da carreira do artista multilinguagem.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb. (29) e dom. (30), 11h/18h. Grátis.

Arraiá do Museu do Pontal

juliana-linhares
Juliana LInhares: cantora é atração do Arraiá do Museu do Pontal (./Divulgação)

A festa marca a abertura da exposição J. Borges — O Sol do Sertão, a mais completa de sua obra, com homenagem ao mestre da xilogravura brasileira e diversas atrações, com apresentações de dança, bumba meu boi, brincadeiras, fogueira e quadrilha do público. Entre os destaques, os shows de Juliana Linhares e da banda Tocaia; a Quadrilha Forrozão Junino, formada por jovens de comunidades da Baixada Fluminense; a Cia Mamulengo Flor Mimosa; as oficinas de cordel, com o poeta Victor Lobisomem, e de xilogravura, com Pablo Borges, filho do grande homenageado. Além de 25 barracas de comida, a feira contará com a presença do restaurante Matuto Nordestino, da Barra, e da Norte Bolos, fábrica de bolo de rolo, bolo barra branca e outros doces pernambucanos que fica em Bezerros (PE), terra natal de J. Borges. Barracas de artesanato e de brincadeiras juninas, além de uma loja dedicada à produção do xilogravurista e família, e um grande redário completam o evento. Programação completa no site do museu.

Museu do Pontal. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra. Sáb. (29), 10h/21h. Dom. (30), 10h/20h. Grátis. 

Bloco Mistério Há de Pintar Por Aí

O bloco de Carnaval em homenagem a Gilberto Gil apresenta as músicas do artista em versões momescas. Neste sábado (29), ele se reúne em frente à pintura dedicada ao artista na Cinelândia, e sugere que os foliões usem figurinos monocromáticos.

Praça Floriano (Cinelândia), Centro. Sáb. (29), 9h. Grátis.

Continua após a publicidade

Espetáculo de dança Ouroboros

Com 15 anos de trajetória, a companhia equatoriana de dança Talvez, dirigida pela coreógrafa Marcela Correa, faz a sua estreia no Brasil com o espetáculo Ouroboros. Criada na linguagem da improvisação, a obra questiona o fato de a sociedade agir sem reflexão, perguntando: quais são os objetivos individuais e coletivos para os quais a humanidade está se projetando com uma velocidade cada vez mais vertiginosa? Em cena, os intérpretes desenham um círculo sem fim, enquanto o público é convidado a se virar na direção oposta à dos artistas.

Teatro Angel Vianna. Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro. Rua José Higino, 115, Tijuca. Sáb. (29), 19h. Dom. (30), 18h. Grátis. Retirada de ingressos pelo Rio Cultura.

ExpoRio Turismo 

pretinho-da-serrinha
Pretinho da Serrinha: artista faz show gratuito no Espaço Lagoon (Leo Aversa/Divulgação)

O evento conta com palestras, feira de artesanato e produtos rurais, gastronomia e shows, sempre às 20h: na sexta (28) tem Toni Garrido; no sábado, Pretinho da Serrinha (29) e o encerramento, no domingo (30), fica por conta da Blitz.

Espaço Lagoon. Avenida Borges de Medeiros, 1424, Lagoa. Grátis. Retirada de ingresso pelo Bilheteria Digital.

Festival Ecrã

O evento de arte e cinema experimental chega à oitava edição, exibindo filmes, games, instalações, artes interativas, performances e videoartes. Entre os destaques, estão a sessão com o curta Um Tropeço em Cinco Movimentos, de Valentina Rossett, e o longa Aquele Que Viu o Abismo, de Gregório Gananian e Negro Leo, às 20h, seguidos de mesa redonda mediada por Paula Mermelstein, no sábado (29); e a exibição de Iluminuras Noturnas, de Cristiana Miranda e Verónica Cerrota, no domingo (30), às 19h30, com bate-papo mediado por Daniel Diaz na sequência, ambos Cinemateca do MAM. A programação completa está no site do evento.

Cinemateca do MAM. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Retirada de ingressos pelo site do MAM. Espaço Cultural Arte Sesc. Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo. Estação NET Botafogo. Rua Voluntários da Pátria, 88.

Festival Experimenta

MEU-CORPO-ESTA-AQUI
Meu Corpo Está Aqui: espetáculo fala da afetividade e sexualidade de pessoas com deficiência (Renato Mangolin/Divulgação)

O evento apresenta espetáculos de teatro e dança protagonizados por artistas com deficiência que vêm se destacando na cena brasileira. Entre os trabalhos, estão a instalação Som, Uma Coreografia Para Surdos, de Clara Kutner, exibida no cinema; a peça Meu Corpo Está Aqui, de Julia Spadaccini e Clara Kutner, sobre as descobertas afetivas e sexuais de pessoas com deficiência, inspirada na experiência dos próprios atores; e o monólogo O Sub Normal, com Cleber Tolini, comédia em que o ator narra sua experiência como pessoa com baixa visão. A programação completa está no site do CCBB.

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Até domingo (30). Grátis. Retirada de ingresso às 9h do dia do evento na bilheteria física ou no site do CCBB.

Continua após a publicidade

Festu — A Festa do Teatro

A 14ª edição do festival de teatro universitário reúne 16 esquetes, escolhidas a partir de 173 grupos inscritos, que irão disputar os prêmios de melhor esquete (que irá receber 30 000 reais), e melhor esquete pelo júri popular (que ganhará 15 000), que deverão ser usado para a montagem de espetáculos inéditos. Outras categorias também serão contempladas com bolsas de estudo em centros de teatro, música e dança na cidade. Dentre os trabalhos selecionados, estão um que faz homenagem às trabalhadoras dos barracões das escolas de Samba; outro com críticas à remoção de famílias na Vila Autódromo; um terceiro com peculiaridades da vida de atores migrantes de outros estados para o Rio de Janeiro e esquetes que abordam o universo da capoeira e da palhaçaria. O júri conta com Matheus Macena, melhor ator do 6º Festu; Ricardo Rocha, vencedor do Festu em 2017 na categoria melhor esquete; Clarisse Dessaune; Clayton Nascimento; Alitta; Ana Paula Brasil (diretora de responsabilidade social da TV Globo); Michel Melamed; Miwa Yanagizawa e Nathalia Ponto Cruz.

Teatro Dulcina. Rua Alcino Guanabara, 17, Centro. 28, 29 e 30 de junho Horário: Sex. (28) e Sáb. (29), 19h. Dom. (30), 17h. Grátis.

Música no Museu

museu-da-república
Museu da República: espaço recebe concerto neste domingo (30) (Alexandre Macieira/Divulgação)

No sábado (29), o projeto leva a pianista Mirian Grosman ao Consulado de Portugal, onde ela apresenta um repertório de clássicos internacionais. No domingo (30), no Museu da República, o pianista Cláudio Vettori realiza um tributo a Giovana Vettori.

Palácio São Clemente (Consulado de Portugal). Rua São Clemente, 424, Botafogo. Sáb. (29), 18h. Grátis. Museu da República. Rua do Catete, 153. Dom. (30), 13h. Grátis.

Musical Leci Brandão — Na Palma da Mão

Artista à frente de seu tempo, a sambista Leci Brandão é homenageada no musical, que tem texto de Leonardo Bruno e direção de Luiz Antonio Pilar. A trama é construída a partir da relação da artista (vivida por Tay O’Hanna) e sua mãe, Dona Lecy (Verônica Bonfim). Sérgio Kauff­mann representa personagens masculinos importantes na vida da cantora, como o líder comunitário Zé do Caroço, inspiração de uma de suas músicas mais famosas. Na trilha, executada ao vivo, composições de Leci, como Isso é Fundo de Quintal e Papai Vadiou.

Continua após a publicidade

Areninha Terra. Rua Marcos de Macedo s/nº, Guadalupe. Sáb. (29), 19h. Grátis.

Orquestra Forte de Copacabana

A orquestra, que tirou o “violões” do nome e hoje conta com diversos outros instrumentos, apresenta um repertório de clássicos do frevo, baião, forró e do xote, como Olha Pro Céu e Pagode Russo, de Luiz Gonzaga; Festa do Interior, de Moraes Moreira e Abel Rocha; Feira de Mangaio, de Sivuca; e Esperando na Janela, de Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon. A big band se apresenta acompanhada por dois músicos do Bloco do Caramuela: Igor Conde (triângulo) e André Bitto (sanfona).

Forte de Copacabana. Praça Coronel Eugênio Franco, 1. Sáb. (29), 18h. Grátis.

Reabertura do Muhcab

Conceição Evaristo é uma mulher negra, de cabelos grisalhos crespos de tamanho médio. Ela veste blusa vermelha e camisa marrom estampada por cima. Ela olhando para a câmera e tem o dedo indicador da mão direita apoiado no rosto.
Conceição Evaristo: escritora participa de bate-papo na reabertura do Muhcab (Aline Macedo/Divulgação)

O retorno das atividades do Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira, após seis meses em obras, acontece com festa neste sábado (29), com direito a pocket-show acústico da cantora maranhense Rita Benneditto (ela se apresenta com o violonista Fred Ferreira), roda de samba Terreiro de Crioulo, feijoada da Dida (do Bar da Dida, na Praça da Bandeira) e bate-papo com a escritora Conceição Evaristo, sobre seu livro mais recente, Macabéa: Flor de Mulungu. O evento marca ainda a inauguração das obras exposições Cantos, Cores e Telas — Tecnomacumba de Rita Benneditto Pelo Traço de Fernando Mendonça, com obras de live paiting criadas por ele durante os shows da artista, e Os Super-Heróis Negros Brasileiros, com trabalhos de 21 quadrinistas.

Muhcab. Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa. Sáb. (29), 14h. Grátis.

Continua após a publicidade

Show do Jequitibá

Formado por Anderson Balbueno (percussão e voz), Bidu Campeche (percussão), Iuri Bittar (violão 6 cordas e voz), Jeferson Scott (percussão e voz), Julião Pinheiro (violão 7 cordas e voz) e Ronaldo Gonçalves (cavaquinho e voz), o grupo homenageia os 80 anos de um dos maiores nomes da música brasileira no show Jequitibá Canta Chico Buarque — O Sambista, que traz uma seleção de alguns dos sambas mais emblemáticos compostos pelo homenageado. 

Armazém do Campo. Rua Mem de Sá, 35, Lapa. Sáb. (29), 19h/0h. Grátis.

Show de Romero Fritto e Antagônica + Lontano

A noite conta com o show do projeto de Lucas Vasconcellos com a produtora Antagônica, seguido da apresentação do projeto Lontano, do guitarrista Fabio Vianna. Antes e depois, o DJ Daniel Sander a.k.a Colours in The Dark, comanda o som.

Baratos da Ribeiro. Rua Dezenove de Fevereiro, 90, Botafogo. Sáb. (29), 18h. Grátis.

Vivo na Praia

Teresa Cristina
Teresa Cristina: cantora é atração do Vivo na Praia, em Ipanema, neste sábado (29) (Ricardo Nunes/Divulgação)

Último fim de semana do evento, que tem um show ao pôr do sol por dia para encerrar a programação. Quem se apresenta por lá são as cantoras Teresa Cristina, neste sábado (29) e Marina Lima, no domingo (30), com participação da artista Filipe Catto.

Praia de Ipanema, em frente ao posto 10, na altura da Rua Henrique Dumont. 22, 23, 29 e 30 de junho, 19h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.