É 0800! Festival Toca traz debates, intervenções e mostra de filmes
Tendo como tema a Amazônia Brasileira, o evento tem atrações como Gaby Amarantos, que faz show nos Arcos da Lapa e participa de bate-papo no CCBB

Tendo como tema a Amazônia Brasileira, a quinta edição do Festival Toca, que vai desta quinta (14) a domingo (17) leva programação gratuita de shows, filmes, bate-papos e performances aos Arcos da Lapa, ao CCBB e ao Museu de Arte do Rio (MAR).
O grande destaque são os shows, que começam nesta quinta (14), no Teatro Adolpho Bloch, às 20h, com o espetáculo As Amazônias, que promove o encontro das cantores Aíla (PA), Djuena Tikuna (AM) e Patrícia Bastos (AP). Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, no dia do evento, às 18h.
+ Advogado carioca lança movimento para aumentar autoestima dos brasileiros
Na sexta (15), as atrações são o cantor paraense Nilson Chaves (19h30) e a banda Noites do Norte (21h), do Rio, mas com repertório nortista, no MAR. No sábado (16), o conjunto carioca de carimbó Aturiá convida a Mestra Nita de Cotijuba (16h), do Pará, e a maranhense Rita Benneditto apresenta seu show Tecnomacumba (18h), no MAR.
Na mesma noite, em seguida, a Praça dos Arcos da Lapa recebe as apresentações Dona Onete (20h) e de Gaby Amarantos com a Gang do Eletro (21h30). No domingo (17), o grupo paraense Suraras dos Tapajós convida Maria Gadú (17h), no MAR, encerrando a programação musical do evento.
Já o Cinema Toca, no CCBB, terá a exibição de seis filmes, com curadoria do diretor artístico do festival In-Edit Brasil, Marcelo Aliche. As sessões acontecem de quinta (14) a domingo (17), sempre às 14h, às 16h e às 18h, com documentários musicais como Brega S/A, de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho, e Mestras, dirigido por Aíla e Roberta Carvalho. É preciso retirar ingressos pelo site ou na bilheteria do CCBB.
O espaço cultural recebe ainda o Toca de ideias, série de debates sob a curadoria do músico Alfredo Del-Penho. Serão oito mesas de conversas sobre a valorização da diversidade cultural e das raízes brasileiras e amazônicas, abordando o impacto social e político da cultura.
+ João Carlos Martins: “Vou diminuir o ritmo e ajudar a ciência”
Os bate-papos acontecem de quinta (14) a domingo (17), sempre às 10h30 e às 14h30. Nomes como Gaby Amarantos, Antonio Nóbrega, Nilson Chaves, Djuena Tikuna, Thiago Thiago de Mello, e as artistas visuais Rafa Bqueer e Roberta Carvalho, entre outros, participam. A mediação é da jornalista Kamille Viola, repórter de VEJA RIO. Ingressos pelo site ou na bilheteria do CCBB.
Além disso, a Praça dos Arcos da Lapa, MAR e CCBB serão ocupados por performances de nomes emblemáticos do cenário cultural amazônida. Entre eles, a artista Rafa Bqueer, integrante do movimento Themônias, de Belém do Pará, e o grupo Afroribeirinhos, que denomina seu som como mexidão, uma mistura afro-caribenho-amazônica.
A programação completa, com dias, locais e horários, está no site do evento.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui