Dez tendências para a primavera-verão 2016
Dos pés à cabeça, listamos os modismos que prometem sair das passarelas direto para as vitrines de primavera-verão 2016
O horário de verão já está aí, batendo à porta, e logo, logo é a estação mais quente do ano que vem aquecer a cidade. Está na hora de pensar no guarda-roupa da próxima temporada. Sandálias flat, jeans customizados, vestidos com a cintura marcada, bem ao estilo anos 60, acessórios de acetato… A seguir, selecionamos dez tendências imperdíveis da primavera-verão 2016. Escolha as suas preferidas e veja dicas, ainda, para usá-las no dia a dia. A consultora Cintia Müller, do site styling4youtoo.com.br, ensina.
PEGADA HIPPIE
Tem peças das décadas de 60 e 70 guardadas em casa? Então coloque para tomar um ar, porque você vai voltar a usá-las. É o caso das pantalonas de cintura alta, dos vestidos com cintura bem marcada e das blusas ou vestidos com mangas de sino. Os vestidos com shape de trapézio também bombaram nas passarelas.
Como usar:
Pantalona de cintura alta: uma bela escolha para quem deseja alongar a silhueta, combine-a com salto (a partir de 5 centímetros). A barra deve cobrir todo o salto e quase tocar o chão.
Mangas de sino: ficam ótimas com peças mais ajustadas. Use com calças skinny ou cigarrete, com saia reta ou lápis, acompanhadas de sandálias rasteirinhas. Lembre-se que a peça já é volumosa, então cuidado com os acessórios: utilize-os para acrescentar volume nos lugares que precisam ou para chamar atenção para outro lugar.
Vestido com cintura marcada: cintos grossos apareceram marcando a cintura nas passarelas. Quem está acima do peso deve ter cuidado para que a saia não acrescente volume onde não precisa. Já quem tem o tronco no formato triângulo (ombro estreito e quadril largo) deve prestar atenção para que o quadril não pareça maior.
Vestido trapézio: para uma produção mais casual, opte por tênis ou rasteirinhas nos pés. Se você não abre mão do salto, experimente com sandálias de apenas duas tiras e salto grosso. O shape da peça favorece as mulheres com quadril largo. Se o tecido for mais encorpado, você pode até disfarça-lo, assim como a barriguinha. Evite pulseiras e bolsas volumosas, mas use maxi colares ou brincos poderosos.
ASSIMETRIA
Peças com recortes e estampas com desenhos assimétricos também são o grito de moda da estação.
Como usar: aposte em blusas com apenas uma alça, mangas de tamanhos diferentes e em calças e saias com pontas, recortes ou barras assimétricas. O caimento deve ser impecável e vestir o corpo perfeitamente. Afinal, a assimetria deve valorizar o seu tipo físico. Arremate o look com acessórios mais minimalistas e clássicos, sem exageros.
JEANS CUSTOMIZADOS
O tecido aparece com muitas aplicações, como bordados e pedrarias, além de patchwork e desenhos.
Como usar: faça da peça a principal do look. Evite combinar com estampas ou outras muito chamativas. Escolha com cuidado, ainda, os acessórios para complementar o visual. Dicas de combinação: calça jeans customizada + blusa com tecido delicado nobre + salto; jaqueta customizada + camiseta de malha podrinha + calça de alfaiataria + salto.
BRANCO TOTAL
Invista na cor dos pés à cabeça, especialmente na tonalidade off white, mais acinzentada.
Como usar: invista na alfaiataria, misturando-a com tecidos de textura diferente, e nos acessórios coloridos. Evite usar um tom mais branco do que os seus dentes, de forma que o seu sorriso não aparente estar amarelado.
TRABALHO ARTESANAL
Tricô, crochê e renda invadirão o guarda-roupa na forma de blusas, vestidos, tops e também biquínis.
Como usar: o branco é sempre uma bela alternativa, mas invista também nos tons coloridos e vibrantes. Evite apenas as peças com brilho, e não use muitos acessórios, uma vez que os trabalhos artesanais já têm muita textura. Você não precisa carregar na produção para ficar fashion.
COLETE LONGO
Aposte em peças leves, sem mangas, com detalhes ou totalmente lisas.
Como usar: deixa qualquer produção mais sofisticada, e cria uma linha vertical que alonga a silhueta. Se você tem muito busto e barriguinha, evite detalhes na parte superior da peça. Já quem tem o quadril largo deve destacar a parte superior. Franjas, bolsos, bordados, tachas, tecidos encorpados ou cores vibrantes acrescentam volume.
SANDÁLIAS FLAT
Tanto as rasteiras quanto as com plataforma de madeira ou borracha vão dominar os seus pés.
Como usar: por ser informal e ter um aspecto mais pesado, prefira os modelos coloridos e estampados. Combine com shorts, vestidos, saias e calças com a barra mais curta (ou dobrada). Para quem ainda não aderiu à tendência, é possível encontrar modelos mais delicados que ficam ótimos com peças como saia midi, pantacourt (pantalonas com a barra curta) e vestidos trapézio.
PEEP TOES
Eles aparecem na temporada de calor com o salto grosso.
Como usar: o salto grosso, em geral, fica ótimo para as produções dirunas. Pode ser usado com peças de alfaiataria, jeans, saias… Evite apenas calçar os peep toes com vestidos de malha muito fina (aquela que marca o corpo), porque esse tipo de sapato é mais formal.
ACESSÓRIOS TRANSPARENTES
O material da vez é o acetato, seja em acessórios como bolsas, tiaras, óculos e brincos (aliás, aposte nos super maxi neste verão, bem grandões) ou em detalhes como o salto de uma sandália.
Como usar: se você possui quadril estreito, abuse das pulseiras. Já se o seu quadril for largo, utilize uma única pulseira e posicione-a o mais próximo do seu cotovelo. E lembre-se: o transparente também pode ser colorido.