Documentários que usam o Rio e seus personagens como tema
Em comemoração ao Dia Nacional do Documentário Brasileiro, uma lista de filmes que se passam na Cidade Maravilhosa
- Edifício Master
Dirigido por Eduardo Coutinho
Lançado em 2002
O cotidiano dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276 conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e reveladoras de suas vidas.
- Notícias de uma guerra particular
Dirigido por João Moreira Salles
Lançado em 1999
Durante dois anos (1997/98) o cineasta João Moreira Salles e a produtora Kátia Lund filmaram a batalha contra o tráfico de drogas e a violência urbana no Rio, mostrando o cotidiano de três partes envolvidas: o policial, o traficante e o morador da favela. Um cenário de policiais corruptos, traficantes e usuários em que todos estão submetidos à uma grande guerra diária.
- A Música Segundo Tom Jobim
Dirigido por Nelson Pereira dos Santos
Lançado em 2002
Em A música segundo Tom Jobim, os diretores escolheram o caminho sensorial da imagem e do som para exibir o trabalho do músico considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira. Uma sucessão de imagens de grandes intérpretes brasileiros e internacionais em performances inesquecíveis, e do próprio Tom Jobim, em diferentes momentos, alinhava a trajetória musical do “maestro soberano”.
- Fala Tu
Dirigido por Guilherme Coelho
Lançado em 2003
Fala Tu acompanha o cotidiano de três pessoas da zona norte do Rio de Janeiro. Elas não se conhecem, mas têm uma coisa em comum: são rappers e sonham em se tornar músicos profissionais. Suas vidas, seus sonhos, suas intimidades, procurando entender como o rap mudou o cotidiano deles e como usam a experiência de vida para escrever as letras das canções.
https://youtube.com/watch?v=wXRUpfivg7I
- O Estopim
Dirigido por Rodrigo Mac Niven
A coragem da família e de amigos de Amarildo, assassinado por policiais militares dentro da sede da Unidade de Polícia Pacificadora da Rocinha em julho de 2013, se transformou em símbolo de resistência e luta da sociedade civil contra a violência do Estado. O caso Amarildo foi o estopim não apenas para a mobilização de outras comunidades, mas principalmente para expor as fragilidades de um projeto de segurança pública militarizado.
- Brasileirinho – Grandes Encontros do Choro
Dirigido por Mika Kaurismaki
Lançado em 2005
Um tributo ao choro, gênero musical brasileiro. O filme, que tem participação de músicos como Yamandú Costa, Paulo Moura, Trio Madeira Brasil e Teresa Cristina foi uma das atrações da mostra Fórum do Festival de Berlim de 2005.
https://player.vimeo.com/video/92739615
- Marcelo Yuka no Caminho das Setas
Dirigido por Daniela Broitman
Lançado em 2012
Aos 34 anos, Marcelo Yuka estava no auge do sucesso como baterista e líder da banda O Rappa, uma das mais importantes do cenário pop rock dos anos 90. Mas em novembro de 2000 sua vida mudaria radicalmente ao levar 9 tiros num assalto no Rio de Janeiro. O documentário de Daniela Broitman acompanha a transformação do músico desde o incidente, revelando a irreverência e complexidade do Yuka homem, artista e ativista. O espectador compartilha de maneira íntima seus questionamentos em relação ao próprio corpo, mente e espírito, assim como sua nova produção musical e luta por justiça social e paz.
- Vinícius
Dirigido por Miguel Faria Jr.
Lançado em 2005
A realização de um pocket show em homenagem a Vinicius de Moraes por dois atores é o início da reconstrução da carreira do cantor e compositor. Nascido em 1913 no Rio de Janeiro, Vinícius de Moraes testemunhou e foi personagem de uma série de transformações na cidade, tendo criado para si um dos percursos mais relevantes da cultura brasileira no século XX.
https://player.vimeo.com/video/80681019
- Ônibus 174
Dirigido por José Padilha
Lançado em 2002
Documentário sobre o caso do sequestro do ônibus da linha 174 em 12 de junho de 2000 no Jardim Botânico. Foram quatro horas de transmissão ao vivo do caso que parou o país. O filme intercala essas imagens com a narrativa da vida do sequestrador, mostrando como Sandro Barbosa do Nascimento se tornou um bandido.
- Favela Gay
Dirigido por Rodrigo Felha
Lançado em 2014
Como é a vida da comunidade LGBT nas favelas do Rio de Janeiro? Não é algo fora do normal, afinal, LGBTs existem em todo lugar, seja no morro ou no asfalto. Mas trata do assunto com a participação de outras influências como o tráfico, as igrejas evangélicas e a vizinhança.