Prefeitura inicia processo de exclusão de linhas de ônibus da Zona Sul
Copacabana e Leblon serão os primeiros bairros a receber a modificação, que começa neste sábado (3). Objetivo é reduzir em 35% a frota
Dono do recorde de terceira cidade com o pior trânsito do mundo, de acordo com o levantamento da empresa holandesa de tecnologia de transporte TomTom, o Rio de Janeiro dará o primeiro passo em direção à mudança neste sábado (3). Orquestrado pela Prefeitura do Rio a fim de melhor organizar o trânsito na cidade, o projeto de racionalização da frota de ônibus da Zona Sul implementará mudanças no eixo Copacabana-Leblon até a próxima segunda (5). Entre as modificações estão previstas a extinção de 11 linhas e a criação de outras cinco.
+ Rio é a 3ª cidade do mundo onde se perde mais tempo no trânsito
O próximo trecho a passar pelo processo será Jardim Botânico-Botafogo, entre janeiro e abril de 2016. O estudo envolveu 124 linhas e ficou estabelecido que, até 2016, 16 novas linhas serão criadas, 41 terão trajetos modificados, 13 serão mantidas e outras 70 serão extintas. O objetivo da Secretaria Municipal de Transportes é reduzir em 35% a frota e acabar com a sobreposição de linhas que realizam o mesmo trajeto. Mas o projeto tem gerado reclamações entre os moradores do subúrbio e das Zonas Norte e Oeste, que veem na medida uma forma de dificultar o acesso à Zona Sul.
Linhas Extintas:
305 – Rodoviária x Barra da Tijuca (via Túnel Rebouças)
314 – Central x Barra da Tijuca (via Copacabana/Av. das Américas)
318 – Barra Sul x Castelo.
332 – Alvorada x Castelo (via Av. Lucio Costa)
360 – Carioca x Recreio dos Bandeirantes
382 – Carioca x Piabas (via Av. Benvindo de Novaes)
501 – Barra da Tijuca x Gávea (via Av. das Américas) – Circular
+ Em obras até 2017, Avenida Brasil vira dor de cabeça para os cariocas
502 – Recreio x Gávea (via Av. das Américas) – Circular
504 – Piabas x Gávea (via Av. Benvindo de Novaes)
505 – Recreio dos Bandeirantes x Gávea – Circular
535 – Alvorada x Leme (via Av. Niemeyer/Copacabana)
Reforço da frota
361 (Recreio dos Bandeirantes-Carioca – via Linha Amarela) – terá a frota dobrada para atender à demanda de passageiros.