É grátis! Super Sábado no MAM Rio recebe show da cantora Letrux
Agenda 0800 traz ainda o Festival Amazônico do Museu do Pontal, com Fafá de Belém e outras atrações, a Roda de Ska, peças de teatro e muito samba

À Vinhad’alhos
A peça do Coletivo Sem Órgãos, escrita e dirigida por Rodrigo de Todos os Santos, se passa durante a pandemia de Covid-19. Três irmãos sofrem a perda da mãe e, impedidos de realizar os ritos fúnebres, decidem prestar uma última homenagem a ela, na casa onde viveram na infância e adolescência. O imóvel não tem documentação, o que faz com que eles tenham que decidir o que fazer com a herança. Em meio a isso, conflitos antigos vêm à tona, em um passeio pelo universo de uma típica família negra e suburbana.
Teatro Correios Léa Garcia. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro. Qui. a sáb., 19h. Grátis. Ingressos pelo Rio Cultura. Até 26 de abril.
Alvoroço Feira Livre
A feira mensal reúne expositores de diversas regiões da cidade, com opções de arte, design, artesanato, garimpos de vestuário e objetos, entre outras novidades, com trabalhos autorais e produtos sustentáveis. Além disso, acontece a segunda edição da Reativação da Exposição Bab_ado, com a intervenção Vestível, da artista multimídia Claudia Hersz, uma obra que discute raça e gênero.
Queerioca, Travessa do Comércio, 16, Centro. Sáb. (12), 11h/17h. Grátis.
CCBB na Roda
Em sua segunda edição, o evento tem como atração o Samba do Xoxó, formado por músicos das comunidades da Mangueira, Vila Isabel e Rocinha. Na abertura e nos intervalos, o DJ Bryan AVS comanda o som.
Praça do Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, Centro. Sáb. (12), 14h/18h. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB.
Choro da Gávea
Programado para sábado passado e adiado por causa da chuva, o evento acontece nesta semana. No mês de aniversário de Pixinguinha, principal expoente do choro, o festival reúne um timaço de “chorões”: se apresentam por lá Luciana Rabello, Maurício Carrilho, Pedro Amorim, Fernando Leitzke, Eduardo Neves, Marcus Thadeu, Paulino Dias, Pedro Miranda, Rui Alvim e Paulo Aragão.
Praça Santos Dumont, Gávea. Sáb. (12), 17h. Grátis.
Circuito Interno Bhering
Mais um evento que aconteceria na semana passada e foi adiado por conta da previsão de chuva. O evento mensal reúne artes visuais, música, moda e gastronomia. Entre as atrações, estão André Aragão e trio, tocando MPB, e o Samba na Chaminé.
Rua Orestes, 26, Santo Cristo. Sáb. (12), 10h/19h. Grátis.
Festival Amazônico do Museu do Pontal
Dedicado à cultura amazônica, o evento terá, entre outras atrações, shows de artistas da região. Neste sábado (12), se apresentam por lá a amazonense Djuena Tikuna, uma das maiores referências da música indígena no país, que terá como convidada a paraense Aíla, cantora que é também uma das curadoras do festival (às 16h30); Mestra Bigica e o grupo de carimbó Aturiá, com participação de Naieme, paraense de raiz marajoara indígena e quilombola (às 17h30); e Fafá de Belém, em show que celebra as guitarradas do Pará e tem na banda o Mestre Manoel Cordeiro (às 19h). Já no domingo (13), sobem ao palco Mestre Solano e Noites do Norte (às 17h), e Mestre Damasceno, um dos autores do samba-enredo da Grande Rio no Carnaval deste ano, Pororocas Parawaras: As Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós (18h).
Museu do Pontal. Avenida Célia Ribeiro da Silva Mendes, 3300, Barra. Sáb. (12), 16h30. Dom. (13), 17h. Grátis.
O Fuxico
Comandado por Lili Valentin, o evento aporta em Ipanema com shows, gastronomia, moda, artesanato, oficinas e atividades infantis.
Praça Nossa Senhora da Paz, Ipanema. Sáb. (12) e dom. (13), 12h/20h. Grátis.
ID:Rio
Em sua quarta edição, o evento traz desfiles autorais e colaborativos, palestras, mostra gastronômica e uma feira de moda e design. A edição pocket do ID:Rio Fashion Fair conta com vinte marcas e designers locais, com produtos autorais e sustentáveis. Veja a programação e horários no Instagram do evento.
Palácio de Cristal. Rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro, em Petrópolis. Sex. (11) a dom. (13), 14h/20h. Grátis.
Império Serrano Canta Dona Ivone Lara
Em comemoração ao Dia da Mulher Sambista, celebrado no aniversário de Dona Ivone Lara, a Verde e Branca de Madureira homenageia sua mais famosa compositora. O evento conta com a roda de samba Moça Prosa, formada só por mulheres.
Avenida Ministro Edgard Romero, 114, Madureira. Dom. (13), 13h/21h. Grátis. Ingressos pelo Sympla.
Jazz no Bar
O baterista Guga Pellicciotti comanda o evento, contando com Vitor Barros na guitarra e Fábio Brasil no baixo, além de muitas canjas. A abertura é com o DJ Jahmiliano.
Bar do Nanam. Rua Imperatriz Leopoldina, 55, Centro. Sex. (11), 19h. Grátis.
O Mercado
Em sua primeira edição do ano, a feira, realizada por Clarissa Muniz e Je Muniz, conta com 64 expositores, entre acessórios, artes, moda, objetos de decoração e livros, além de flash tattoo e opções gastronômicas.
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Sáb. (12) e dom. (13), 11h/19h. Grátis.
Mestras do Macabro — As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo
Últimos dias da mostra, com curadoria de Beatriz Saldanha, que traz foco para os filmes de horror dirigidos por mulheres, que em geral recebem pouca atenção no mercado brasileiro. No sábado (12), acontece as sessões de Um Jantar Sangrento (1987), de Jackie Kong, às 16h; e Quando Chega a Escuridão (1987), de Kathryn Bigelow, às 18h. No domingo (13), é a vez de Grave (2016), de Julia Ducournau, às 16h. Programação completa e sinopses no site do CCBB.
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Cinema I. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Até segunda (14). Programação completa e sinopses no site do CCBB. Grátis. Ingressos disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou no site do CCBB.
Morte e Vida Severina
A Cia. Ensaio Aberto apresenta o musical, baseado no famoso livro de João Cabral de Melo Neto. Com 24 atores em cena, quatro músicos e trilha de Chico Buarque, o espetáculo fala sobre a fome, a seca, a vida e a morte. A direção é de Luiz Fernando Lobo e a direção musical, de Itamar Assiere.
Armazém da Utopia. Teatro Vianinha. Avenida Rodrigues Alves, s/nº, Armazém 6, Santo Cristo. Sex. a seg., 20h. Grátis. Ingressos pelo Sympla.
Mostra MacaBRo — Horror Brasileiro Contemporâneo: Parte 2
Com curadoria de Breno Lira Gomes e de cinema Carlos Primati, a mostra reúne filmes de terror brasileiros produzidos de 2015 até a atualidade. Entre os destaques do fim de semana, está a exibição da cópia restaurada de À Meia Noite Levarei Sua Alma (1964), clássico de José Mojica Marins (Zé do Caixão), neste sábado (12), às 17h20, seguida de debate com Paulo Sacramento, produtor e responsável pelo restauro do filme, e Carlos Primati, pesquisador e curador da mostra. A programação completa está no site da Caixa Cultural.
Caixa Cultural RJ — Unidade Passeio. Rua do Passeio, 38, Centro. Até 20 de abril. Programação completa no site da Caixa Cultural. Grátis. Distribuição de senhas 30 minutos antes de cada sessão.
Resenha Black Bom
Depois de duas edições de sucesso no ano passado, o baile volta ao CCBB, com um DJ tocando charme, hip hop e outros estilos da black music. O projeto surgiu na Pedra do Sal, em plena Pequena África, importante região da herança africana na cidade e no país.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sex. (11), 17h. Grátis. Ingressos pelo site do CCBB.
Roda de Ska
Formada por integrantes dos grupos Don Robalo, Los Benicios Faltosos e Jamelão Sound System, a roda passeia por clássicos do gênero e skas brasileiros, além de apresentar músicas de outros gêneros em versão ska – ritmo que é uma espécie de avô do reggae, tendo surgido na ilha na década de 1950. Nesta edição, a roda conta com a participação do cantor e músico canadense Chris Murray, líder da extinta banda King Apparatus.
Avenida Atlântica, QL05, Leme. Dom. (13), 16h30. Grátis.
Super Sábado Petrobras no MAM
No pocket-show intimista Alfabeto Sonoro (com voz, violão e piano), Letrux junta suas duas grandes paixões: música e literatura. Acompanhada pelo músico Thiago Vivas, seu namorado, ela interpreta canções que a inspiram e costura o espetáculo com poemas, próprios ou de outros autores. A programação inclui, ainda, uma microedição da Feira Tijuana de Arte Impressa, contação de histórias e uma edição da feira Junta Local.
Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Sáb. (12), 17h. Grátis.
Tobias Volkmann
Atração do projeto Sextas Instrumentais, o regente apresenta o Camæra Sinfomaniaca, conjunto de câmara formado por por 19 solistas virtuosos. O programa traz cinco obras, entre elas a Sinfonia de Câmara Op. 9, de Schoenberg, e o Prélude à l’Après-midi d’un Faune, de Debussy, com arranjo de Benno Sachs.
Espaço Cultural BNDES. Avenida República do Chile, 100, Centro. Sex. (11), 19h. Grátis. Ingressos pelo site do espaço.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui